"Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver."
"As conseqüências dos nossos atos são sempre tão complexas,
tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil."
"Não são nossas atitudes que mostram quem realmente somos. São nossas escolhas."
Harry Potter e a Câmara Secreta
Harry Potter e a Câmara Secreta foi o primeiro livro da série que li, eu não sofri para entender a história porque na época eu estudava em cursinho pré-vestibular e uma das minhas amigas era Potteriana fanática e me falava tanto dos personagens que eu já estava intima de todos eles antes mesmo de conhecer.
Putz, foi um estouro ler esse livro, foi o meu alivio intelectual do ano, porque sim, a minha fase de pré-vestibular foi super tensa. Eu cursava o terceiro ano à noite, à tarde eu estudava no Pré-Acadêmico na UFRPE e nos sábados e domingos eu fazia era a vez do pré-vestibular “Rumo a Universidade” especifico para alunos de escola publica.
Correria, agonia, muita coisa para colocar na cabeça, pouco tempo e eu na falta do que fazer ainda fui inventar de me apaixonar pela segunda vez na vida. Era o caos existencial então quando eu comecei a conhecer o Potter, o Rony e a Hermione pessoalmente foi um alivio e tanto.
No livro 2, pressupõe-se que nós já conhecemos um pouco a família humana de Potter e o mundo da magia. Já sabemos mais ou menos como a coisa funciona, mas não deixamos de sentir uma grande pena de Potter pela forma como ele é tratado por sua família. Bichinho, como ele sofre.
Mas, assim como “no paraíso tem uma serpente” dentro do furacão reza a lenda existe a calmaria. No topo da tensão em meio a mais uma maldade família eis que surge um amigo verdadeiro para tirar Potter dessa situação complicada.
Sim, nessa faze Harry é resgatado da companhia de seus tios pelo seu amigo Rony e vai passar as suas férias com a família dele e sim a família Weasley é meu sonho de consumo. Desde a adolescência uma das coisas que eu sempre quis foi ter uma família numerosa, cheia de meninos para amar, cheirar, apertar, gente que família fofa é aquela? Infelizmente a vida adulta tem frustrado esse meu sonho adolescente.
Enfim, voltando ao livro, nesse livro nós vamos conhecer mais e melhor o mundo mágico, descobrir que realmente nem tudo são flores, alguns magos revelam um desprezo enorme pelos trouxas (seres humanos que não dominam a magia) e por pessoas cuja família é trouxa, eles chamam essas pessoas de “sangue ruim”.
Hermione é uma dessas pessoas que não descende de uma família de magos, os pais dela são dentistas. E toda essa situação gera uma tensão, para completar um monstro ronda a escola de magia. Alias, nesse momento vamos descobrir um pouco da história da escola de Hogwarts e seus fundadores, entre eles o mago Salazar Slytherin, que não é bem um arroz doce de mago.
Há uma lenda a respeito de um “animal de estimação” desse mago, uma terrível fera capaz de matar, que, aliás já matou, essa fera poderia ser controlada pelo herdeiro de Slytherin, como Harry fala a língua das cobras pesa sobre ele a suspeita de ser o responsável por algo em relação a esse monstro.
Deixo em destaque nesse livro a atuação de Hermione, como sempre a inteligência dela e os conhecimentos adquiridos são fundamentais para desvendar os mistérios e chegar ao final feliz.
Também é nesse livro que conhecemos um pouco mais sobre o Valdemort, através de um diário enfeitiçado nós o vemos quando ele ainda era Tom Riddle.
Ah, não posso deixar de citar a figura de Dobby, o elfo domestico que eu odeio e amor, que me fez ri e chorar. Ele deve ter sido uma figura que fez muita gente pensar na aflição da escravidão e no valor da liberdade.
Quando chegamos a Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban já estamos bem acostumados ao mundo do Potter, aos personagens, a lógica que guia a coisa e como eu já li depois da adolescência adicionaria também que já sabemos mais ou menos como funciona a estrutura da narrativa de Rowling.
Já sacamos que tudo começa com Harry com os tios, acontece algum incidente, ele vai para a escola, se debate em algum mistério, vive uma grande aventura, acaba tudo bem.
Mas eu imagino que quando os aborrecentes se depararam com Potter dessa vez devem ter se identificado pacas. Porque ele já começa meio revoltado, chutando o pau da barraca, desobedecendo a regras como não fazer feitiços fora da escola e fugindo.
Posteriormente ele descobre que um prisioneiro e Askaban, a prisão impenetrável dos magos fugiu, para completar esse prisioneiro Sirius Black tem uma parte nos incidentes que levaram o pai e a mãe de Harry a morte.
