Especial Harry Potter - Parte 1 - Editora Rocco


"No mundo dos magos da ficção muitos se tornam famosos.  À medida que seus poderes crescem, notícias de suas incríveis realizações se espalham, formam lendas, que por sua vez se transformam em contos de fadas. Então o mago descobre que sua reputação supera suas verdadeiras habilidades. Aprender magia leva tempo e prática, e quase todos os magos são idosos, embora o mais famoso seja um menino.” 

Harry Potter foi criação da autora J.K. Rowling. É o mago mais conhecido do mundo. Desde o momento em que apareceram pela primeira vez, em 1997, suas aventuras emocionaram fãs por toda parte. Seus livros já venderam dezenas de milhões de exemplares e conquistaram super produções de Hollywood. Harry é o nome mais proeminente entre todos os magos, porém começou humildemente.
by Irene Moreira


Harry Potter foi sem duvida um marco na literatura do fim do século XX e início do século XXI, tanto que fez surgir o termo: “Potterianos” em referencia a essa geração de leitores que enveredaram no caminho da leitura a partir das aventuras do jovem mago, tanto que o fim da série Harry Potter deixou muita gente se sentindo meio órfão.

Eu lamentavelmente não fui uma potteriana, não tive a oportunidade de crescer junto com o mago e seus amigos, de amadurecer junto com ele e viver todas as dores e alegrias de terminar um volume e esperar pelo próximo, esperar pelo próximo e reler o volume antigo. Apesar de ter sido uma adolescente leitora eu não li Potter na adolescência, naquela época minha autora inglesa preferida era Jane Austen, eu era uma gordinha romântica!
Mas, cedo ou tarde certos livros nos encontram néh?! E Potter me encontrou em meados de 2004, a série já ia alta eu já estava abandonando a adolescia e estava amando e como toda garota apaixonada meu hobbie preferido era falar do meu amado.

Contando sobre ele a uma amiga minha do pré-vestibular ela chegou à conclusão que eu era uma replica de Hermione e meu amor uma copia do Rony, na aula seguinte chegou para mim com o livro “Harry Potter e a Câmara Secreta” e foi amor a primeira vista. Ela estava certa, o caro é o Rony e até hoje Rony é meu personagem favorito de Harry Potter, ele é fofo, meio lento, o último a perceber as coisas, mas é o meu amor para a vida toda.
Como disse eu comecei a conhecer Potter a partir do segundo livro, quando fui ler o primeiro já estava na universidade, mas aqui vou perverter a ordem do meu encontro e começar pelo começo.


Harry Potter e a Pedra Filosofal 

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o livro 1 da série, portanto ele tem a função de nos apresentar o mundo no qual a história vai acontecer e os principais personagens envolvidos na narrativa, as condições de cada personagem e J. K. Rowling faz isso com tanta pericia, mais tanta pericia que é impossível não compreender porque os pré-adolescentes se apaixonaram de cara por tudo aquilo que viam pelos olhos da imaginação.

Como já é sabido por todos, aos 11 anos Potter é um órfão magricela e sofrido que vive com tios que o tratam de forma vergonhosamente violenta, mas apesar de parecer um ser humano sem valor há um segredo na vida de Harry, ele não é um garoto comum, na verdade ele é um bruxo.

Aliás, um bruxo não, o bruxo. Aquele que derrotou no berço o maior bruxo das trevas de todos os tempos, “Aquele cujo nome não pode ser pronunciado”, “você sabe quem”, “Valdemort”.

É muito engraçado acompanhar a trajetória de Harry enquanto ele passa de uma realidade na qual ele é tratado como “menos que nada” a uma realidade na qual ele é simplesmente um “pop star”, ao se descobrir bruxo, no dia em que a carta da escola chegou, ele vai se descobrindo alguém especial, com uma fortuna significativa, diga-se de passagem, e vai lentamente se cercando de amigos.

