Resenha do livro " Pais e Filhos Companheiros de Viagem" de Roberto Shinyashiki - Editora Gente


Pais e Filhos 
Companheiros de Viagem
uma educação para a felicidade

         
 "Talvez a maior dificuldade de um pai e uma mãe seja educar seu filho para ser feliz e não apenas bem sucedido na vida. Todos os dias, vemos empresários milionários que vivem depressivos e profissionais reconhecidos que vivem permanentemente angustiados. Sucesso sem felicidade é uma triste forma de fracasso. Será que é esse o futuro que queremos para os nossos filhos?”


Livro: Pais e Filhos Companheiros de Viagem: uma educação para a felicidade

Autor: Roberto Shinyashiki

Gênero: Autoajuda

Formato: 14X21

Número de Páginas: 176

ISBN: 9788573127867


É esta a pergunta que Roberto Shinyashiki tenta responder ao longo de Pais e Filhos Companheiros de Viagem: uma educação para a felicidade. E adianto que ele consegue fazê-lo de forma magistral. E não só as dicas que auxiliarão na educação do(s) filho(s), mas também de percebermos como a nossa relação com os nossos pais vivos ou já falecidos é de suma importância neste processo.

Ser pai ou mãe (de verdade) é um dos maiores desafios que existem na vida, e não há fórmulas mágicas, sei disso na prática. É uma vida que nos foi confiada e é nossa responsabilidade fazermos o nosso melhor para conduzir este(a) companheiro(a) de viagem para um bom caminho. Entretanto, nenhum de nós, está realmente preparado para este processo. Mesmo aqueles que acreditem nisso. Contudo, ao mesmo tempo, as recompensas são gigantescas. E é isso que Shinyashiki nos informa magistralmente nas páginas do livro: que nós (pais e filhos) somos humanos, que erramos, mas que tentamos fazer o nosso melhor e que podemos aproveitar este processo plenamente e se o fizermos não nos arrependeremos.

No decorrer das 176 páginas, o autor nos mostra que devemos ajudar nosso filho a realizar sua própria vocação existencial e não enquadrá-lo em um projeto de vida que queremos que o cumpra, através de 25 atitudes que fazem pais e mães melhores, com sugestões para lidarmos com as questões difíceis. Amando nosso filho como ele é, e não como queríamos que fosse, descobrindo neste processo o que é verdadeiramente importante.

Entretanto, o leitor dirá, “mas eu sei tudo isso, não preciso ler isso”. Eu também pensava assim, mas lendo o livro me surpreendi com aspectos bons e negativos em relação a mim mesmo. Felizmente vi que já realizava a maior parte das indicações do livro, porém também percebi alguns elementos que fazia e que podiam ser sim modificados e já comecei este processo.
Como Shinyashiki faz ao longo do livro, lembrando passagens de sua vida ou de outros pensadores, deixarei uma para aqueles que acham que sabem tudo e que não aprenderão nada com este livro:

Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio lhe inquirir sobre Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas.
Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda.
O professor, vendo o excesso se derramando, não pode mais se conter e disse:
"Está muito cheio. Não cabe mais chá!"
"Como esta xícara," Nan-in disse: “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara?"

Então “esvazie a sua xícara” e você não se arrependerá com as indicações dadas por Shinyashiki. Eu não me arrependi.




Avaliado com 5 livrinhos - Excelente

 


13 comentários

  1. Eu sou meio ressabiado com este tipo de literatura, mas é mais por preconceito que por qualquer outra coisa. Estou pensando em me abrir para o gênero, boas coisas sempre podem ser conseguidas quando se extrai algo daquilo que lemos. Creio que vou dar uma chance a Shinyashiki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, não posso afirmar sobre a maioria dos livros sobre que este gênero de literatura, entretanto este livro é muito bom mesmo. Acredito que você não se arrependerá.

      Excluir
  2. Totalmente de acordo, não se deve ter preconceito com esse tipo de leitura, já tive ótimas surpresas. Marcelo, vc me fez pensar em dar esse livro prá meu irmão :) Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luci, é um excelente presente, acredito que seu irmão vá gostar sim.

      Excluir
  3. Mesmo com os filhos criados ainda temos muito que aprender! Parabéns pela sua resenha que nos leva a rever muitos de nossos conceitos! Esse livro do Roberto Shinyashiki é mais que um presente é um chamado a reflexão para os Pais.

    ResponderExcluir
  4. Não existe formula para ser pai e mãe ou filho, mas é inegável que sempre podemos aprender algo quando paramos para ouvir a experiencia de outros pais e filhos. Alguns autores de liros assim, soam para mim dessa forma, como pessoas que viveram uma experiencia, aprenderam algo e querem passar adiante isso. Não leio constantemente livros de auto-ajuda, mas já li sim alguns e não foi uma experiencia ruim na maior parte das vezes.

    ResponderExcluir
  5. Adoraria ler esse livro,pois adoro livros de auto ajuda,esse mais ainda, tenho uma filha e sempre precisamos de orientação...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse livro deve ser uma grande lição pros pais, vale a pena ler

    ResponderExcluir
  7. Com a situação que o mundo está hoje, acho que livros referentes a educação de filhos nunca é demais, ainda que sejam de autoajuda, que aliás, é um gênero que gosto muito.

    ResponderExcluir
  8. Que resenha mais bem feita! Sério mesmo, está de parabéns. O assunto abordado no livro me interessou bastante. É uma pena ter me feito lembrar de meu pai, que já faleceu (porque eu quase sempre choro quando lembro, rs). O livro parece realmente ser muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Investi muito na relação do meu filho com o pai, pensando exatamente que eles seriam, um dia, grandes companheiros, cúmplices. Graças a Deus hoje vejo meu filho muito ligado ao pai. Shinyashiki é sempre uma ótima leitura. Adoraria ler este livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Confesso a vc que esse não é o meu estilo preferido de leitura, gosto de fantasia, pra fugir mesmo um pouco da realidade. Mas o assunto abordado é muito importante. O relacionamento entre pais e filhos deve ser construído desde a primeira infância, é nesse fase que se criam os vínculos. Achei sua resenha muito bem escrita, parabens! Só me estimula mais a ler o livro e descobrir quais são os ensinamentos contidos em suas páginas :)

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  11. ansiosa para ganhar esse livro na Promoção e assim ler e colocar em pratica as dicas com os meus filhos .

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...