# Resenha " Água para Elefantes " - Livro e Filme #



"Água para Elefantes "
Livro e Filme


Autor: SARA GRUEN
Ano de Lançamento: 2007
Número de Páginas: 336 páginas
Editora: Sextante
Tradutor: Anna Olga de Barros Barreto

Nova Edição
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 272

Sinopse: “Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.”



O livro ganhou uma nova edição por conta do lançamento do filme, porém eu o li em 2009, quando o comprei na Bienal do Livro daquele ano. Aliás essa capa é do lançamento e que se encontra esgotado. Na nova edição a capa traz a foto dos protagonistas do filme, o que não me agrada. Primeiro porque a primeira capa é mais bonita e segundo porque não gosto das capas que trazem fotos dos personagens nos filmes.


Sobre o livro, adorei! Uma história bem escrita e envolvente. A história se passa em 1930, época da Grande Depressão. É contada na primeira pessoa e mistura presente e passado, algo que gosto muito quando é bem feito, e nesse é. Impossível não se emocionar com a história que me despertou diversos sentimentos.

O filme assisti há poucas semana e muito me decepcionou, a começar pela escolha dos atores principais. Penso se as pessoas que fazem essa escolha lêem o livro para poder acertar nas suas opções. Reese Witherspoon e Robert Pattinson, para mim, não têm nada a ver com os personagens do livro. Penso que a escolha dele foi, principalmente, para atrair fãs de Crepúsculo e conseguiram seu objetivo, todas o acham lindo, e eu fico procurando por essa beleza. Reese não tem a presença marcante de Marlene, deixa muito a desejar. Por fim, é aquele casal que não tem liga, os atores não combinam, não há química.

Não gosto de comparar filme e livro porque são duas linguagens diferentes, mas acho que o roteirista pecou omitindo alguns acontecimentos.

Vale a pena a leitura! Já o filme, só mesmo se sentir muita vontade ;)


Postagem da colaboradora 

15 comentários

  1. Esse é um dos muitos livros que ainda não li e por isso não me permito assistir aos filmes, rsrs. Tenho muita curiosidade sobre a obra da Sara Gruen, muitos falam bem dela, e, vamos combinar, a primeira capa é bem mais bonita que a com os atores do filme.

    ResponderExcluir
  2. a capa original realmente é mais bonita!
    tbm não gosto de capas de livro com personagens de filmes :S

    ResponderExcluir
  3. Deve ser um livro adorável.
    Um beijo
    Karin Montone

    ResponderExcluir
  4. Bem legal a sua resenha.
    As capas são bem bonitas, mas a original tem um "que" de mistério.
    Eu vi o filme e gostei, o livro está na minha fila de leitura :)
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Oi Luci!

    Eu gostei muito do filme e da nova capa do livro, mas gosto é gosto, não é?
    Além disso sou suspeita para falar pois adoro o Robert Pattinson :)

    Porém eu não li o livro, talvez se tivesse lido houvesse me decepcionado com o filme pois as adaptações cinematográficas geralmente deixam a desejar...

    Beijinhos...Elis Culceag.

    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  6. Eu decidi que nunca mais veria um filme baseado num livro, se primeiro eu lesse o livro. Isso sempre estraga. O que gosto em harry Potter é que nenhum dos livros (na época que eu comprava) começou a vir com a cara do Daniel Radcliff. É legal ter a liberdade de imaginar os personagens e as situações. Ah chefinhas, recebi o livro e adorei o brinde. Espelho é sempre bom. Agora tenho um em cada bolsa rss.

    ResponderExcluir
  7. Elis, talvez seja isso sim, porque quando lemos primeiro idealizamos os personagens, mas não deixe de ler.

    ResponderExcluir
  8. Luciano, foi o primeiro livro dela que li, mas quero ler outros.

    ResponderExcluir
  9. Oi Luci...
    Ainda não li o livro, mas senti isso que você falou, que a Reese e o Robert não tem liga...
    Isso foi marcante... srsr
    Agora a respeito de compara filme e livro ... acho que pode sim,... mas você tem que comparar apenas a adaptação e não o filme em si...
    pois a adaptação ser boa, e o filme ser bom, são coisas distintas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu também gosto de narrativas que misturam presente e passado de forma não linear, é complicado de fazer, eu imagino, mas da um charme a história. Ainda não li Água para elefante, mas confesso que rolou da minha parte um preconceito com o livro devido ao que foi falado sobre o filme... Mas, depois de ouvir sua opinião Luci fiquei até com vontade de ler.

    Não posso ver ninguém falando bem deu um livro que já quero ler!!! #Fato

    ResponderExcluir
  11. M. Suhet, concordo com você, tanto o filme como o livro podem ser bons. Um exemplo disso para mim é o Caçador de Pipas.

    abçs

    ResponderExcluir
  12. Own... Águas para Elefante é um livro, para mim, PERFEITO!!!
    Esse não pode faltar na minha coleção...
    A capa original, sm ser a do filme, é muito linda, simples mas com tudo a ver...

    Beijos, Lucas do ESCONDIDOS NO LIVRO
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Quando surgiu o filme eu não tive vontade de ver, talvez por isso não tenha ficado TÂO interessada pelo livro. Quando ganhei uma promoção e ele estava no meio dos livros, acabei pegando para ler e que alegria. Adorei a história envolvente que larguei só no último ponto final. Mas o filme até hoje não vi.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ler o Água para Elefantes a poucos dias, por enquanto estou amando a história. Mas fiquei chateada por não encontrar a edição anterior a essa lançada com a capa do filme. Até acho a capa bonita, mas gosto de livro com capa de livro, de filme é pra dvd.

    Além do que essa edição de agora têm menos páginas e deletaram os desenhos da edição anterior :(

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro já faz um bom tempo. Depois que li é que vim a assistir ao filme e gostei muito também. Certo que o filme tornou tudo mais emocionante, mas o livro conta certas passagens em detalhes que o filme não apresenta. Gostei da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...