Nós vamos vivendo essas experiências junto com ele... Tal como ele não conhecemos o mundo da magia, suas peculiaridades, formas de fazer, sentir e agir, então assim como Harry, vivemos o encantamento de conhecer a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, seus salões, lugares mágicos, professores carismáticos, mistérios, entradas, saídas, esportes.

É maravilhoso conhecer tudo aquilo, quem consegue ler Harry Potter e não desejar estudar em um lugar daqueles ein? Eu lembro que ler esse livro me fez ri sozinha a cada página, eu devorava o livro como se cada página fosse uma jujuba.

Mas, a mitologia cristã (que para mim não é mitologia, é Verdade) já ensina: “No paraíso existe uma serpente”. E cedo Potter descobre que as coisas não são tão maravilhosas assim, no mundo dos magos existe toda a mazela que existe aqui fora: preconceito, pobreza, mesquinhez, inveja, traição e para completar “Aquele cujo nome não pode ser pronunciado”, “Você sabe quem”, “Valdemort” não estava tão morto quanto todos pensavam.

E a Pedra Filosofal, capaz de produzir um elixir capaz de tornar uma pessoa imortal, está em perigo, ela pode ser usada para trazer o bruxo das trevas de volta. Claro, passando por várias dificuldades, contando com a ajuda dos amigos, driblando situações desvantajosas Harry consegue vencer os obstáculos e evitar o retorno de “Você sabe quem”.

Mas, na história de Potter, às vezes eu penso, o mais importante não é o final em si, e sim o caminho que ele percorre para chegar ao final. Nesse primeiro momento da história, em seu caminho Harry solidifica a sua amizade com Rony, a coisa mais fofa do mundo, e Hermione, quem me dera ser um terço do que ela é, e se torna mais forte para enfrentar qualquer serpente que apareça no paraíso.



Acompanhem o Especial Harry Potter e participem do sorteio de exemplares da série e alguns brindes.
Fiquem atentos!!! 

33 comentários

  1. Ah, este é um dos marcos da literatura, e quem não gosta pode torcer a cara. Nunca fui tão feliz na adolescência que enquanto li os livros da série, e depois aina tinha dificuldade de ler outros títulos com saudade dos personagens.

    Muito bom mesmo acompanhar o crescimento dos personagens, e nunca tinha pensado nisso, que vamos descobrindo este mundo mágico juntamente com ele. Muito bom ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de ter lido na adolescência e na pós-adolescência, mas ainda assim foi bom conhecer o bruxinho, entendi direitinho o amor que muitos sentem por ele Luciano!!!

      Excluir
  2. É a minha saga preferida!
    Não troco nenhuma saga por essa...
    Meu personagem preferido também e um Roni. Mas gosto muito tbm a Luna, acho que pareço com aquele jeito dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto da Luna Lú! Acho ela super fofa e tem um olhar que vem além do obvio que me encanta.

      Excluir
  3. Eu li aos 12 anos e Harry acabou virando meu melhor amigo. Um conforto numa época tão difícil como a adolescência.

    ResponderExcluir
  4. Eu imaginei enquanto lia os livros Aleska que talvez eu também fosse gostar de ter um amigo como Potter e sua turma como companhia nos meus dias de adolescentes. É uma história reconfortante mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. Jaci, eu tb comecei a ler o Harry Potter já adulta, em 2004!!! Eu comecei pelo quarto livro, depois tive que voltar a ler os três primeiros! Chegava a ficar doente de ansiedade, deixava de fazer as coisas só para ler. Não consigo nem expressar o quanto Harry Potter significa pra mim! E olha que eu tb li O Senhor dos anéis, mas nem de longe me emocionou tanto quanto a história do Harry! A Saga é realmente um marco da literatura, mas tb um marco na minha vida e por isso eu AMEI o post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi!!! Potter é realmente um marco, não tem como negar!!! É daqueles livros que marcam uma geração.

