" Alguns Diários do Mundo Literário "

Na era da internet, redes sociais e afins, uma menina com um diário é raridade. E este foi o presente que Pandora ganhou de sua mãe, com o intuito de incentivar a adolescente – e internauta – a exercitar a caligrafia. A princípio, a ideia não lhe agradou muito, porém, como uma tagarela nata, Dora percebeu que o caderninho rosa e meigo seria de grande utilidade para registrar seus pensamentos, sentimentos e tudo o que acontece em sua vida; ou quase tudo, afinal, ela sabe que sua mãe irá fiscalizar.

A protagonista da série de Drica Pinotti, iniciada com A caixinha de Pandora, está de volta com muita história para contar nas páginas deste precioso diário. Precavida, a menina usa substâncias químicas poderosas para preservá-lo dos possíveis olhos curiosos do namorado Rogerinho, do Cadu e do seu irmão e, já nas primeiras páginas do livro, adverte: “Meninos, afastem-se deste diário imediatamente!” Dora tem quase quinze anos e, de acordo com o que a sua idade – ou o seu pai – permite, ela tem um quase-namorado. Rogerinho tem 17 anos e já está na faculdade. Ela entende que é muito nova para se envolver em um relacionamento sério. No momento, Dora julga mais proveitoso investir na promissora carreira de radialista do grêmio estudantil. Além de todos os problemas da adolescência que Dora tem de superar, a menina tem de aprender a lidar com outras questões no âmbito familiar e na escola.

A menina tem uma mãe superantenada e neurótica com a causa ecológica; um pai atento e inflexível, principalmente quando se trata de assuntos afetivos; um irmão mais novo prodígio e muito curioso; colegas de escola invejosas; algumas invejadas; e um turbilhão de emoções. A propósito, como revelam alguns capítulos desta história, o pequeno gênio de seis anos assume um importante papel em determinados momentos conturbados da vida da protagonista.

Depois de muita aventura, Dora se certifica: “No próximo ano, eu vou começar um novo diário e não apenas para melhorar a minha caligrafia, mas para expressar minhas emoções.” O diário de Pandora e as confusões do primeiro amor é um livro escrito para meninas, mas que, certamente, os meninos também irão querer dar uma espiadinha – afinal, abrir o diário alheio às vezes é uma tentação!
Autora do bestseller “De menina a mulher”, em que oferece dicas valiosas para as pré-adolescentes enfrentarem as mudanças dessa fase com segurança e alto-astral, Drica Pinotti envereda pela ficção nesta série Pandora e segue conquistando cada vez mais leitoras. Entre amores, preocupações, brigas, ciúmes e micos, a simpática protagonista criada por Drica revela angústias e incertezas compartilhadas por muitos adolescentes.


 Livro: O DIÁRIO DE PANDORA
Subtítulo: As confusões do primeiro amor
Autor: Drica Pinotti
ISBN:978-85-7980-129-7
Páginas:112
Formato : 13,7x20,7
Coleção : Rocco Jovens Leitores

O que você faria se encontrasse uma caixinha que guardasse todos os segredos da popularidade? A curiosidade de Dora é despertada quando ela en-contra, enterrada na casa da avó, uma caixinha com um diário do século passado. Além de interessantes, os es-critos parecem conter a resposta para todos os seus pro-blemas! E justamente quando ela mais precisa! É a única esperança de fazer todo mundo da escola gostar dela, de se tornar popular e de conquistar de uma vez por todas o Gabriel, o cara MAIS perfeito que existe! Só que as coisas nem sempre são o que parecem. Seguir os passos do diário misterioso pode ter um preço alto e, se Dora não se cui-dar, as dificuldades que enfrentava quando ainda não era popular vão parecer moleza diante do que pode vir a seguir...

 
 Boneco de Greg Heffley da Série Diário de um Banana

 Quem gosta de leitura, deve também curtir a série de livrosDiário de um Banana”, feito pela escritora Jeff Kinney, e tem feito bastante sucesso por todo o mundo, e não precisou esperar muito para que já começassem a aparecer os brinquedos de Greg Heffley.
O boneco Booble Hed “Diary Of A Wimpy Kid – Greg Heffley” trás a realidade de um adolescente americano, onde o mesmo escreve como é o seu dia-a-dia, tanto na escola como dentro da sua família.
Editora V & R           
 

Sinopse: “Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.” Noah Calhoun.
Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida… O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.


