Resenha do livro " O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte "


Autor: Emily Bronté´ 
Capa edição ano 2009
Editora: Leya/ Lua de Papel
Número de Páginas: 292

Sinopse 
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.




"Certo é que ali em cima sopra um ar puro e salubre em qualquer estação. A força com que o vento norte passa por aquele cimo é provada pela excessiva inclinação de alguns enfezados abetos plantados num extremo da casa e por uma aléia de magros espinheiros, que estendem os galhos de um lado só, como se implorassem uma esmola de sol. Felizmente o arquiteto teve o cuidado de fazer uma construção sólida. As janelas estreitas estão profundamente cravadas na parede e as esquinas protegidas por largas pedras salientes."   (BRONTE: 1982, pg. 8)


Sempre acho difícil falar sobre esse livro, mas não é difícil dizer que Emily Bronte é brilhante, com sua escrita solida, ela conta uma história densa e complexa cheia de violência, paixão e tragédia com uma carga emocional enorme que chega a assustar, mas que não esquece de cativar quem ler, ou pelo menos a mim cativou.

É um livro que suga o leitor para dentro de si, um livro que das duas vezes que li me tirou do calor do sol e me jogou dentro de uma charneca, no meio do vento, do inverno e do inferno emocional que é a vida de alguns personagens da história desse livro.

Em minha opinião é uma história sem heróis e sem vilões, ou onde o vilão é o herói, sei lá, no meio do texto me pego totalmente condoída pela dor de um homem cruel e sanguinolento como Heathcliff e torcendo para ver o fleumático Linton indo para o inferno, embora também sinta muita pena dele... Meu Deus, a pena é o sentimento mais triste que alguém pode sentir... Sinto pena de Linton e compaixão por Heathcliff e me sinto perdida, enquanto penso onde deixei minha moralidade cristã rsrsrs!!!

Mas, por mais cruel que Heathcliff seja, a mim ele parece eternamente um menino roubado e um homem perdido e isso sempre me deixa triste, não consigo ficar indiferente as dores dele, mesmo achando que ele de coitadinho não tem nada, sendo eu Nely faria o impossível para ajuda-lo e protege-lo até o limite de minha força, acho sempre imperdoável a forma como ela não se liga a ele, mesmo tendo visto ele crescer, tendo cuidado dele durante uma doença. Como alguém pode ser tão indiferente a uma pessoas que ela viu crescer? Se fosse um desconhecido acho que a atitude dela seria facilmente justificada, mas em se tratando de alguém que deveria ser tão próximo penso que ela era uma mulher fria...

Já Catharina, "fala sério!", ela não é poço de virtude, está longe de uma heroína romântica “pálida e pálida, amorosa e mole”, a mulher é o cão, um gênio ruim capaz de atormentar qualquer um, mas ao qual eu também não consigo ficar indiferente. Como poderia ficar indiferente a alguém tão fiel a seus afetos ao ponto de ser capaz de morrer de amor?!?!?!

De resto, a história não tem muito lirismo romântico e, na minha opinião na especializada, trata-se de um conto um tanto sombrio, complexo, triste, mas que se completa com um final feliz onde um casal, politicamente correto, descobre o lado menos lodoso e sombrio da charneca... aos personagens de moral mais duvidosa resta a morte, o que me lembra que afinal de contas "a única conclusão é morrer"!

Referência:
BRONTE, Emily. O morro dos ventos uivantes. São Paulo: Abril, 1982.
P.S.: Pensei que essa postagem fosse de rosca, já faz mais de dois meses que ela está escrita, havia me esquecido dela, mas fatores externos me trouxeram ela a memória... e lá vai... como não sou especialista em literatura, deixo apenas minha impressão sobre as obras que gosto...  

Confira um teaser trailer da nova adaptação cinematográfica de O Morro dos Ventos Uivantes, romance de Emily Brontë. Dirigido pela premiada diretora britânica Andrea Arnold (Fish Tank, Red Road), o filme vem de uma bem elogiada carreira em festivais como Veneza e Toronto.



*Postagem da Colaboradora *




Tirado de  Uma Pandora e sua caixa 
Capa, sinopse e vídeo acrescentados neste post.

7 comentários

  1. Caraca estou louca para ver esse filme no cinema...

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser bom, qdo terminar a faculdade vou ler 9tenho aqui em cas mas nuna tive coragem de ler)

    ResponderExcluir
  3. Acho que já li umas 3 vezes esse romance sem nunca ainda ter visto alguma versão para o cinema. Das 3 vezes fui arrebatada para as charnecas tbm. "...por mais cruel que Heathcliff seja, a mim ele parece eternamente um menino roubado e um homem perdido e isso sempre me deixa triste, não consigo ficar indiferente as dores dele," idem!!! Não consigo não amar Heathcliff apesar de sua fúria, que para mim parece tão compreensiva. Ah, já me deu vontade de ler o livro de novo! No final, para mim, eles, Heathcliff e Cathe, ficam juntos como um final feliz fora do comum. É além túmulo! Mostrando de fato que o amor e mais forte que a morte. Estou até arrepiada rs... Mas é isso! Emily Bronté está ao lado de Jane Austen entre meus escritores preferidos.
    Beijinho...

    ResponderExcluir
  4. Ah eu não posso deixar de comentar nesta postagem. Este é meu segundo livro favorito, só perdendo para A Menina que Roubava Livros. A história de O Morro é sensacional, já li três vezes e assisti ao filme umas 5 vezes, mas não canso nunca acho perfeito demais. èna que a capa do meu exemplar é esta mais moderninha, eu quero é essa antiga aí da imagem de vcs!!!!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  5. não li esse livro mas vi o filme, gostei bastante, achei bem legal a história de Heathcliff!

    ResponderExcluir
  6. Este livro tem todo o direito de ser um classico na literatura,ele é lindo!

    ResponderExcluir
  7. Um dos meus prediletos, O Morro dos Ventos Uivantes.
    Recebeu várias adaptações para o cinema.
    O amor entre Heathcliff e Catherine,foi tumultuado desde o começo e Hindley,irmão de Catherine sentia inveja de Heathcliff, porque achava que o pai o amava mais.
    Catherine casa com Edgar Linton, Heathcliff desesperado por ter perdido seu amor decide ir embora do Morro dos Ventos Uivantes e, quando retorna, está rico, e muitos acontecimentos ainda vão cruzar seus destinos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...