      Excluir
  6. Que beleza!!! Vou acompanhar todos os posts! Desde cedo (11 anos) sou fã da saga. Lia os livros e esperava ansiosa para conseguir o próximo. Nunca foi tão fácil ler um livro de 700 páginas em 1 semana... ótima época!

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  7. Oláa, estou divulgando sorteios no meu blog dá uma passadinha lá bjs http://bolhaarosada.blogspot.com.br/search/label/sorteios

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ler quando a série só faltavam 2 livros para o final, e já era adulta, mas me apaixonei! Amo a série, é uma das minha favoritas. Meu livro preferido é o Cálice de Fogo. O bom de ler depois que já tinha sido escrito a maioria dos livros, era que não sofria aquela agonia de esperar pelo próximo... só com o último, que fiquei arrancando os cabelos de curiosidade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum livro, porém, tenho vários amigos que leram e me recomendam.. Criticam muito os filmes porque são bem mal feitos, falta partes e etc. Eu gosto dos filmes, e se eu ganhar os livros, eu vou conhecer melhor a história '-'

    ResponderExcluir
  10. SOU POTTERIANA/POTTERHEAD COM ORGULHO! E não importa se vc conheceu HP só depois, se vc tem um lugarzinho especia guardado pra ele no seu coração, vc é é um pottermaníaco. Mas não foi com ele que aprendi ler, eu já lia e muito antes de começar HP. HP foi só a primeira série de livros q me fez viciar!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de Harry Potter, tanto dos livros quanto dos filmes; apesar de saber que os livros são melhores ainda não tive a oportunidade de lê-los. A série de filmes também é muito boa mas me decepcionei com o último.

    ResponderExcluir
  12. Potter é tudo de bom eu cresci lendo e assistindo os filmes, é claro que os livros são sem duvida melhores, eu vi uma pesquisa uma vez que depois de Potter as pessoas começaram a ler mais por que as crianças que leram os livros continuaram a gostar do mundo da leitura e agora grandes espalham esse amor pelos livros hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ter essa coleção, assisti a todos os filmes e gostei muito, agora quero ler e comparar.

    ResponderExcluir
  14. assisti aos filmes e adoraria ler a coleção

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nenhum livro, mas assisti todos os filmes, por isso fico curiosa em um dia poder ler...

    ResponderExcluir
  16. Nussa amei esse especial do Harry Potter, ficou demais!
    Eu amo os filmes, mas ainda não pudi ler os livros!!!! *-*
    Fez parte da minha infância!!! É simplesmente maravilhoso! =)

    ResponderExcluir
  17. ☆♡✿◠‿◠)✿♡AMO OS FILMES DO HARRY POTTER OS LIVROS AINDA NÃO TIVE O PRAZER DE LER MAIS PRETENDO. ☆♡✿◠‿◠)✿♡

    http://katexx7.blogspot.com.br

    /(.”)__☆☆
    /||\
    _||_

    ☆⊱◕‿◕⊰✿ BJOCASSSSS☆✿◠‿◠✿

    ResponderExcluir
  18. Não li todos os livros ainda, não tenho nenhum, apenas emprestei e li. Adoro a série e assisti todos os filmes.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li nada de Harry Potter e nem nunca vi os filmes, apesar de tanta gente aclamar essa coleção. Já me disseram que ler os livros da série é como conhecer outro mundo cheio de minimos detalhes, que é impossível não gostar, e só de ler esse especial por aqui fico com muito mais vontade de ter logo os livros

    ResponderExcluir
  21. Harry Potter sem sombra de dúvidas é mágico, foi uma pena que tenham sido apenas sete livros e oito filmes =[
    Essa saga mudou a vida de muitos leitores, inclusive a minha. Ela faz parte da minha infância e adolescência. Faz parte da minha vida!!

    ResponderExcluir
  22. No inicio tinha pavor da história, isso sem nunca ter assistido aos filmes e desconhecer completamente os livros. Um dia, na escola, uma colega levou o filme para a turma assistir e ai começou meu amor pela saga!!!

