Resenha do livro " Dez Leis para Ser Feliz " de Augusto Cury - Editora Sextante

Ferramentas para se apaixonar pela vida 


Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, perdas e frustrações. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

Dez Leis para Ser Feliz oferece ferramentas essenciais para quem quer encontrar esperança na dor, força no medo e amor nos desencontros. Ser feliz é uma conquista e não obra do acaso.


Título: Dez Leis para Ser Feliz
 Autor: Augusto Cury
Editora: Sextante
Ano  2003  Edição 1
Páginas nº  198





"Em  Dez leis para ser feliz  vou apresentar princípios para que a vida se torne um grande show. Um espetáculo de felicidade e sabedoria.

Este livro é pequeno, mas o conceito sobre o que é a felicidade e os instrumentos para conquistá-la são profundos e desconhecidos. Eles são frutos de mais de vinte anos de pesquisa psicológica e psiquiátrica. As "dez leis" que comentarei democratizam a ciência, pois tornam acessíveis ferramentas para você explorar seu próprio ser... A decisão de usá-las para alcançar uma vida feliz e saudável é sua.

Permita-me tentar ajudá-lo. Se você é jovem ou adulto e gosta de aventura, aqui você a terá. Viajaremos para o fascinante mundo do nosso ser. Uma boa viagem." - Augusto Cury

Um livro pequeno, mas que contém um mundo de formas para vivermos felizes. Durante a leitura realmente tomamos conhecimento das aventuras  que vivemos dentro do nosso ser. Poderia estar abrindo o meu coração e detalhando quantas falhas cometo sem perceber. A vida é tão cheia de mistérios que por mais que eu diga que sou feliz ainda tenho muito que me educar para alcançar um padrão de qualidade de vida para poder dizer que sou  completamente feliz.

" A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno..." pg. 11

Entre as dez leis para ser feliz ressalto cinco delas que considerei importantes. Uma grande maioria  deveria rever  suas atitudes, pois na luta pela sobrevivência esquecemos de olhar para dentro de nós e extrapolamos os nossos limites. 

- CONTEMPLAR O BELO
"Contemplar o belo é fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos." pg 36
O simples fato de descobrir toda a beleza que está a nossa volta e poder amar os desafios da vida,  é um novo despertar para o Prazer de VIver com Bom humor e auto-estima.
- SONO REPARADOR
O sono é super necessário, pois ele renova a energia física e psíquica. O Sono é necessário para a saúde . Auguso Cury faz um alerta para os adultos: a insônia bloqueia a inteligência.
"Uma vida feliz começa com um sono feliz" pg. 44  

- EXERCÍCIOS FÍSICOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Criar o hábito de fazer exercícios regularmente e se alimentar bem é indispensável, mas sempre tem aquele compromisso, a correria para o trabalho, a falta de tempo, a preguiça e com isso vamos relaxando. 
"Todos fecham seus olhos quando morrem, mas nem todos enxergam quando estão vivos." pg 57

- TRABALHAR PERDAS E FRUSTAÇÕES
Lidar com as perdas e frustações porque todos passam nesta vida precisamos ter coragem e humildade.
"É ter consciência que a vida é uma grande escola, mas pouco ensina para quem não sabe ser um aluno..." pg 100

- INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
A vida só tem sentido se acreditarmos em uma força Superiorrespinsável pela criação da grandeza desse universo.  Todos tem que se conscientizar que independente da religião temos que acreditar em Deus e . agradecer  todos os dias pela nossa existência na terra.
"Os maiores enigmas do universo se escondem dentro de cada ser humano..."pg107

Um excelente livro que recomendo a todos que leiam e com certeza será um companheiro constante em sua estante.  Compartilhar dessa leitura me fez bem a alma.

Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. pg 120


avaliação 5

42 comentários

  1. Oi Irene!

    Achei o título pesado, "Lei" para "felicidade", mas enfim, o conteúdo segue os bons conselhos que deveríamos seguir para ter uma vida equilibrada, quanto a felicidade, ela já mora na gente, só que alguns não consegue encontrar este tesouro.

    Bella, tenha um dia luz!

