Resenha do livro "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen - Editora Martin Claret

A Saleta de Leitura procurando compartilhar com seus amigos e leitores convidou para ler e resenhar este livro o  Luciano A. Santos  do blog Ponto Livro que prontamente aceitou. O Ponto Livro é um toque especial em nossas estantes. Hoje ele  é nosso convidado e aí está o que  tem a nos dizer sobre  esta obra da Editora Martin Claret.
 
Orgulho e Preconceito

Coleção A Obra-Prima de Cada Autor


Sinopse
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Autor(es): Jane Austen
Editora:Martin Claret
Ano:2009  / Edição: 1
Número de páginas: 320



Um livro completar duzentos anos é um feito admirável. Mas um livro chegar ao bicentenário sendo lido e admirado é um feito ainda mais digno de nota. Quantas mudanças sociais um período tão grande pode trazer à humanidade? Sendo assim, o quão datado fica uma determinada interpretação desta mesma sociedade sob o olhar de uma geração que venha a nascer dois séculos depois? As diferenças entre as épocas devem ser – e são – enormes, então como uma obra pode causar, depois de tanto tempo, sentimentos parecidos ao de seu lançamento?
Sempre ouvi falar no modo encantador como Jane Austen retratava a sociedade de sua época, com grande atenção aos detalhes e invocando sempre o que cada personagem sentia no momento, dando ao leitor um panorama completo. Mas a vez de eu ler uma obra sua ficava cada vez mais para o futuro, até que a Irene gentilmente me convidou para resenhar Orgulho e Preconceito, uma das obras mais conhecidas da autora. Agradeço enormemente a oportunidade, mas não sei se serei capaz de descrever o que senti ao lê-lo.
A época de Austen é bem diferente da nossa, mas contraditoriamente mantém algumas similaridades. Dois séculos atrás as pessoas eram mais polidas, ao ponto de o anfitrião de uma festa ter de dançar com todas as jovens presentes, por questão de educação;  mas quase todos mantinham ares esnobes, preconceitos, e riam de seus vizinhos pelas costas. A diferença, aqui é que hoje colocamos tudo pra fora, e um dedo em riste na cara de um fulano é uma arma muito usada.
Então foi preciso que me acostumasse com o contexto. A maior diversão que possuíam eram os bailes que para qualquer um soa um tanto chato se os observarmos com dois séculos de distância: danças, conversas, jogos. E uma política sem fim para visitas, trocas de cartas e mesmo um bate-papo.  Sem muito mais o que fazer, Austen se baseia nesses encontros  sociais para fazer com que seus personagens interajam, e a quantidade destes eventos é tamanha que em alguns momentos, principalmente no começo do texto, fiquei meio perdido, e demorei a me encontrar, saber o que se passava, na casa de quem e com quem.
Outro ponto que me desnorteou um pouco até que me acostumasse com eles foi o número de personagens. São vários, as famílias são numerosas e custei notar quem era quem, a tal ponto que tive de fazer uma lista com as famílias e uma breve explicação sobre cada um, para que não mais me perdesse. Também acontece de a autora se referir a determinada personagem como, por exemplo, senhorita Bennet, mas, nas minhas contas, elas são quatro ou cinco, então você tinha de analisar melhor o contexto para ter uma ideia de quem se tratava. No fim me adaptei, a listinha funcionou, e recomendo, seria até bom que os editores pensassem em um tipo de glossário para o livro.
Mas o principal do livro para mim é a relação entre Elizabeth e Darcy. No começo aparentemente não se suportam, o que me lembrou da famosa frase do “quem desdenha quer comprar”, mas parecem tão antagônicos que você passa mesmo a odiar Darcy. Isso por ser Elizabeth uma das personagens mais interessantes que já li em um livro. Ela, apesar de propensa aos preconceitos advindos, principalmente, de primeiras impressões, é simpática, espirituosa, sempre tem um comentário pertinente a fazer e, principal de tudo, é bem humorada. Admiro quem possui bom humor, pessoas assim são capazes de lidar com muito mais facilidade com as dificuldades da vida.
É uma pena não poder falar mais sobre eles sem entregar tudo pelo que passam.  Austen vai nos guiando por uma sucessão de acontecimentos  e quando tudo vai sendo explicado, os mal-entendidos desfeitos , e acontece algo muito esperado, o leitor chega a vibrar.  Daí você para e pensa que esta certamente é uma das razões por ele ser um livro tão lido ainda nos dias de hoje. Os clássicos são assim chamados por uma razão. No caso de Orgulho e Preconceito, acredito que é por Austen ter conseguido, ao mesmo tempo em que retratava tão bem a sociedade de uma época, evocar em seus personagens características e sentimentos que mesmo muito tempo depois continuam a falar alto nas pessoas.
Se pudesse dar um conselho, diria para não passarem vinte e seis anos sem ler Austen. É quase um crime.
E agradeço novamente à Irene pela oportunidade de ler Austen. Certamente foi uma experiência única.

