Cine Saleta apresenta Gandhi e Dalai Lama - filmes e livro by Luci Cardinelli

     

Gandhi e Dalai Lama - filmes e livro

Há algumas pessoas por quem tenho muita admiração e respeito. Duas delas são Gandhi e o Dalai Lama. O que me faz admirá-los é a luta pela justiça, com amor, paciência e sem violência.
Muitas pessoas olham meio de lado para essas pessoas por conta de suas religiões, porém acredito que mesmo que não comunguemos com suas crenças, sempre temos algo a aprender com eles. Aprendemos com exemplos, atitudes.

Recomendo os filmes que mostram sobre a vida deles.

Ben Kingsley encarnou o personagem de uma forma inacreditável

Existem diversos filmes que mostram a vida do Dalai Lama, porém o que mais gosto é Kundun.


E falando no Dalai Lama, aproveito para sugerir um livro dele : Ética para um novo milênio. Não se preocupe que não é um livro religioso e muito menos de auto-ajuda. Eu gostaria muito que todo o mundo lesse esse livro, viveríamos num mundo melhor.


"Quanto mais coisas vejo no mundo, mais claro fica para mim que, sejamos ricos ou pobres, instruídos ou não, todos desejamos ser felizes e evitar os sofrimentos.
Constato que, de modo geral, as pessoas cuja conduta é eticamente positiva são mais felizes e satisfeitas do que aquelas que se descuidam da ética. Tentarei mostrar neste livro o que quero dizer com a expressão ´conduta ética positiva´.
Uma revolução se faz necessária, mas não uma revolução política, ou econômica, ou até mesmo tecnológica. O que proponho é uma revolução espiritual.
Ao pregar uma revolução espiritual, estaria eu afinal defendendo uma solução religiosa para nossos problemas? Não. Cheguei à conclusão de que não importa muito se uma pessoa tem ou não uma crença religiosa. Muito mais importante é que seja uma boa pessoa.
Estas declarações podem parecer estranhas, vindas de um personagem religioso. Porém, sou tibetano antes de ser Dalai-Lama, e sou humano antes de ser tibetano. Portanto, como ser humano tenho uma responsabilidade muito maior - uma responsabilidade que na verdade todos nós temos."

 Sua Santidade Dalai Lama

Um ótimo final de semana!
Paz e bem!


8 comentários

  1. Dalai Lama não é uma pessoa comum. Pelas experiências e bagagem espiritual, consegue enxergar onde ainda vemos a escuridão.
    Um lindo post.
    Que bom gosto e sensibilidade!
    Gde abraço, em divina amizade.

    ResponderExcluir
  2. Dalai Lama não é uma pessoa comum. Pelas experiências e bagagem espiritual, consegue enxergar onde ainda vemos a escuridão.
    Um lindo post.
    Que bom gosto e sensibilidade!
    Gde abraço, em divina amizade.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Sonia! Podíamos aprender um pouco mais com ele e sermos melhores. abraços

    ResponderExcluir
  4. Temos que nos espelhar nesses homens que mostraram ao mundo o que é amar sem pedir nada em troca, ter sempre um pensamento positivo, praticar a justiça e provando que não se consegue nada na base da violência.

    "Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente."

    Impossível não deixar um comentário nesta postagem.

    Muito bom Luci

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente estamos carentes de bons exemplos e temos que aprender e valorizá-los.

    beijo amiga!

    ResponderExcluir
  6. Achei sensacional a lembranças destas pérolas (destes filmes). Mas apenas farei o comentário a seguir. Duas frase que atribuem a Ghandi:
    "Deus não tem religião."

    "As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"
    Lembro que Ghandi enfrentou uma guerra religiosa para unificar a Índia, motivo pelo qual não há como entender os motivos de uma pessoa discriminá-lo por motivos religiosos, mas é muito difícil entender as pessoas.

    Mais uma vez parabenizo-a pela lembrança.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Marcelo! Deus disse que no final vai reunir todos os Seus filhos, não especificou nada, não é?

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Exemplos de homens, exemplos de vida, pena que a maioria das pessoas não se espelham nesses grandes exemplos!...

    "Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente." (Gandhi)

    Beijos! Adorei a Postagem!

    Vivian

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...