# ESPECIAL JANE AUSTEN - 3ª PARTE #





E quando o livro vira filme?





Faz muito pouco tempo que eu comecei a minha vida com os filmes, tirando os da Seção da Tarde nas férias de Julho e Janeiro eu raramente assistia muitos filmes, na minha casa não tinha video cassete e cinema nem em sonho porque a minha religião proíbe (eu juro que é verdade não é  piada)
Mas, por motivos que eu ignoro, afinal meu pai detesta assistir filme, um belo dia  ele adquiriu a tecnologia do DVD (eu desconfio que foi para poder dizer com enfase: "Pra que você quer ir ao cinema?, mas isso já é mania de perseguição), eu me tornei uma pessoa digitalizada e assalariada, esses elementos  mudaram minha vida em relação aos filmes \o/.
 
A internet coloca o mundo aos nossos pés ou melhor olhos, o DVD possibilita ver em casa o que já saiu no cinema e o salário, essa coisa maravilhosa, é o céu... Com ele eu descobri o cinema!!! Táh o pastor continua dizendo que é pecado (isso não é brincadeira), mas já dizia Terry Pratchett:

"O salário do pecado é a morte, mas a remuneração da virtude também. E o mal pelo menos vai mais cedo para casa às sextas-feiras."
(Terry Pratchett, Quando as bruxas viajam, palavras de Tia Ogg)
Táh eu sei que alguns amigos meus vão amar essa citação, mas eu acho que exagerei um pouco com ela, não é pra tanto, não teve graça!!! Porém depois que eu fui ao cinema morta de medo de cair fogo do céu e me consumir junto com a sala toda (a parte do fogo é piada) descobri que o cinema é maravilhoso! Eu adoro, é lindo... é arte e não tem como ser pecado.
Descobrir também que quando o livro vira filme nem sempre é uma experiência feliz... O filme é sempre diferente do livro, o texto de um roteiro não é o texto de um romance... O filme tem uma forma de contar as histórias muito diferente da forma de um livro...
 
O livro é essencialmente você, suas experiências e o autor e as experiências que ele quer contar. O filme é você, suas experiências, as experiências do roteirista, direção de arte, diretor, atores... o diabo a quatro e todo o povo junto... É muita estática... Dificilmente uma adaptação vai ser fiel 100%.
Claro existem adaptações felizes, muitooo felizes e infelizes e muitooo infelizes... As adaptações dos livros de Jane Auste que eu vi até aqui, todas gestadas na última década do século XX, foram felizes... Eu amei Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, embora goste mais da adaptação de O & P,  também amei a da Abadia de Northanger, achei super fofo!

Algumas adaptações não tenho coragem de ver, o filme O amante de Marguerite Duras é um exemplo, porque morro de medo dO amante do filme não corresponder ao do livro que li tantas vezes entre os 15 e os 18. Outras eu não tenho a minima curiosidade como a de Insustentável Leveza do ser de Milan Kundera, nunca vi ninguém elogiar o filme e li que o próprio autor não gostou... #Trágico
No último post como associei algumas imagens do filme a resenha do livro Razão e Sensibilidade as pessoas esboçaram seu contentamento ou descontentamento em relação ao momento em que o livro virou filme, foram opiniões tão legais que decidir seguir esse rumo nesse post.



Especial postado no Em Quantos
(adaptado)

10 comentários

  1. Adorei aqui seu bloguinho! Olha, eu ainda não li nada da Jane...mas quero muito! EU prefiro o livro do que o filme...justamente pela riqueza de detalhes! Eu sou louca por leitura,né? kk
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que lindo isso, hein!?

    Que bom que você se libertou para ir ao cinema, eu amo! Vou sozinha na maioria das vezes (99,9%). E sobre o pecado... o mundo é feito de conceitos. Cada um interpreta como bem entende cada coisa e briga com os outros para provar que sua visão é a certa.

    Isso tudo me deixa exausta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Malú, ficar tentando provar ao outro que ele está errado e nós certos as vezes é uma chatice, ninguém vai a lugar nenhum e o dialogo vira uma briga!!!

      Excluir
  3. SE EU PUDESSE DEFINIR COM PALAVRAS O
    SIGNIFICADO ESPECIAL QUE VC TEM NÁ MINHA VIDA.
    Não CONSEGUIRIA. MAS TENHO CERTEZA QUE DIZENDO SOMENTE.
    OBRIGADO POR VC EXISTIR, VC JA ENTENDERIA.
    É maravilhoso ter vc comigo !
    SEu carinho e sua amizade me faz muito bem.
    Muitas bençãos e vitórias para você nesse final de semana.
    Que Deus te ilumine hoje e sempre.
    A Viagem te espera de braços abertos
    embarque comigo rumo ao horizonte azul.
    Beijos no coração.
    Evanir...
    Amo cinema mais ultimamente estou sem ver um filme a muito tempo
    eu gosto e meu marido vai comigo e dorme rr.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora!
    Você sabe que eu amo o filme "Orgulho e Preconceito", não é?
    Ontem mesmo estava comentando com outra amiga que deve ser muito difícil para o escritor vender os direitos de sua obra para o cinema, é "um tiro no escuro", qualquer coisa pode acontecer com o filhote (livro) dele!
    Mas quando a adaptação dá certo...ah que magia!
    Beijos...Elis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, quando a adaptação da certo, é magia pura Elis!!!

      Excluir
  5. também adoro cinema! prefiro ler o livro antes de ver o filme e com certeza nem sempre é igual!

    ResponderExcluir
  6. Não vou comentar sobre sua amiga Jane Austen Jaci (kkkkkk), mas sim sobre o fato do livro virar filme. De fato os filmes nunca conseguem passar as emoçoes que um livros nos proporciona né? Sem falar que as adaptações muitas vezes estragam o livro, por exemplo HP! O livro é tão mais legal que os filmes da Warner...... Porém, raramente acontece do filme superar o livro, exemplo, meu amado "Drácula de Bram Stoker". Eu amo o livro e adorei a versão do cinema!!!!


    Bjs, Mi

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...