Avaliação 4 - Muito Bom


"Será meu primeiro encontro com Jane Austen, autora com quem venho mantendo um “romance” há muito tempo, mas nunca tive um livro seu em mãos."  Luciano A. Santos


Ficamos maravilhados em ler sua resenha e mais ainda em termos proporcionado a você esse primeiro encontro com Jane Austen.Obrigado por ter aceitado o nosso convite e fique certo que é o primeiro de muitos que virão.  


59 comentários

  1. Estou tão familiarizada com o século XIX (as vezes mais que com meu próprio século) e já li tantas vezes Orgulho e Preconceito (e vi o filme e assisti a série da BBC enchendo completamente o saco de minha pobre família que vibrou quando emprestei a série da BBC para minha melhor amiga rsrs) que meio que esqueci a primeira impressão que tive quando li.

    Lendo você lembrei desse meu primeiro encontro com Austen, foi bem semelhante ao seu Luciano. A gente se complica com tantos personagens, se admira com os costumes diferentes, com as formas de ser e de fazer e de repente apesar de todo o estranhamento gosta da história.

    Que bom que vc topou a parceria com a Saleta e parabéns pela resenha, como sempre um texto redondo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, a experiência foi muito boa, o texto é mais "fácil" do que esperava, pois, com 200 anos até esperava algo meio machadiano - leia-se do tipo que não entra na cabeça do Luciano.

      Foi muito bom, Austen sabe como cativar um leitor.

      E obrigado ;)

      Excluir
  2. Irene, que bom ver minha resenha aqui ;)

    Muito obrigado mesmo pelo convite e a oportunidade. Espero que os leitores da Saleta gostem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano
      Hoje é um lindo dia! A Saleta de Leitura está muito feliz em recebê-lo como nosso conviado especial e ainda testemunhando o seu primeiro encontro com Jane Austen resenhando brilhantemente um de seus clássicos.

      Temos certeza que nossos leitores irão gostar.



      Excluir
  3. Tem toda razão , Luciano. Completar 200 anos sendo lido , relido, amado e idolatrado. 200 anos como clássico é feito para poucas publicações. Sou absolutamente suspeita para falar. Adoro Austen.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, eu gostei muito, apesar do estranhamento inicial. Vale ler ;)

      Excluir
  4. Muito legal a resenha mesmo! Que bom que você gostou, Luciano, Jane é uma escritora e tanto... essa confusão com as senhoritas Bennet é proposital, eu acho, para mostrar de uma forma engraçada como a família da mulher era mais importante que ela como pessoa... causando muita confusão!

    Irene, ótima decisão chamar o Luciano! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não tinha pensado nisso... mas, no fim, consegui me localizar e o livro nem me trouxe tantos problemas. Foi muito bom ler.

      Excluir
  5. Tenho o livro e estou louca para que chegue a vez dele! ahauahauahs
    Adorei a resenha, estou ainda mais curiosaaa!

    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora em Setembro 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob: http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook: https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  6. Amo Orgulho e Preconceito, um dos romances mais lindos que já li! O filme tbem é lindo, toda vez que é exibido na TV eu não resisto e assisto novamente, kkkkkk.
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  7. tenho muita vontade de ver o filme, e apesar de já ter visto muitas resenhas positivas deste livro, não tenho vontade de ler pelo fato da linguagem dele.

    ResponderExcluir
  8. A linguagem dos clássicos me ajuda na leitura, gosto, o que nunca me despertou interesse na Jane Austen é o fato de imaginar (imagino assim pelos flmes baseados nos livros) que as histórias dela são feministas e femininas demais. Se eu estiver enganado, que me digam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio a linguagem não atrapalha nem um pouco, o que estranhei foi o andamento da narrativa. bom, toda a sociedade da época é diferente, acho interessante a oportunidade de conhecê-la.