    Bjão no coração! Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia,

      Feliz em te ver por aqui e veja como a felicidade está em cada momento de nossa vida.

      Falar em leis pode dar essa impressão, mas até na B´blia deu criou os "Dez Mandamentos".

      Beijos

      Excluir
    2. As Leis que regem os universos são os princípios da criação. Vigoram sobre nós por meio do princípio de causa e efeito gerando forças de ação e reação, afinidade/antipatia, atração e repulsão. Dá uma olhada em Kardec, Allan. "Livro dos Espíritos" ou "Ensaio para uma filosofia Espiritualista". Veja a III parte. Nela o autor buscou sintetizar todas as grandes questões que estavam em voga no seu tempo organizando-as em dez leis fundamentais: Lei de Adoração,Trabalho,Reprodução,Conservação,Destruição,Sociedade,Progresso,Igualdade,Liberdade e lei de Justiça/Amor/Caridade. Essas leis coroam a teoria espírita dando-lhe a base da significação ético/moral. Portanto, o que vemos em Cury é, na verdade, um desdobramento profundamente ligado à teoria espírita.

      Excluir
  2. Parece ser um livro bem interessante, ser feliz é complicado e depende de muito esforço, mas uma hora com certeza conseguimos!

    http://thegirlretro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma busca constante apesar de o fato de estarmos vivos, com saúde e sermos capazes de amar já é uma felicidade.

      Obrigado pelo comentário!

      Beijos

      Excluir
  3. Já li alguns livros do Augusto Cury e gostei.

    A sua escrita é bem fundamentada e nos levar a refletir em muitas coisas.

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito do Augusto Cury Glagys.
      Já li alguns livros e pretendo estar postando mais resenhas sobre suas obras.

      Beijos

      Excluir
  4. já li alguns livros do Augusto, mas esse ainda não
    tenho que dar uma olhada, pois acho que meu pai tem ele ;o
    parece ser muito bom mesmo, e os livros dele são tão pequenininhos que dá pra ler numa sentada né? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade Rayme. São livros pequnos com um grande conteúdo.

      Beijinhos

      Excluir
  5. nunca li nenhum livro deste autor, mas acho que se eu ler vou gostar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara tenho certeza que vai ficar fã e querer ler todos.

      Beijos

      Excluir
  6. Irene, eu tenho um pé atrás com o autor e livros de auto ajuda, mas minha mãe adora. Para quem consegue se conectar com livros do gênero, Cury é leitura obrigatória.

    Bela resenha ;) Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano também não sou muito de ler auto ajuda, mas digo que Augusto Cury é uma exceção. Depois que li O Vendedor de Sonhos fiquei apaixonada pela história pelo autor e a forma como nos ensina através dela.
      Sempre bom te ver por aqui.

      Beijos

      Excluir
  7. Respostas
    1. Obrigado Pamela pela visita e comentário. Leia sim que vais gostar muito.

      Excluir
  8. Gosto muito dos livros do Augusto Cury, ele com certeza honra a literatura brasileira. Com certeza esse é um livro pra se ter na estante, e mês em mês reler, você nunca enjoa e relembra o que importa na vida. Adoro a forma reflexiva e psicológica que o Augusto Cury escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kakuana você disse tudo! Estamos juntas com relação a Augisto Cury e suas obras.

      Obrigado pelo seu comentário!

      Excluir
  9. amei, quero ler, adoro os livro do augusto, só li um mas gosto

    ResponderExcluir
  10. Aline
    Quantos livros ler do Augusto Cury serão quantos vai gostar.

    ResponderExcluir
  11. Irene esse eu tenho na minha estante. Foi presente da Rosalia. Apesar de ter lá meus perrengues, meus contra com auto-ajuda, gosto do Augusto Cury!