A parte esse momento eu gosto especialmente desse livro porque nele Harry conhece um pouco mais sobre seu pai e os amigos dele, um dos professores dele Remo Lupin, um fofo, amigo do pai dele, em torno dele existe um mistério a ser descoberto e como sempre é Hermione que descobre. #AmoMuito
No mais, até aqui ainda não destaquei a figura de Severo Snape, um dos personagens mais rabugentos que já vi, ele é um dos meus personagens favoritos. Cobra muito de Harry, você o tempo todo se pergunta qual é a dele, eu sempre desconfiei que Snape não fosse tão terrível, mas quanto a quem é e não é Snape a gente realmente só consegue chegar a uma decisão final no fim da história.
De todos os livros o que eu menos gosto é a Câmara Secreta, mas eu gosto do Prisioneiro de Azkaban porque aparece o Sirius pela primeira vez e sou apaixonada por esse personagem tão sofrido!
ResponderExcluirBjs, Mi/Pers
Eu gosto da Câmara porque foi meu primeiro encontro. E o primeiro encontro com Potter é sempre mágico néh Mi, foi como encontrar pessoalmente com um amigo de um amigo que a gente ama só de ouvir falar.
ExcluirSabe que eu tenho implicância com os amigos do Tiago, acho feio o que eles faziam com o Severo. rsrs
Mas sofri muito com a morte do Sirius, achei que ele não devia ter morrido, era a única família que Harry tinha.
Eu já acho o terceiro menos emocionante que o segundo. Talvez o mais chato que tenha seja o 5, pq o harry tá muito rebelde sem causa kkk
ResponderExcluirAleska, agora o bastão está com você néh?!?! Essa foi minha ultima resenha do Especial, já to com saudades de falar do Potter.
ExcluirEu Amo Amo Amo Amo Harry Potter de mais da Conta!
ResponderExcluirAcho que o 3 foi mto emocionante, depois o 5... aaa todos.. rsrsrs
é uma pena que não tenha mais filmes
Thaís eu concordo amplamente com você!!! Uma pena mesmo!!!
ExcluirPARA TUDO! eu sou a unica pessoa no planeta que nunca leu os livros, nunca assistiu os filmes, e não tem interesse algum na serie? ;~~
ResponderExcluirRayme, não é não!!! Conheço várias pessoas que nunca leram e não morrem para ler! Tenho uma amiga que arrastei ao cinema para assistir um dos filmes e no final ela olhou para mim e disse: "Eu não preciso ler sete livros e ver oito filmes para saber do valor da amizade e que podemos vencer juntos qualquer desafio, desculpa amiga, mas eu não amo Potter!" Foi assim, frustrante!!!
ExcluirMas não se sinta só no mundo!!!
Muito bom! Eu li a Câmara Secreta depois de que já havia lido alguns outros. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban é um dos meus preferidos. Enfim, sou muito suspeita! Harry, Rony, Hermione e sua turma fizeram parte de muitos e muitos anos da minha vida (e continuam fazendo!)
ResponderExcluir*-*
Obrigada Malú!!! Que bom te ver por aqui, essa turma também faz parte de minha história!!!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirNossa, os livros da série Harry Potter foram os que fizeram amar a leitura. Lembro que eu era bem pequena ainda - em torno de uns 7 anos - quando um coleguinha de sala começou a ler e eu, mesmo sem saber do que se tratava, quis comprar o livro também. Amo essa série e até tinha começado a reler o primeiro livro mas tive que abandonar por falta de tempo. Quero muito ver os filmes de novo também!
Beijos.
É realmente incrível como esse bruxinho influenciou toda uma geração de leitores!!!
ExcluirJAci, foi por aqui que comecei a ler Harry Potter, e é meu livro favorito. Eu nem sei o que dizer pra explicar o que senti, toda o encantamento com Hogwarts que também me tirou da preocupação que vivia na época - estava no segundo colegial e já me preocupava com faculdade.
ResponderExcluirAcho que somos privilegiados por termos vivido em companhia dele. Deu saudades, de novo ;)
O Prisioneiro de Azkaban é o meu eterno preferido (acho que já te disse isso), e ele é especial justamente pelo Potter encontrar o Sirius. Por conta disso dá pra imaginar que o meu odiado é Ordem de Fênix. Acho idiota a forma como o Sirius morre.
ResponderExcluirBeijoZzz
Potter é fantástico né, que coisa começar pelo segundo livro rsrs, O que mais gosto é a Ordem da Fênix
ResponderExcluirbjos
Eu ainda não li nenhum dos livros Harry Potter, mas assisti a todos os filmes. Aliás eu os tenho em minha coleção. Espero poder ler os livros. Não tenho escolha por nenhum em especial, mas a última história eu gostei mais. Penso que ainda não será a última. A autora vai dar um tempo e depois retorna série, pois os fãs vão pedir mais.