      Excluir
  9. Ainda não li o livro. Mas, o colocarei em minha lista, acho que chegou a hora de fugir de clássicos :)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é incrível, o fato dela retratar bem a futilidade da época em relação as mulheres me chamou sempre a atenção. A autora escreve bem mesmo, e adorei mesmo pela personagem ser bem crítica quanto ao que a sociedade impõe as moças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kauana, acho que este é o primeiro choque de quem lê, como nós, com uma distância de duzentos anos da visão da autora. As diferenças são gritantes e algumas coisas soam até cômicas. Mas o livro vale muito, foi muito bom poder lê-lo.

      Excluir
  11. Amo esse livro marcou muito a minha adolescência tenho a certeza que muitas mocinhas sonharam com o Amor de Elizabeth e Darcy.

    ResponderExcluir
  12. Já faz um tempo que li esse romance. Aliás preciso ler novamente. Quem sabe eu ganho esse e não preciso comprar? rsrsrsr
    O filme é ótimo, mas o livro é sem dúvida alguma, muito superior.

    ResponderExcluir
  13. Assisti ao filme Orgulho e Preconceito e gostei muito. Sempre quis ler o livro, no entanto, tinha um certo receio por ser um clássico e por ser antigo achava que poderia não gostar da leitura mas, depois da sua resenha quero muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, ao menos nesta edição da Martin Claret o texto não atrapalha, e nem se percebe sua longevidade. Dá pra ler numa boa.

      Excluir
  14. Olá amei sua resenha Jane é demais os livros dela são muito bons, eu já vi o filme inúmeras vezes e não me canso e claro já li o livro é lindo

    bjos

    ResponderExcluir
  15. A resenha é show, dá ainda mais vontade de participar para ganhar e assim, poder ler! Adoro leitura antiga!

    Luciana

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha faço parte de muitos grupos que leem os livros dela, e acho que O&P é um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  17. Se o filme já é bem interessante (eu particularmente assisti umas 4 vezes) estou tentada a ler o livro depois de ler a sua resenha.
    Por isso participando do sorteio .

    ResponderExcluir
  18. Adoro esta histórias de época,fiquei querendo muito ler.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é perfeito!
    Amo histórias de época, acho que são as minhas preferidas, os cenários, roupas...

    Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
  20. O que, 200 anos? Vixe, uma relíquia. Quero muito ter em mãos essa obra tão preciosa!
    Fiquei ávida para ler sobre a cultura, modos de vida, costumes, tradições e memórias de uma época que não vivenciei.
    Eu também costumo montar um mapa da árvore genealógica quando a quantidade de personagens é numerosa.
    Pela forma que você narrou, acredito que a sensibilidade com que foi escrito que faz o livro perdurar por tanto tempo. ઇઉ.¸¸.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, fica mais fácil de acompanhar com um mapa em mãos, já que são mesmo muitos personagens ;)

      Excluir
  21. Já ouvi falar muito desse livro, do filme também mais ainda não consegui ler e nem assistir.
    Gosto muito de histórias relacionadas ao século XIX.
    Li a resenha e me interessei pelo livro, quero ver se consigo comprá-lo em breve.

    ResponderExcluir
  22. Sou louca para ler orgulho e preconceito. O filme é ótimo e por tudo que já ouvi falar do livro, acredito que seja melhor ainda. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  23. Li o livro e vi o filme ainda no colégio e na faculdade, Jane Austen é uma escritora q eu aprendi a gostar.

    ResponderExcluir
  24. Já assisti ao filme, e gostei muito... quero ler o livro agora!!
    Amei a resenha!

    BJO

    ResponderExcluir
  25. Vi o filme e amei a historia achei o livro em uma biblioteca e devorei em uma tarde.. nao tive a chance de adiciona-lo em minha estante..
    é uma historia linda e envolvente.

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li o livro apesar de ler ótimas resenhas sobre o livro mas vi o filme e gostei demais.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Me sinto envergonhada por não ter lido este clássico ainda. Que resenha mais instigante. Eu que já era apaixonada pela Elizabeth do cinema, anseio por conhecer a do livro, que com certeza é ainda mais altiva, filosófica, doce.

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, eu me sentia assim também, por passar tanto sem ler nada da Austen. Olha, ainda não vi ao filme, mas posso afirmar que o livro é muito bom ;)

      Excluir
  29. Resenha muito boa, destacando os pontos importantes do livro despertando a curiosidade dos leitores para um tema tão complexo.

