Resenha do livro " O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint- Exupéry


Confesso que tenho vários Personagens Favoritos, mas quis escolher um que realmente pudesse selecionar como o Favorito dos Favoritos.

 
Sinopse

Livro de criança? Com certeza!

Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.

O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos.  
Reaparece a lembrança de questionamentos,  desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. 

Voltam ao coração escondidas recordaçoes.O reencontro,o homem-menino.
 
Editora : AGIR
Número de páginas: 98





Depois de muito pensar e analisar escolhi como “Meu Personagem Favorito o “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry que surgiu em 1943 através de um livro infantil que li pela primeira vez na minha adolescência. 

Já o li diversas vezes e a cada leitura me ensina uma coisa nova e me encanta mais. Além de agradar as crianças, ele também tem a incrível capacidade de fazer os adultos retornarem à infância, relembrando coisas simples, mas importantes, que deixamos de lado quando crescemos.


Com certeza uma grande maioria já conhece a história do Pequeno Príncipe com seus vários personagens onde todos eles têm algum ensinamento - bom ou mau - a repassar ao pequeno príncipe, assim como ele tem lições a ensinar a cada um desses. (vejam no site oficial aqui)

Este livro além de ter sido traduzido em vários idiomas, inspirou peças, músicas e filmes. Cito aqui um filme musical – “Little Prince”- produzido pela Paramount Pictures em 1974, dirigido por Stanley Donen. Apesar de ser um pouco antigo, vale a pena ver. É bonito e para quem já leu o livro ver o filme é só emoção. 
Os destaques do filme ficam por conta da presença, sempre marcante, do comediante Gene Wilder, que faz o papel da raposa tão enigmática quanto o seu personagem Willy Wonka; da dança muito bem coreografada de Bob Fosse como a Cobra. 

As canções de Alan Jay Lerner e Frederick Loewe dão um toque mágico ao filme e conseguiram uma indicação ao Oscar com “Little Prince”.


Ressalto dois momentos marcantes do Meu Personagem Favorito :
- O encontro do Pequeno Príncipe com a Raposa onde surge uma frase que ficará marcada para sempre. "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". A Raposa ensinou isso ao Pequeno Príncipe quando ele teve que partir.
- Como cada um interpreta de uma forma única conforme seus sentimentos aplicando a regra que a raposa disse ao príncipe: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". Durante a leitura temos momentos que ficamos pensativos e outros não podemos deixar de rir. 

Esse pequeno trecho do livro "O Pequeno Príncipe" me toca de uma forma muito significativa,e mais ainda quando somada as cenas do filme, pois leva a refletir nas nossas relações de amizade, de afeto, a quem nós amamos, a nossa família.
Paramos para pensar em nossos amigos, sejam reais ou virtuais e em tudo que fizeram e trouxeram de bom e precioso para a nossa vida. Nós somos responsáveis em cativar e manter essas amizades e temos que agradecer a Deus por existirem em nossas vidas. 
Da mesma forma que o Pequeno Príncipe cuidava de sua rosa, devemos cuidar bem das nossas rosas. Vamos cuidar bem de nosso jardim, pois existe uma que seu perfume é tão especial e tão único que só sentimos quando temos o amor no coração.

Pesquisando sobre a obra do Pequeno Príncipe vamos encontrar um mundo de  histórias em quadrinhos, novas edições como "O Amor do Pequeno Príncipe", que reune várias cartas inéditas do autor. (Vejam detalhes clicando no título)


Este vídeo  ostra o encontro do Pequeno Príncipe com a Raposa , uma das partes que  mais gostei e citadas nesta resenha.





Visite o site da Editora AGIR e saiba com mais detalhes sobre a obra de


Avaliação 5 livrinhos

8 comentários

  1. Oi!
    Adorei o post, até por quê já li, e assisti O Pequeno príncipe e amei!
    Sou super fã das frases e lições que podemos tirar durante a história!
    Parabéns. Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Minha mae tinha esse livro, e me lembro de ter tentado inumeras vezes ler, mas como era criança, jamais compreendi exatamente seu significado. Talvez seja bom ler novamente para conhecer toda a emoção que esse livro possui!

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fará bem em relê-lo agora. Um clássico eterno.
      Não recomendo para crianças. À primeira vez que o li, já adulta, quase desisti...

      Excluir
  3. Este é um dos meus livros preferidos também. E embora eu goste muito do encontro dele com a raposa, fica muito difícil escolher um trecho. Pois, o livro e todo muito tocante.

    ResponderExcluir
  4. Eu jurava que tinha comentado essa resenha!!! Vi agora que mesmo com os sorteios dos livros, ela fica entre os posts mais lidos!!! Todo mundo ama o Pequeno Príncipe é muito difícil não se encantar com esse pequenino de coração puro e aberto para o amor!!!

    Até eu que já trolei descaradamente ele e sua amiga raposa sou apaixonada por essa história!!!

    ResponderExcluir
  5. O que falar desse livro? Ele ótimo já reli e sempre leio as partes que gosto, a frase mais bonita pra mim é "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

    bjos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse livro. A simplicidade das coisas são tão bem mostradas que toca o coração de qualquer pessoa. Antoine de Saint- Exupéry estava em estado de graça quando escreveu esse livro, porque senão, não encontraria forma mais linda de expor de maneira simples o sentimento mais elevado. O amor.

    ResponderExcluir
  7. O Pequeno Príncipe,por ter sido o primeiro livro que ganhei e foi quando me apaixonei pelo mundo da literatura. A partir do momento que li tomei gosto pela coisa, e virei Bibliotecária para ficar mais perto ainda dos livros e também, ajudar a despertar o interesse pela leitura em crianças,jovens e adultos. Auxiliando na disseminação da leitura com projetos,palestras,cursos...Quando pego um livro sinto uma conexão com os protagonistas,imagino a cena,o momento, tudo como se fosse um filme nessas horas a imaginação ganha asas e voa longe com certeza.No mundo da leitura torcemos pela mocinha ou mocinho,pelo final feliz,para o vilão se dar mal,aprendemos cultura,palavras,conhecemos países,lugares,objetos,história,geografia...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...