Titulo: Diário de uma Paixão
Autor(es): Nicholas Sparks
Tradução: Renato Marques de Oliveira
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2010
Número de páginas: 256



Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
 
Titulo: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor(es): James Petterson
Tradução: Renato Marques de Oliveira
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Número de páginas: 224

 
Diários do Vampiro é uma série de livros de terror e romance sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros. São ao todo quatro volumes: O Despertar, O Confronto, A Fúria e Reunião Sombria. Para a alegria dos faz também foi criado a serie que esta na sua terceira temporada.
 
Elena Gilbert, uma garota órfã que vive com sua tia, Judith, e sua irmã mais nova, Margaret, ainda estão muito abalada com a perda de seus pais. Elena estava de férias na França, mas, no começo do ano letivo, volta à pequena cidade de Fell's Church, onde reencontra suas melhores amigas: A sensata Meredith e a pequena Bonnie. Um rapaz chega à escola logo em seguida. Elena descobre que seu nome é Stefan Salvatore. Entretanto, a vida de Stefan é rodeada de vários mistérios, que são intensificados com a chegada de seu irmão mais velho, Damon Salvatore. Os irmãos têm antigas desavenças, que foram geradas pelo amor a uma mesma mulher, Katherine. Numa atmosfera de mistério, suspense e amores, os segredos vampíricos e sobrenaturais da pequena cidade são intensificados com inúmeros acontecimentos extraordinários, e Elena, Stefan e Damon se veem cada vez mais ligados.
 
 
 
Sinopse:Publicado originalmente em 1947, "O Diário de Anne Frank" já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. Esta edição, porém, traz pela primeira vez a íntegra dos escritos de Anne, com todos os trechos e anotações que o pai da menina cortou para lançar a versão conhecida do livro. É comovente descobri que, no contexto tenebroso do nazismo e da guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer tempo e lugar. Neste volume, o leitor acompanha o desabrochar da sexualidade de Anne, surpreende-se com a relação conflituosa que a jovem tinha com a mãe e se emociona com sua admiração sem reservas pelo pai. Anne registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seus diário está sempre entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa terna e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.

Autor: Frank, Anne
Editora: Record 
Edição: Definitiva 
 
 

Este post dedicamos ao blog Diários de Bordo da nossa colaboradora 
Aleska Lemos que está comemorando seus 3 anos
Parabéns

8 comentários

  1. Assisti ao filme "O Diário de Anne Frank" e me emocionei demais.
    Quero ler Diário de uma Paixão e O Diário de Suzana para Nicolas.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Eu li o Diário de Anne Frank na adolescência, peguei na biblioteca da escola, foi uma leitura marcante, era como se ela estivesse aqui ao meu lado. Adorei o Diário de Pandora, tudo haver comigo néh Irene!!! rsrs

    E sim, o Diário de um Banana é um dos livros que estão na minha lista, vivo paquerando eles nas livrarias e sites da net, qualquer dia desses eu coloco na Caixa!!!

    Cheros amiga e obrigada pela participação literária da Saleta!!!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm "O diário de uma Paixão" é simplesmente lindo, belo! Hoje em dia é coisa rara ter um diário, mas confesso que tive vários na adolescência! bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu me interessei pelo Diário de Anne frank e pelo da Pandora. Não sou muito fã de vampiros e tenho preconceito contra os do Nicholas Sparks kkkkk (provavelmente só vou ler quando sair da moda), mas adorei a participação do saleta com todos esses diários! beijos e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a participação. Gosto muito de diários, dos citados li apenas o de Anne Frank, ainda na adolescência, e por causa dele conheci o de Zlata Filipovic, escrito durante aguerra na Bósnia, e o de Nina Lugovskaia, de uma menina que não entende a opressão do regime comunista na Rússia (este é uma obra-prima, sério!).

    Vale ler ;)

    ResponderExcluir
  6. Achei O Diário de Pandora muito meiguinho *-*
    Diário de uma paixão eu já li e é incrivel *-*
    ainda não li O Diário de Suzana para Nicolas, mas quero muito ler!
    e Diários do Vampiro eu li acho que até o 4° mas assisti toda a serie! :D

    ResponderExcluir
  7. Mesmo não tendo lido os demais, o Diário de Anne Frank supera a todos.
    Legal a coletânea feita de livros "diários".

    ResponderExcluir
  8. Conheci o Diário de Anne Frank através de minha irmã. Acho que todas as meninas da geração dela leram o livro e a leitura retornou com as comemorações do 80º aniversário do nascimento da autora, mas desde quando foi publicado, o diário é sucesso.
    Tenho vontade de ler O Diário de Suzana para Nicolas. Quanto aos demais, também não li. Mas fica a dica! Beijus,

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...