Resenha do Livro " Os Mistérios da Coroa de Nancy Bilyeau - Editora Arqueiro





No século XVI, a Inglaterra vive tempos turbulentos: em 1534, o rei Henrique VIII rompe com o Vaticano e funda a Igreja da Inglaterra, dando início a uma série de conflitos religiosos.
Ao fugir do claustro e deixar para trás sua pacata vida religiosa, a noviça dominicana Joanna Stafford, uma mulher que jurou servir a Deus, se vê arrastada para uma sórdida rede de mentiras, intrigas políticas e traições cujo objetivo é usurpar o trono inglês.
Entre a devoção e o pecado, ela vai precisar se submeter às ordens do astuto bispo de Winchester, um homem traiçoeiro que tem sede de poder. Para garantir que seu pai continue vivo, a noviça aceitará ser espiã no priorado em que fez votos, onde está escondida uma coroa tão poderosa que pode pôr fim à Reforma Protestante na Inglaterra.
O bispo conhece todas as lendas a respeito da relíquia, inclusive a de que estaria amaldiçoada, mas mesmo assim ele deseja usá-la, pois acredita que seus poderes místicos lhe ajudarão a destruir seus inimigos e a governar o país.
Armada com determinação e coragem, Joanna confronta os traumas do próprio passado enquanto tenta concluir sua missão. Mas, quando ocorre um terrível assassinato, ela descobre que o priorado em que vive não é mais um lugar seguro.
Ela resolve, então, deixar novamente a clausura e procurar a coroa em outros lugares. Acompanhada do jovem frade Edmund, Joanna visita castelos suntuosos e locais sagrados, como Stonehenge e a Abadia de Malmesbury, em busca da relíquia e de salvação para si mesma, sua família e o modo de vida sagrado de sua ordem religiosa.



Os Mistérios da Coroa
Autora: Nancy Bilyeau
Título Original: The Crown
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Páginas: 384
Formato: 16 x 23 cm

avaliação =4

Na Inglaterra dos anos 1530, os dissidentes religiosos e os condenados por traição eram brutalmente torturados e executados. Quis o destino que Lady Margaret Bulmer tivesse o mesmo fim. Uma das líderes das rebeliões do norte do país contra o rompimento do rei Henrique VIII com a Igreja Católica, a nobre foi queimada em praça pública.

Ao saber que sua prima enfrentaria a morte na fogueira, a noviça Joanna Stafford desafia a rígida regra da clausura e foge do Priorado de Dartford para assistir à execução e reivindicar o corpo, a fim de lhe dar um enterro digno.
Para sua surpresa, Joanna reencontra o pai, que tinha ido até lá no intuito de ver Margaret. Mas pai e filha são acusados de interferir na justiça do rei e acabam presos e levados à Torre de Londres, local notório por seus episódios sangrentos.

Após dois meses sendo interrogada, a noviça recebe a visita do bispo de Winchester, que a chantageia. Para salvar o pai, ela aceita ser sua espiã e procurar no priorado por uma antiga relíquia – a poderosa coroa de um rei saxão.

Em meio à dissolução dos mosteiros ordenada pelo rei, a busca de Joanna se transforma numa perigosa jornada, que leva a jovem a se questionar até onde estaria disposta a ir para defender os antigos costumes que tanto valoriza e que dão sentido à sua vida.

Eu sempre gosto de iniciar uma resenha colocando o resumo que a editora utiliza como divulgação, mas às vezes o resumo conta quase toda a história do livro, como é o caso deste. Ficamos com a mesma sensação de assistir a um trailer, que conta tudo sobre o filme. E ao assistirmos ao filme, podemos perceber que contaram (ou mostraram) as melhores cenas no trailer. E ficará ao cargo do leitor descobrir se isto foi ou não realizado. Entretanto a base de uma resenha é a análise crítica do leitor / resenhista, E como diz a música dos Ramones: Hey ho, let’s go!

Ao ler o resumo, o leitor poderá se sentir atraído pelo tema, mas ficará sempre com aquela pergunta na mente, será que o livro é bom? Bem, se você gosta de romance que utiliza fontes históricas, tramas conspiratórias, relíquias sagradas e mistérios eclesiásticos, com um clima de O Nome da Rosa de Umberto Ecco e A Conspiração Franciscana de John Sack, com certeza você irá gostar! Senão, mesmo assim poderá dar uma chance a Nancy Bilyeau, em seu livro de estréia, que não irá se decepcionar.

Joanna é uma personagem intrigante e enquanto vamos lendo suas desventuras e descobertas, vamos aos poucos nos envolvendo na teia de intrigas que ela se encontra, e torcendo pela personagem que possui todas as qualidades de uma heroína romântica moderna. O que não compromete a fidelidade histórica, já que entre as poucas mulheres do período que poderiam ter acesso à educação, encontravam-se na nobreza e no clero, e Joanna pertence às duas.

A linguagem do livro é bem acessível e não torna a leitura um texto acadêmico como algumas obras com a mesma temática. Apesar de Henrique VIII ser um personagem emblemático na história mundial, o seu período pode não ser de total conhecimento do leitor, e uma pesquisada no período, não é algo obrigatório para o entendimento do livro, mas ressalta a qualidade da pesquisa histórica do período feita pela autora.

