Resenha " Nada Consta " de Danilo Japa Nuha


Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581303710
Ano: 2017
Páginas: 168


Sinopse: Este livro – romance, memórias, aventura mágica? – de Danilo “Japa” Nuha é um livro de ladrão, pulador de muros. É a história de um vendedor de livros e discos do Beco das Garrafas, em Copacabana, Rio de Janeiro, que começa a narrar sua vida a partir da infância, quando foi largado, ainda bebê, no boteco de um casal de japoneses em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e a partir daí não para mais. De jornaleiro e balconista de botequim no Mato Grosso do Sul a operário de fábrica e aspirante a bandido no Japão aos 16 anos; contrabandista em Bali; jornalista em Tokyo aos 25 e, finalmente, de volta ao Brasil, onde vive encontros surpreendentes junto a grandes artistas, como Milton Nascimento, João Donato, Paulo Moura, Roberto Carlos, Emílio Santiago, Criolo, Racionais MC´s, Hermeto Pascoal, Banksy e Almir Sater, entre outros. Ficção? Realidade? Só lendo para entender.


Nada Consta é o primeiro livro de Danilo Nuha que nos relata a trajetória de sua vida desde sua adoção por um casal de japoneses, o período que esteve no Japão como trabalhador e repórter até a sua volta definitiva para o Brasil. Um livro de suas memórias com direito a fotos comprovando as maluquices vividas neste mundo louco.
"De todas as fases que passei na vida, a maioria foi fruto direto de acasos. Somente dois ou três empregos que tive em trinta e poucos anos de rua foram propositais."
Danilo ainda bebê foi abandonado no balcão do Bar Boa Sorte em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. O bar pertencia a um casal japonês que o adotaram registrando-o como filho legítimo. Quando chegou ao dezesseis anos seu pai o intimou a trabalhar, mas Danilo queria estudar e sonhava em ser jornalista. Acaba viajando para o japão onde vai trabalhar como operário, contrabandista, traficante e depois como jornalista. 

Foi repórter em um jornal de emigrantes brasileiros e dentre várias matérias entrevistou o Milton Nascimento dando início ao começo da amizade que nutrem até hoje. Acabou sendo preso e ficando desempregado que o levou a voltar definitivamente para o Brasil.
"Uma das vantagens de viver à custa da própria sorte é a capacidade de dar a volta por cima, mesmo com os nocautes mais devastadores."
Em capítulos alternados acompanhamos Danilo que nos conta desde o trabalho duro e desumano no Japão somado ao contrabando de roupas e drogas em Bali até a sua chegada no Rio de Janeiro. 
"Desde pequeno me acostumei a viver todo o tipo de situações."
Foi morar em Copacabana e trabalhou como vendedor de livros e discos e para ele era o "único jeito de fazer música." Levava a vida entre o trabalho e a boêmia frequentando lugares como o Bip Bip, Adega Pérola, Bunda de Fora e tantos outros muito conhecido pelos moradores do circuito - Copacabana, Ipanema e Leblon.

Em suas noitadas é presenteado com inesperadas paqueras e encontros com mulheres as mais inusitadas além de conhecer pessoas famosas ligadas a música brasileira como Roberto Carlos, João Donato, Xico Sá, Criolo, Milton Nascimento e muitos outros. 
Danilo é uma pessoa que passou por poucas e boas, mas nunca se sentiu derrotado. Seguiu em  frente sempre otimista e lutando para conseguir uma futuro melhor apear de levar "uma vida dedicada à noite, aos bares, à clandestinidade durante um certo período, à transgressão e à música."

Fotos Geração Editorial

Uma capa bem original e criativa que ilustra fielmente o que retrata o livro com folhas brancas somada a uma boa diagramação. Uma boa leitura com uma história interessante que vale a pena conhecer.



Este livro foi cedido em parceria pela Geração Editorial

3 comentários

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...