    Já li outros livros dele e pasme esse livro que a Rosalia me deu não é o único dele que está na minha estante. Talvez em todos os gêneros hajam bons e maus autores, por isso leio de tudo até suspense e romance policial podem dar uma boa história.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Augusto Cury é pra mim o mais esplendido escritor no que se trata de desvendar o ser humano, todos os seus livros fazem daqueles que leram, exploradores do seu próprio ser. Desde meu primeiro livro do autor eu não resisto mais aos seus livros, sempre acabo me descobrindo mais e mais, acho que me tornado uma pessoa melhor e mais focada. Aposto que esse livro ensinará a quem quiser aprender muitas lições para buscar cada vez mais a alegria interna e individua.
    Parabéns, como sempre o blog vem com ótimas dicas e eu estou adorando.

    PS: acabei tendo que apagar meu post anterior estava sem óculos, ficou faltando várias letrinhas, nessas horas que vejo como sou cega.

    ResponderExcluir
  14. Esse tipo de livro nos ajuda a viver melhor.Já quero.bjs

    ResponderExcluir
  15. Augusto Cury é um grande símbolo da literatura não-ficcional brasileira da atualidade!

    ResponderExcluir
  16. Muitas vezes sabemos o que é preciso p/ sermos felizes, mas com o corre-corre do dia-a-dia acabamos esquecendo e esse livro traz à tona os passos p/ que nossa caminhada seja mais feliz.

    ResponderExcluir
  17. Adoro ler livros desse segmento, pois faz com que eu pense melhor em tudo que faço na minha vida e pra minha felicidade, e dos que convivem comigo .
    Por isso participando do sorteio .

    ResponderExcluir
  18. Concordo com a Bia, a palavra "Lei" ficou um pouco pesado no título. Não se tem leis para ser feliz, tem-se sugestões, conselhos, algo do gênero. Ser feliz é mais um estado de espírito, estar em paz consigo mesma e com os outros, conviver bem com a natureza, com os animais e principalmente, ter uma fé e dela prover o seu bem estar.
    Gostei da apresentação do livro, embora eu não aprecie muito livros de auto-ajuda. Mas vou ler o livro e as sugestões da autor.

    ResponderExcluir
  19. Já li livros do Augusto Cury e gostei bastante. Este também parece ser ótimo.
    Adorei sua resenha, o modo coo escreveu foi maravilhoso. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  20. Louca pra ler esse livro.
    Sempre gostei dos livros de Augusto Cury.
    Muito bom a resenha, mas gosto de ler depois de lido por aqui! Assim posso comparar as opiniões e concordar ou não.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  21. interessante, pretendo ler

    ResponderExcluir
  22. Ler Augusto Cury é sempre um aprendizado! Quero ler em breve

    ResponderExcluir
  23. Parece ser bem filosófico. Não sei se o livro é meio 'auto-ajuda', tenho pavor a este tipo de literatura, mas achei interessante. Ter alegria é muito fácil, é passageiro... a felicidade exije muito tempo, é uma construção, por isso é sempre bom aprender/ler sobre. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  24. Achei interessantíssimo!!! Parece ser uma auto-ajuda superbacana, que nos faz aumentar a auto-estima e etc... Muito bom! Preciso lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, já ouvi muito falar desse livro e estou louca pra ler! :D

    ResponderExcluir
  26. Eu já sou uma apaixonada pela vida. Acho que o livro só vai confirmar meus sentimentos. Beijim! :)

    ResponderExcluir
  27. Fiquei apaixonada pelas citações! Deve ser uma leitura bem edificante, quero lê-lo!

    ResponderExcluir
  28. Os fragmentos não negam, parece mesmo um livro de muito aprendizado e encanto. A resenha me deixou querendo um tanto mais. Vai pra lista de leituras do próximo ano.^^

    beijo

    ResponderExcluir
  29. Sempre escutei comentários ótimos sobre Augusto Cury e seus livros, mas infelizmente nunca tive a oportunidade de ler algum livro dele, espero que esse seja o primeiro que eu possa ler :D

    ResponderExcluir
  30. Já dei 2 livros de presente do Augusto Cury, todos porque minhas amigas pediram mas nunca tive oportunidade de ler. Espero ganhar e gostar do trabalho dele.

    ResponderExcluir
  31. os livros de augusto cury são realmente incriveis, mas um dos meus preferidos é nunca desista de seus sonhos, e digo que quem tiver a oportunidade de ler, leia, irá gostar muito!

    ResponderExcluir
  32. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...