    ResponderExcluir
  23. Harry Potter é uma das minhas séries preferidas e eu quero ler todos os livros pois já assisti aos filmes.

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não li os livros, mas vi todos os filmes. Sei que o livro é sempre mais emocionante e quero começar a lê-los. Estou fazendo a coleção para minha filha que é uma leitora fanática!

    ResponderExcluir
  25. Jávi todosos filmes mais livros não tenho gostaria muito são d+

    ResponderExcluir
  26. Eu me rendi a saga há cerca de 1 ano atrás, e me arrependi muito de não ter lido antes pois a história não era só modinha. A história, o mundo, tudo era fenomenal!

    Ainda não li todos os livros, mas pretendo ler em pouco tempo.

    ResponderExcluir
  27. Quando eu comecei a ler o livro, me apaixonei perdidamente... E concordo com você o que importa na história não é o fim e sim o caminho que Harry percorre para chegar ao fim... O livro não é uma ficção boba e sem sentido, é um conto de fadas que como muitos outros ensinam valores importantes para a sociedade, como a amizade verdadeira, o poder do amor, o respeito aos mais velhos... Coisas impostantes... Que todo o adolescente deve conhecer...

    ResponderExcluir
  28. É praticamente impossível não se deixar envolver pelas histórias,depois que começa a ler, fica difícil parar, quer se chegar logo ao desfecho da trama, excelente leitura.

    ResponderExcluir
  29. Nossa parabéns ao post,o Especial Harry Potter está incrível!
    É uma das minhas preferidas!
    Com certeza,a saga Harry Potter marcou a infância e a adolescência de muitos adolescentes e adultos atualmente!
    Começou com uma certa magia e,de repente encantou uma geração,e vai encantar várias pelo enredo,magia,personagens cativantes,emoção,... com elementos de mistério,suspense,aventura e romance.
    Harry Potter e a Pedra Filosofal,o livro 1 da série com certeza apresentou a saga de forma inesquecível.Começamos a conhecer o mundo da magia e saber sobre Harry,seu passado,seus amigos.
    Com certeza ficávamos ansiosos esperando o lançamento dos próximos livros, e ao ler embarcávamos numa viagem junto com Harry e seus amigos,com certeza imaginávamos tudo em nossas cabeças,da história triste de Harry,Hogwarts,seus amigos,professores,as magias... E depois que viraram filmes foi extraordinário visualizar tudo, e fazia sentido os cenários,paisagens,atores escolhidos,figurino...
    A autora J.K. Rowling criou um mundo próprio,os Potterfãs,magias maravilhosas,mas também tinha a questão do personagem ser órfão,e muitas crianças se identificaram com Harry e ele tornou-se o ídolo de milhares de v]crianças e adolescentes pelo mundo.

    ResponderExcluir
  30. Lembro de quando comecei a ler o primeiro volume, gostei da leitura inicialmente leve, pois era o primeiro livro que lia por livre e espontânea vontade. Me identifiquei com Neville e seu jeito acanhado, com Hermione e seu jeito mandão, com Harry e sua timidez inicial, com Ron e suas piadas sem graça, com Simas e seu jeito desastrado em algumas matérias... Eles, em pouco tempo, me conquistaram. E algo inédito aconteceu: reli um livro por puro prazer. Foi o pontapé inicial para me tornar uma leitora viciada.
    Bem, e sobre a história em si: o que mais gosto é como os personagens amadurecem em seu proprio momento; a linguagem dos livros é sempre a mesma, mas os acontecimentos fazem com que passamos a encarar os personagens como se realmente tivessem crescido. Mas, durante o primeiro livro, lembro de de identificar demais com Neville, pelo seu jeito retraído em relação aos outros.
    Harry Potter foi uma aprendizagem para mim, que só cresceu com o passar do tempo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...