Resenha do livro "A arte da imperfeição" de Brené Brown - Editora Novo Conceito


A Arte da Imperfeição
Abandone a pessoa que você acha que deve ser e seja você mesmo  


Este livro é sobre como deixar de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditar que "Eu sou suficiente".

A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser.

A ideia de que só será feliz quem levar uma vida perfeita e ter um olhar perfeito sobre ela é muito discutida. Assim, acabamos sentindo vergonha de realizar algo no qual podemos fracassar.

E se eu não atender às expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo?

Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown ensina o leitor a lidar com a vergonha, aceitar seus defeitos e ser autêntico quando o assunto é viver bem e ser feliz.

 



Autores: Brené Brown
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2012 / Edição: 1
Número de páginas: 184
Área Principal: AUTOAJUDA 
Assuntos: COMPORTAMENTO


Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que
"Eu sou suficiente". 

A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos.

A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser.

Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados.

E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo?

Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.


Resenha:

Confesso que tenho um certo preconceito com livros de auto-ajuda. Não acredito em formulas mágicas para o sucesso, enriquecimento ou para uma vida melhor. 
Dito isso, antes de começar a ler o livro de Brené Brown, obriguei a mim mesma, a afastar qualquer pré-conceito. Busquei uma leitura sem opiniões formadas, ou julgamentos anteriores. E foi ótimo esse exercício, pois me permitiu entender melhor a proposta da autora. 
 Não, ela não veio para nos oferecer a solução de todos os nossos problemas, na verdade, através de uma escrita simples, mas não simplória, a autora expõe como ela se transformou a partir do que ela mesmo intitula “o grande colapso”. E, é essa proposta do livro, mostrar o caminho de Brené Brown rumo ao que ela denomina “Vida Plena”. 
 E ela faz isso, ilustrando cada um desses passos com casos vivenciados por ela, ou pessoas próximas. E, para mim, esse é o grande diferencial do livro.
Normalmente, a minha resistência aos livros de auto-ajuda é a grande dificuldade de me identificar com as passagens e experiências do autor.
Nesse livro, é impossível não se identificar, em muitos momentos, quase podia visualizar Brené Brown como uma velha amiga, relatando experiências tão similares às que vivemos no nosso dia-a-dia.
Alguns conceitos apresentados no livro,  chamaram muito a atenção:
Use o DIA – pra mim, depois da leitura do livro, esta frase virou  um certo mantra, mas, não o dia como palavra, mas como uma sigla que reúne três orientações básicas para que você possa encarar situações  diversas.
Uso da Coragem – adorei a  forma como ela desestrutura a palavra e a partir disso a reconstrói de maneira mais profunda. Não consigo mais utilizar a definição de coragem como antes da leitura desse livro.
Vergonha – alias, projeto de pesquisa da autora, anterior a esse livro e que foi o grande motivador, ou melhor dizendo, o start para que a mesma, enfrentasse o “grande colapso.”
Culpa, aqui me permito a transcrever um trecho do livro, pois o que ela fala sobre o assunto, casou perfeitamente com algumas experiências que estava vivendo no período:

“Vivemos em uma cultura de culpa, queremos saber de quem é a culpa e como o culpado vai pagar. Em nosso mundos pessoal, social e político, fazemos muito barulho e muitas acusações, mas raramente responsabilizamos quem deve ser responsabilizado. Como poderíamos? Estamos tão exaustos de tanto reclamar e vociferar que não sobra energia para elaborarmos proposições sensatas e impô-las,
Da política à economia, passando pela educação e por nossas casas penso que a disposição mental de raiva-culpa-cansado-e-ocupado-demais-para-fazer-algo é o motivo de estarmos tão carregados dessa raiva hipócrita e desprovida de compaixão. “
Pág. 39

Se fosse resumir esse livro em algumas poucas palavras, sem dúvida a primeira delas seria Aceitação, por que no final, é disso que se trata o livro: aceitar-se com todas as suas imperfeições e vulnerabilidades.

Uma leitura que recomendo, mesmo aqueles que tem resistência a livro de auto-ajuda, a estes aconselho a colocar seus pré-conceitos de lado, antes de começar.  Leia e use o DIA, foi bom pra mim, espero que também possa ser pra você.