No fim, são revelados os mistérios principais e algumas surpresas são apresentadas que explicam a atitude de certos personagens, o que fornece uma coesão no texto.
Um bom livro, mesmo com o trailer mostrando as principais cenas você ainda pode surpreender-se com o final.


26 comentários

  1. Olá!!

    Eu gostei bastante desse livro, principalmente por envolver tantos detalhes históricos. -rs

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando eu faço a resenha gosto de dizer sobre o que é o livro em minha opinião, as vezes discordo totalmente de quem fez a sinopse oficial, as vezes não... E claro adoro divagar a respeito de temas, personagens e derivativos... Enfim, não sou muito fã de mistérios, suspense e derivados, mas curto um texto histórico, ajuda a montar aulas e diverte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre escrevo a minha opinião sobre o livro, não há como fazer o contrário, entretanto sem determinar exatamente sobre o quê o livro se trata, fica difícil para o leitor situar-se. Por isso, como disse gosto de utilizar a sinopse oficial. Que serve ao mesmo tempo de orientação e como estímulo para a aquisição do livro. Os romances históricos são excelentes, mas devemos sempre lê-los com muito cuidado, pois como tratam-se de ficções, o autor possui a liberdade para introduzir ou retirar elementos importantes no entendimento ou mesmo nos acontecimentos da História. Mas são fontes interessantes na utilização em sala de aulas, assim como os filmes.

      Excluir
    2. É verdade que o autor tem liberdade para criar coisas que vão além quando escreve ficção. Acho legal isso, tem gente que se recente por ler um romance histórico e ver coisas que não são características daquele período e esquece que romance não é dissertação e tese.

      Excluir
  3. Amo livros que sejam ricos em história.
    Vou atrás kk

    Semana boa
    Debby :)

    ResponderExcluir
  4. sou péssima em história e não gosto de livros neste estilo. sempre me sinto perdida por não conhecer direito sobre o que se trata :(
    apesar de ter uma leitura fácil, como você falou, acho que não iria conseguir ler ele :S

    ResponderExcluir
  5. Gostei. Adoro livros com fundo histórico, e pela resenha, que está ótima, me interessei bastante. Vai pra lista!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Gosto de temas históricos, mas quando envolve fantasia e sobrenatural perco o interesse...

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem que esse livro não está no topo de minha lista de desejados, porém gostaria mesmo de ler ele. Toda esse contexto histórico me fascina.

    ResponderExcluir
  8. quando leio resenhas com temas históricos eu já fico curiosa. Sempre acabamos por aprender mais alguma coisa, algum fato que desconhecíamos, alguns lugares que nem pensávamos que existiu ou existe. Fico tão fascinada que entro de cabeça na leitura e só paro quando vejo o final. Meio louco, não? Mas é assim que sou. Gostei imensamente sinopse e mais ainda da resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Esses livros não fazem mto o meu estilo,mas pra quem gosta é um prato cheio.Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, esse livro tem tudo o que me atrai, história antiga, principalmente medieval, uma mulher forte que está alem de seu tempo, maldições incrustadas em riquezas.
    Quando você mencionou então o livro "O nome da rosa", ficou decido que realmente deve ser um livro fantástico, por o outro foi magnifico.
    Outra coisa que me agradou foi a capa, me lembra meus queridinhos de Dan Brown, que apesar de se passarem em dias atuais, sempre remetem a conspirações, passado. Eu amo todos.
    Ótima dica de leitura, tenho certeza que não vou me arrepender.

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante de livros assim,que tem um pouco da história.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não li Nome da Rosa de Umberto Ecco e nem A Conspiração Franciscana de John Sack, então fiquei curiosa para ler este livro, quem sabe eu goste, não é o meu gênero predileto, mas costumo ler para mudar um pouco.
    Bjs,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  13. Livro interessantíssimo da Arqueiro!

    ResponderExcluir
  14. Parece bem interessante, adoro mistérios. E um toque de fatos históricos é bom, pois relembramos ou aprendemos algo.

    ResponderExcluir
  15. não é a toa que pretendo estudar História haha

    ResponderExcluir
  16. Me parece incrível...quero ler muito em breve

    ResponderExcluir
  17. Parece ter um enredo bem interessante e envolvente. Sempre gostei de livros que descrevessem minuciosamente momentos hostóricos, adoro ver o real na ficção, e a literatura me proporciona isto com maestria. Fiquei curiosa pra ler o livro, hein. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Bem do tipo de livro que te prende a atenção o tempo todo, ainda não o conhecia, vou lembrar desse título, mais um pra lista de leituras do ano que vem. ^^

    ResponderExcluir
  19. Adorei o enredo,querendo mto ler.Bjs

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha! Misturar fatos históricos com ficção, em alguns casos, conduz a um bom livro. É o que diz a resenha.

    ResponderExcluir
  21. Estou super ansiosa para ler o livro.Gostei muito da resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros de mistério, ótimo para se chegar ao prazer literário.

    ResponderExcluir
  23. adooro esse estilo de livros, deve ser ótimo, estou ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  24. muito bem redigida sua resenha, e foi a partir dessa que me interessei pelo livro, pois caso contrario não leria!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...