# Resenha do livro "Mil dias em Veneza" de Marlena de Biasi #



Sinopse : Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica - o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade. Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos. Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista. Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o "estranho", como costumava chamar Fernando. Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados. À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa. Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.


 
Mil dias em Veneza
Autora: Marlena de Blasi.
Tradução: Fernanda Abreu.
Páginas: 240.
Ano de Edição: 2010
Editora: Sextante.


- Comecei a seguir você, mas parei porque não tinha a menor ideia do que faria se ficássemos cara a cara. Quer dizer, o que eu poderia lhe dizer? Como poderia dar um jeito de conversar com você? Então deixei você ir. É a minha especialidade, sabe, deixar as coisas passarem. Procurei você no dia seguinte e no outro também, mas sabia que você tinha ido embora. Se ao menos a tivesse visto passeando sozinha em algum lugar, poderia abordá-la, então guardei sua imagem na lembrança. Durante todos esses meses tentei imaginar quem você era e de onde vinha. Queria ouvir a sua voz. Senti muito ciúme do homem que estava ao seu lado - diz ele devagar. - Então, no outro dia, quando eu estava sentado lá no Vino Vino e você virou o corpo de modo que o seu perfil apareceu de leve por baixo do seu cabelo, percebi que era você. A mulher do casaco branco. Então eu estava esperando por você, entende? De certa forma estava amando você desde aquela tarde na piazza.” 


A primeira coisa que me atraiu no livro foi ser uma história passada em Veneza. Nele conhecemos uma Veneza que não se atém só a Praça São Marcos e gôndolas. Marlena nos apresenta a verdadeira Veneza de uma forma deliciosa. 

A segunda é por ser uma história de amor de pessoas maduras, que é muito diferente dos amores jovens e que muita gente nem acredita que exista. Além de ser uma amor maduro é entre duas pessoas muito diferentes. Mas o amor que surge entre eles é tão forte e sincero que consegue superar todas as diferenças e dificuldades.

Conforme vamos lendo, vamos conhecendo mais sobre Veneza e testemunhando como vão vencendo suas diferenças. É uma leitura leve, gostosa e não temos nenhuma pressa em chegar ao final.

A pior parte do livro é quando lemos sobre a culinária, quando Marlena descreve as receitas, os produtos que usa. Cada vez que isso acontece o estômago clama por atenção. Para nos compensar, no final do livro encontramos algumas das receitas que ela faz para Fernando. 




*Resenha da Colaboradora*


7 comentários

  1. olá!!! adoro os livros que vocês resenham aqui, sempre me chamam a atenção e eu vou anotando e estou com uma super lista aqui, hehehe
    gostei muito dessa resenha, fiquei interessada por ser um amor maduro, diferente do que estou acostumada a ler, gostei muito mesmo.

    beijos
    Magia Literária
    http://lara-duarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Marlena é minha "ídola": ela conseguiu não só passar mil dias em Veneza como também outros mais na Toscana! Deus conserve!! XD

    Esse livro é fantástico, e as descrições que a autora nos dá de Veneza e da culinária são de nos levar às lágrimas - pelo menos a mim, que sou apaixonada pela Cidade das Máscaras!...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! O livro parece ter uma história interessante e ainda mais descobrindo o amor de dois 'jovens' por terras estranhas 'a gastronomia' e ainda por cima sendo comentada por minha amiga Luci.

    Excelente e sem palavras.

    ResponderExcluir
  4. Luccci,

    parabéns pela resenha, você foi muito obejtiva e já ao ponto falando do que te agradou e não agradou no livro, com uma linguaguem super facil e direta.

    Espero muito mais sucesso pra você no blog e sempre que postar alguma coisa, pode me avisar que eu passo para ler e comentar!


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro flor, mas fiquei interessada nesse romance maduro.
    Adoro seus comentários, vc sabe né?
    bjks

    ResponderExcluir
  6. parece ser muito bom esse livro! acredita que nunca li um livro que falasse de um romance entre pessoas maduras? deve ser sensacional saber como é o amor entre pessoas assim!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...