Book Trailer 

 


 
 
Avaliado com 3 livrinhos 
 
 

36 comentários

  1. O livro é realmente interessante, e a resenha está ótima, mas sou suspeito em falar! :)

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, amiga!! Eu que não pensava em lê-lo, confesso que vou fazê-lo. Há alguns livros de auto-ajuda de onde conseguimos tirar algo, principalmente se temos a vivência do outro e não só apenas velhos conselhos e receitas.

    beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua avaliação do livro, Patrícia. Deu-me vontade de ler. Também não acredito que se aplique muito só pelo que lemos, há quem consiga, há quem nem absorva. Tudo é válido, mesmo que não o façamos, pelo menos temos a visão do que pode ser melhorado e quem é cabeça dura (como eu), se não apreende, pior pra si mesmo! rsrs
    Vou ler, com certeza. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Paty, tb não sou muito amante de livros de auto ajuda, mas lendo essa sua resenha me despertou uma vontade de conferir A arte da imperfeição. Parabéns pela resenha!

    Bjos

    Vivian

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã também de livros de auto ajuda não, já tentei ler um e nunca consegui terminar, pra mim tinha muita bobeira ali escrita. Mas com essa resenha confesso que fiquei com vontade de ler e conferir se ele é bom mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Tenho que admitir eu AMO livro de auto-ajuda não todos claro! Amo augusto cury por exemplo e não acho que seja uma bobeira mas bem...cada um tem a sua opinião.Quero muito o livro despertou bastante a minha curiosidade.Legal a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Adoro livros de auto-ajuda. Muitas vezes p/ mudarmos ou aceitarmos algo é necessário um choacalhão. Quero ler.

    ResponderExcluir
  8. concordo com você quanto a livros de auto ajuda. eu leio de vez em quando um ou outro, mas não coloco muita fé neles não! :P
    acho que deve ser um livro muito bom e a capa parece ter tudo a ver com a história, né?

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito fã de livros de auto-ajuda, mas a resenha está ótima e o tema é interessante.

    ResponderExcluir
  10. Já li muitos livros de auto-ajuda, e se vc me perguntar o que mudou na minha vida eu diria quase nada. Os livros de auto-ajuda geralmente propõem uma mudança radical e esse parece ser diferente. Interessei-me.

    ResponderExcluir
  11. "Eu quero ganhar os livros Garotas de Vidro e A Arte da Imperfeição" .
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros de auto ajuda, mas sem se falando de auto-aceitação sim, preciso mesmo de ajuda. Acho que todos precisamos, com toda a pressão que sofremos no dia-a-dia para sermos perfeitos!
    Quero demais!

    ResponderExcluir
  13. Otima Resenhaa!! Adorei, o livro deve ser muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto de livros de auto ajuda, sei que nem sempre vão servir para todas as pessoas mas acho que nos ajuda sim a ver a vida de outra forma e também a acreditarmos em nós mesmos, esse livro deve ser muito bom, faz um tempinho que eu namoro ele já, estou doida pra ler :)

    ResponderExcluir
  15. Também não sou muito afim de livros de auto-ajuda, pois eles sempre falam o que é politicamente correto e pra falar a verdade acho muito chato tentar ser algo só porque é a forma mais correta de ser, e esse livro parece que foi feito pra mim e tem muito a ver com essas coisas de ser vc mesmo e nao ligar pro que os outros pensam.

    ResponderExcluir
  16. Acho que realmente preciso ler este livro, sempre me deparo com essa questão de se importar com a opinião alheia, tento ignorar mas acabo não conseguindo.

    ResponderExcluir
  17. Sou fã de livros de autoajuda, acho que servem como um impulso para subir mais um degrau. Estou me cadastrando para ganhar o livro A arte da imperfeição porque acredito que vou encontrar algo interessante nele.

    ResponderExcluir
  18. Autoajuda não é exatamente a minha praia, mas eu nunca descarto um livro semdar uma chance de leitura e uma vez que começo a ler nunca me arrependo pois de todo livro se tira uma lição, assim como você tirou desse, leria com certeza.