ResponderExcluirSou totalmente viciada, apaixonada por HP!!
ResponderExcluirFaz parte da minha vida... :)
como praticamente todo mundo cresci vendo HP e tb como todo mundo amo muito tantos os livros como os filmes pq sem duvida nenhuma influenciaram minha infância, fala quem nunca quis jogar quadribol ou andar em hogwarts kkk , é uma das melhores sereis n importa quanto tempo passe ela ficará eternizada na mente das pessoas !
ResponderExcluir=D
Já sou mais crescidinha que a maioria da garotada que curti Harry Porter, mas nem por isso a idade me impede de me aventurar nesse mundo mágico. Vi todos os filmes, mas infelizmente, nunca tive a oportunidade de ler os livros, que para mim, são bem mais interessantes que os filmes,com mais detalhes e mais imaginação. Espero ganhar para entrar de vez nesse mundo mágico e de aventuras.
ResponderExcluirMinha filha ama estes livros,sempre assistimos os filmes.
ResponderExcluirLuciane Oppelt
Pra ler Harry Potter, não tem idade, impossível não se encantar pela magia dos livros. Amei o Prisioneiro de Azkaban, onde entram muitos personagens interessantes, como o Sirius Black que eu amo!
ResponderExcluirObrigada
Comecei a gostar de HP na 2ª série quando a professora passou a HP e a Pedra Filosofal, gostei tanto tanto, que comecei a assistir todos os filmes! Minha mãe ficou meio assim no começo, mas depois ela viciou tanto ou mais que eu.. família toda viciada em HP, HAHA. A história é fantástica, a riqueza de detalhes.. os personagens mega cativantes, até mesmo os secundários te fazem ama-los de tão incríveis.
ResponderExcluirApesar de muitas pessoas já terem lido esse livro, eu ainda não li, parece ser bem interessando assim como o filme.
ResponderExcluirApaixonada pela saga! Quero muito ganhar estes livros..
ResponderExcluirLuciana
Sou apaixonada por HP, muita pena mesmo não ter mais filmes.
ResponderExcluirFalta ler mais um livro, dificil escolher o favorito amei todos!
Adoro Potter! Gostei muito do seu especial!!
ResponderExcluirEsse especial esta bem legal, amo essas duas estorias, é legal ver eles crescendo e mudando, pra não prolongar vou resumir tudo em duas palavras Aranhas e Black hehe
ResponderExcluirbjos
Bem legal esse especial!! Um dos meus livros favoritos da série é a Câmara Secreta, já que foi assim que fiquei conhecendo Harry Potter e seu mundo!!
ResponderExcluirEstou adorando o especial. Super simples e direto! :D O prisioneiro de azkaban é o que menos gosto dos filmes!
ResponderExcluirNossa eles são muito show hem é tantos detalhes de que gosto que nem da pra falar
ResponderExcluirsó que é fã mesmo pra entender
quero muito olivro
Harry Potter e o Prisioneiro de Askabam é um dos meu preferidos... E eu também gosto do Snap... Ele pode ser rabugento e chato no começo da historia, mas no fim ele se revela como um dos heróis...E mostra para a gente, que não se deve julgar o livro pela capa, todos tem uma história e essa história nos define... E temos que lidar com as consequências de nossas ações, mesmo que não gostamos...
ResponderExcluirLivro que faz refletir sobre algumas coisas e que não foge a regra dos outros, no que tange a qualidade e amarração da trama.
ResponderExcluirO primeiro que li foi HP e o prisioneiro de Azkaban. É inclusive o único livro que tenho da série, e foi o que fez eu gostar da série. Eu já sabia mais ou menos como seria a história pois eu tinha algumas amigas que me contaram na época, mas mesmo assim não deixei de me impressionar.
ResponderExcluirNossa adorei o post,é muito bom relembrar e aproveitar para reler os livros e assistir os filmes,fazer uma maratona da saga de Harry Potter.Essas frases são inesquecíveis,maravilhosas,encantadoras...O mundo de Harry realmente virou febre mundial, os fãs ficavam na expectativa para os lançamentos dos livros e dos filmes.
ResponderExcluirCom certeza muitos Potterianos estão relembrando as aventuras,perigos,personagens,feitiços,até as aulas...
Na medida que lemos o segundo volume ficamos mais apaixonados por Harry,sua vida
Sempre tive um carinho pelo terceiro, não somente pela aparição do Sirius, mas porque Harry descobre ainda mais fatos sobre a morte dos pais. Harry com quedinha *-* pela Cho (eca).
ResponderExcluirA Cãmara Secreta gosto porque foi um nível bem diferente da Pedra Filosofal. O perigo do basilisco, Harry sendo "difamado". Para mim, foi um pontapé para o amadurecimento da série nos livros seguintes.