Resenha do livro " O Sonho de Eva " de Chico Anes - Selo Novo Conceito / Jovem

O Sonho de Eva
Dormir pode ser um jogo perigoso
Autor(es): Chico Anes | FICÇÃO | FANTASIA



Dra Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme.

Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem.

Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.





Selo: NOVO CONCEITO / JOVEM
Ano 2012 / Edição 1
Número de Páginas: 296


Confesso que quando vi o titulo do livro me vieram à mente várias referencias de obras literárias e cinematográficas como os filmes Vanilla Sky com o Tom Cruise e Penélope Cruz e o A origem com o DiCaprio, o quadrinho clássico do Neil Gaiman "Sandman" sucesso das décadas de 1980 e 1990 assim como as obras de Freud e me preparei psicologicamente para encarar uma obra meio psicodélica e pirar!

Mas, surpreendentemente o livro não me pirou! Chico Anes nos conta a história de Eva Abelar, de como as pesquisas dela sobre os "sonhos lúcidos" despertam o interesse de pessoas no mínimo perigosas e lança ela dentro de uma perigosa aventura em busca da verdade sobre a morte de sua irmã e o desaparecimento de seu filho.

O texto do Chico mistura romance, suspense, teoria da conspiração e ficção cientifica contando uma história que em minha opinião daria uma ótima novela. Eva e Alec formam um par lindo, parecem mesmo ter saído de uma novela, eles se amam e se desejam silenciosamente, aliás, desejo e sensualidade latentes e reprimidos estão presentes em toda a narrativa, e muitas vezes angustiadamente, os dois polarizam a narrativa do livro, enquanto Eva vai parar do outro lado do mundo em busca de suas respostas, Alec vai parar do outro lado da História descobrindo teorias da conspiração e segredos escondidos em manuscritos guardados por motivos para lá de perigosos.

E enquanto Alec e Eva vão desenrolando o carretel da história na qual se meteram eles vão também desenrolando o carretel de sua relação e de seus traumas. E no caso de Eva eu até ouso afirmar que ela acaba descobrindo a si mesma e as suas potencialidades afetivas que jaziam oprimidas sob o peso de inúmeros traumas sofridos durante a adolescência e infância.

O livro todo é muito interessante, as reflexões de Eva, o mergulho de Alec na história misturando ficção e fatos, alguns dados sobre as teorias da psicologia muito interessantes, conhecimentos que muitas vezes ficam restritos ao universo acadêmico foram postos em circulação através do livro do Chico. Até que ponto é ficção até que ponto é realidade é uma coisa que o leitor se sente tentando, ou deveria sentir-se, apos ler o livro. Alguns resenhistas disseram que isso tornou o livro chato, mas eu acredito que literatura além de divertir pode e deve instruir, então achei ótimo essa mescla no livro do Chico.

No mais, sem querer ser chata e já sendo, o que não gostei no livro foi o fato da Eva ser professora de uma universidade particular, particularmente penso que uma professora suficientemente competente para ir palestrar em Viena no Brasil dentro do universo acadêmico brasileiro no mínimo séria professora de uma Universidade Federal ou na USP e séria no mínimo bolsista de produção do CNPq, órgão responsável por financiar pesquisas no Brasil. E sim Eva e o Alec falam lá no finalzinho do livro em "tese de mestrado", no Brasil no mestrado a gente produz uma dissertação e não tese.

Enfim, apesar desse detalhe em relação ao mundo acadêmico brasileiro eu curti a leitura de "O sonho de Eva".

Book Trailer 




 

A Saleta de leitura espera em breve estar postando uma entrevista com o autor  Chico Anes onde vamos  conhecer um pouco sobre a sua história. 
 
 
Aguardem que  será tema de uma próxima postagem.
 
 
 Avaliado com 3 livrinhos
 
 

25 comentários

  1. Pandora! ótima resenha! comecei a ler O Sonhos de Eva e vamos ver se vou gostar tb! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Jaci ;) adorei a resenha, não tinha me apercebido do crescimento que se pode sentir em Eva ao decorrer da trama, assim como seus traumas vão sendo trabalhados e resolvidos, como você bem lembrou. Gostei muito do livro, é bem redondinho e também sou chato algumas vezes - quase sempre. Faz parte, mas Chico Anes tá de parabéns ;)

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luciano você é chato, mas é um chato educado, isso faz a diferença!!!

      Realmente o Chico está de parabéns!!!

      Excluir
  3. comecei a ler o livro a pouco, e estou gostando bastante
    é uma história que está me prendendo bastante!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um livro que prende Rayme, é como novela das oito ou um bom filme de ação, aliás o autor estudou roteiros de filmes para escrever esse livro!!!

    ResponderExcluir
  5. Ja vi varias resenhas,
    todas positivas.. gostaria tbm de ler.
    Parece ser uma boa leitura, ja que nos agarra!!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro está na minha lista de desejados. Bom ver bons livros nacionais merecendo atenção, gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante o tema e o desenrolar do livro, só mesmo lendo .

    Mais um livro para a minha lista de vou ler .

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma trama interessante e envolvente...Gostei da resenha,deixou um pouquinho de quero mais no ar!

    kamilla.mendes14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei do enredo e a resenha está ótima. Com certeza é um livro pra minha lista dos que vou ler.

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempo que quero ler esse livro, preciso consegui-lo!

    ResponderExcluir
  11. Achei muito boa a resenha,agora fiquei mais interessada em ler,estou torcendo pra ganhar...

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, e que se diga de passagem você não foi chata, só expressou sua opinião sobre o livro .. Eu fiquei muito interessada pelo livro por causa do tema dele, não sei explicar direito, mas essas coisas de sonhos, "controlando a mente" essas coisas, nunca li nada desse tipo, e como dizem, tudo tem a sua primeira vez. Estou ansiosa para lê-lo e tirar minhas próprias conclusões ..

    ResponderExcluir
  13. A resenha está maravilhosa! Já estava curiosa, agora então.. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da resenha. Despertou-me a vontade de ler esse livro.Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Adoro ficção, é um livro que vai para a minha lista de leitura. Bjus

    ResponderExcluir
  16. A resenha está ótima, o livro parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  17. Ouvi falar muito bem desse livro e após ler a resenha descobri por que, a história é envolvente, muito bem escrita, prendendo a atenção do leitor, é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha parabéns,estou ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  19. Desde que vi esse livro me interessei bastante. Assim como você, quando li a sinopse, me lembrei logo do filme "A Origem". Achei um tema super legal, e estou bem curioso pra conhecer a narrativa de Chico Anes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Nossa, eu sempre quis ler sobre sonho lúcido... Acho legal o livro abordar esse tema.
    Ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  21. Legal a resenha eu ganhei o livro e pretendo ler logo

    bjos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...