    ResponderExcluir
  19. Eu também não gosto muito de livros de auto-ajuda não mas, eu acho que o livro fala, mais ou menos, da maneira que eu penso. Achei interessante.

    ResponderExcluir
  20. Livros assim me fazem pirar, eu super amo o jeito que os autores conseguem fazer a gente bem com esses livros !
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Livros de auto-ajuda nem sempre funcionam. É preciso ter força de vontade para vencer o mal que o aflige. Neste livro fala de ajuda sem dizer exatamente o que você deve fazer, mas leva você a pensar e refletir sobre o que realmente precisa fazer para melhorar.

    ResponderExcluir
  22. Preciso muito ler esse livro, porque eu sempre estou me perguntando o que os outros vão achar. Preciso seguir minha vida sem se preocupar com isso.
    beijois

    ResponderExcluir
  23. Eu sou como você.. tenho uma espécie de pré-conceito (quase preconceito) com livros de autoajuda.. Mas quem sabe eu mudo isso..

    ResponderExcluir
  24. nessa sociedade de hoje em dia , a perfeição é mais cobrada , mas nós temos que aprender a arte da humildade , e sermos mais simples

    ResponderExcluir
  25. Confesso que livros de auto-ajuda não são os meus preferidos!
    mas me identifiquei bastante com este! eu quero...

    ResponderExcluir
  26. Como eu pretendo fazer faculdade de psicologia adoro livros assim, mas com os ultimos livros desse gênero lançados me decepcionei, coisas do tipo: 10 passos para isso, segredo para tal coisa.. enfim.. ta ai um livro que pela sua resenha parece ser magnifíco. Com certeza, a autora escreveu muito bem, só pelos pontos e trechos que vc marcou. È o tipo de livro que gostaria muito de ter em casa, que se pode consultar quando o dia nao for tao bom assim.

    ResponderExcluir
  27. Muita gente tem preconceito com livro de auto ajuda, mas eu particularmente gosto muito e acho que eles nos ajudam a entender muita coisa que se passa dentro de nós. Esse em especial me interessou bastante!!

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Resenha muito interessante, coesa, despertando a curiosidade dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  29. Eu também sou como você, não sou muito fã de livros de auto-ajuda. Mas como nessa resenha você disse que a leitura é legal, e foge um pouco dessas fórmulas batidas dos livros desse gênero, fiquei com uma pontinha de curiosidade pra lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  30. É isso aí. Alguns livros de autoajuda - aqueles que não são invasivos, terapêuticos demais, sei lá - podem ser bem legais. Li um ou dois deles este ano. E a ideia de "A Arte da Imperfeição" é boa. Boa demais. Vou aproveitar.

    ResponderExcluir
  31. Eu até gosto de livros de auto ajuda, desde que o autor(a) saiba descrever bem e de forma simples o que quer passar...
    E esse livro me parece ser assim, além de parecer um "tapa" na cara. Acho que preciso ler ele urgente! rs
    Ah e nunca é tarde para abandonar pré-conceitos né? ;)

    ResponderExcluir
  32. Gosto de livros de auto ajuda, desde que ele de fato possa ajudar! nem sempre é o que buscamos ou queremos!

    Luciana

    ResponderExcluir
  33. Bem eu também não gosto de livros de auto-ajuda mas eu ganhei ele em uma promoção então vou ler

    bjos

    ResponderExcluir
  34. Resenha interessante,principalmente pela sociedade atual tão preocupada em seguir determinados padrões de vida,que se esquecem de viver a vida naturalmente,ninguém é perfeito mas com certeza podemos melhorar nossas atitudes,escolhas,mas nossa personalidade original: Não é possível,e vivermos preocupadas com o que os outros vão pensar... não vivemos nossa ida da forma que desejamos,devemos nos amar em primeiro lugar
    Em relação em ser de auto-ajuda devemos nos dar a oportunidade de conhecer e apreender coisas novas e interessantes.
    Uma leitura para nos fazer refletir sobre momentos,coisas,pessoas e nossas vidas

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...