    ResponderExcluir
  30. Ótima a resenha, bateu vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  31. Ainda não li, mas fiquei curiosa com a resenha.

    ResponderExcluir
  32. Lembro-me vagamento do filme Orgulho e Preconceito de Jane Austen... Sério, muito vagamente. Sei que gostei na época, mas, acho que a idade não me permite lembrar de algumas coisas do passado. xD
    Boa oportunidade pra rever e recordar!
    Gostei da resenha, reavivou algumas partes, mas nada como ler o livro. Será essa a minha chance?
    Parabéns bela dica, bela resenha.
    Ni
    @Ciadoleitor

    ResponderExcluir
  33. Jane Austen... excepcionalmente incrível. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  34. Sou COMPLETAMENTE apaixonada por Orgulho e Preconceito, Mrs. Darcy é o homem que TODA mulher quer e eu não sou diferente. Tanto o livro como o filme tão bem feito rendem muitos suspiros no final. haha

    ResponderExcluir
  35. ☆♡✿◠‿◠)✿♡OI FLOR AMEI SUA RESENHA QUE NOS DEIXA SEMPRE CURIOSA A LER O LIVRO. ☆♡✿◠‿◠)✿♡



    /(.”)__☆☆
    /||\
    _||_

    ☆⊱◕‿◕⊰✿ BJOCASSSSS☆✿◠‿◠✿

    ResponderExcluir
  36. Eu vi o filme. Amei. Me identifiquei com a personagem. Também sou muito independente e gosto de viver intensamente.

    ResponderExcluir
  37. Resenha das boas é aquela em que a gente fica com muita de conhecer o livro, e a sua sou bem como fazê-lo. Está aí um dos livros que tenho que ler já.

    ResponderExcluir
  38. Amei a resenha e me despertou muito minha curiosidade. Todos que coneço e que ja leram esse livro dizem que é otimo, quero muito lê-lo

    ResponderExcluir
  39. Amei a resenha! Eu preciso conhecer essa Jane Austen que encanta a todos. A crítica aos valores da sociedade inglesa da época, a maior visibilidade às mulheres, sempre com heroínas para a época como Elizabeth, esses romances sensíveis embora intensos, enfim, motivos é que não me faltam para conhecer a obra, e o farei em breve, tenha certeza.

    ResponderExcluir
  40. Eu já passei dos 26, mas sempre é tempo, né? rs. As circunstâncias me impediram de conhecer este clássico, outros livros sempre estiveram na frente deste nas vezes em que ia comprar algum, o que agora me deixa imensamente constrangida. Preciso corrigir meus erros, e nisso ler Jane Austen é prioridade!

    ResponderExcluir
  41. As opiniões que li a respeito do livro foram sempre positivas, e ainda assim não o li. Talvez por não ser o meu estilo preferido de leitura... mas é fato que em algum momento preciso lê-lo.

    ResponderExcluir
  42. Sempre ouvi muito falar sobre esse livro mas nunca li, a resenha está ótima.. Despertou-me a vontade agora de lê-lo! Beijos!

    ResponderExcluir
  43. sempre ouvi falar que esse livro é lindo, quero muito ler..

    ResponderExcluir
  44. Queria muito ler esse livro, mas falta-me tempo tanto para ele quanto para todas as outras obras de Jane Austen. Ela é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  45. Nossa essa resenha ficou incrível,sou suspeita porque aprecio os livros de Jane Austen,assisti os filmes relacionados à seus livros. E sinceramente naquela época era difícil e trazia muito sofrimento se apaixonar e Jane viveu esse sentimento (infelizmente, mas o interessante é que em seus filmes ela sempre dá um final feliz para a protagonista viver seu amor,ela viveu através de suas personagens que eram livres para amar.
    Jane na vida real não foi feliz no amor(infelizmente) mas ela projetou todo o amor que ela desejaria ter vivido para suas protagonistas,e através delas foi muito,muito feliz com certeza.No Século XVIII,as convenções da sociedade eram conservadoras,as mulheres deveriam viver conforme essas regras: ser educada para fazer um bom casamento.
    Jane era diferente,seu pai tinha uma ampla biblioteca e sua família era de leitores de romances,e incentivavam seu amor pela escrita,e esse amor colocou seus romances entre os clássicos e ela.

    ResponderExcluir
  46. Pensei que só eu tivesse tido esta dificuldade de identificar os personagens em suas enormes famílias... rs

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...