Resenha do livro " Ivanhoé " de Walter Scott - Editora Madras



Sinopse

Um clássico da literatura mundial, a obra-prima de Sir Walter Scott. "Ivanhoé" é uma estória do qual todos já ouviram falar. A saga do cavaleiro negro, os Templários e as Cruzadas. Uma história de amor, guerra e honra.



Edição: 2147483647
Editora: Madras
ISBN: 8573746327
Ano: 2003
Páginas: 360







 Ivanhoé e a minha Idade Média sonhada
 

A Wikipédia tem uma definição interessante para o Ivanhoé, ela diz que:

"Ivanhoé é um romance do escritor britânico Walter Scott, publicado em 1819. Narra a luta entre saxões e normandos e as intrigas de João sem Terra para destronar Ricardo Coração de Leão. Primeiro romance de enredo histórico. O livro, que conta a história de um cavaleiro da época em que João Sem-Terra havia usurpado o trono do irmão Ricardo Coração de Leão, deu origem a um seriado de televisão, filmado em 1958 e 1959, e exibido no Brasil na década de 1960, cujo personagem principal era interpretado por Roger Moore".

Bem, eu não tenho uma definição melhor, mas Ivanhoé é um pouco mais que isso, reza a lenda que Walter Scott foi o criador do romance histórico, esse gênero que nos encanta até hoje... Inclusive nosso igualmente clássico José de Alencar me lembra muito os escritos de Scott, e Ivanhoé é um clássico que merecia bem mais que um paragrafo na Wikipédia! 

É um trabalho lindo, a partir dele a moderna identidade inglesa começava a ser construída discursivamente, ele narra em suas linhas mais do que as venturas e desventuras do caveleiro deserdado e sim as venturas e desventuras dos que romanticamente falando formariam o povo inglês.

Carregada de romantismo, dos ideais da época em que foi escrita e antes de falar da Idade Média dos homens e mulheres dessa época eu acho que Ivanhoé fala do século XIX e de como a Idade Média era vista nessa época. Ajuda a entender porque esse povo se sentia o último biscoito do pacote, os donos de todos os dons morais e intelectuais, prontos a levar civilização e ordem para os quatro cantos do mundo, se já eram capazes de tão grande nobreza durante os idos tempos medievais o que se diria de suas capacidade durante o glorioso século XIX?

Mas quando eu li Ivanhoé aos nove anos em uma versão adaptada cheias de ilustrações do tipo tapeçaria medieval eu nem sonhava com essas ideias e ele era meu livro favorito e eu adorava todos os personagens, o Cavaleiro Deserdado, tão nobre, o Cavaleiro Negro, Ricardo Coração de Leão, Robin dos Bosques e até aquele cavaleiro templario Brian Gilbert.

Eu imaginava a Idade Média a luz de Ivanhoé, um tempo que se lutava em nome de Deus, da Honra e do Rei, era meu mundo ideal, o mundo dos sonhos dos meus sonhos infantis com homens e mulheres nobres vencendo o mal, ganhando as batalhas no último momento... Um mundo onde o fraco justo vence o forte injusto, onde a pelica vence o aço.

Meu personagem favorito era a júdia Rebeca, ela era apaixonada por Ivanhoé que por sua vez morria de amores por uma loira aguada, a Lady Rowena, mas nem por isso Rebeca deixava de auxiliar Ivanhoé. Uma mulher a frente de seu tempo, nobre, justa, inteligente, destemida, reflexiva e termina solteira, voltando para Jerusalém para trabalhar como enfermeira dos cruzados feridos... Mil vezes aff... Mas, nem por isso Rebeca deixa de ser "A MELHOR!".

Ah, outro personagem pelo qual eu nutria um amor meio que recalcado era Brian de Bois Guilbert, inimigo mortal de Ivanhoé, eu não achava ele muito nobre, justo, ou coisas do gênero, mas eu gostava dele porque ele reconheceu o valor de Rebeca, era apaixonado por ela, mesmo sendo um Cavaleiro Templario... Algumas vezes ele pisa na bola geral, mas ainda assim tem um chame e tanto \o/. 

Foi doloroso quando meu professor de história chato, ranzinza e marxista esclareceu a todos nós que durante a Idade Média os nobres cavaleiros de nobres não tinham nada, que eles não tomavam banho, exploravam os camponeses e viviam uma vida de fartura e opulência enquanto os camponeses sofriam a amargura do frio, da penúria e da fome, morrendo de velhice antes dos 30, morando em taperas, vivendo oprimidos e que mesmo as mulheres nobres não passavam bons bocados não... Vigiadas, normalizadas, punidas, Rebecas não teriam sobrevivido ao fogo ou ao claustros. Ele acabou com minha Idade Média em três tempos e tchau para meu castelo medieval onde Brian de Bois Guilbert se redimiam e viviam felizes para sempre com Rebecas que deixavam de ser otárias.

Eu lembro bem dessa aula que provalmente meu professor esqueceu na multidão de aulas que ele já deu. Nessa época fiquei com a impressão de que a História é uma dama muito cruel e que não existe compaixão no coração dela, rsrsrs... Hoje já sei que a História não é uma dama cruel, é apenas melancolica e cansada., afinal se detem na tentativa de compreender um mundo que nunca foi um lugar fácil de se viver, não existe Idade de Ouro e Gloria para a História.

Mas, afinal o que é a Glória para que eu a deseje néh? Como já questionava a minha sempre querida Rebeca de seu longínquo lugar em uma Idade Média sonhada, ou mesmo da pena de um autor sonhador do século XIX: 

"- Glória?... É ela a ferrugenta armadura pendendo sobre o esquecido e triste túmulo do guerreiro? A inscrição apagada que o monge mal sabe traduzir para o peregrino que o interroga? Serão estes os prêmios, correspondentes ao sacrifício de todas as afeições, para se viver uma vida de sofrimento, fazendo os demais sofrerem? Ou será que há tanto mérito nas toscas limas dos bardos errantes, para se porem de parte amores, afeições, paz e felicidade, para nelas se ser mencionado por menestréis vagabundos, cantando-as em tavernas para os bêbados?"


Publicada originalmente em:
http://www.skoob.com.br/estante/livro/17132150





 
5 livrinhos

19 comentários

  1. OI Meninas

    Tem um selinho pro teu blog lá no meu blog
    http://debbyeuamominhavida.blogspot.com.br/2012/12/campanha-de-incentivo-leitura.html

    Espero que goste
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  2. este não é o tipo de livro que me atrai muito, mas a resenha sua ficou encantadora!

    ResponderExcluir
  3. Realmente já ouvi falar muito desse livro, mas não é o gênero que eu gosto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse é um livro importante, mas nem todo mundo gosta de livro de época... Mas se um dia vc acordar e tiver vontade de ler esse me conta!

      Excluir
  4. Não gostei muito mais achei a capa bem legal!

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Layse tem ideias que a gente curte muito, tem ideias que não.... O que seria do azul se todos gostassem apenas do verde???

      Excluir
  5. Não conhecia esse livro. É bem interessante, ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Gladys, é fantástico, ele é o pai dos romances históricos, quem gosta do gênero corre o risco de se encantar com Ivanhoé.

      Excluir
  6. Não me chamou a atenção,porem como sempre a sua resenha é sempre bem clara.Bjs

    ResponderExcluir
  7. é interessante esse livro, já que envolve diversos gêneros em uma historia só, acho que irei ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito interessante mas quem é o narrador não consigo identifica lo?

      Excluir
  8. Leia "Linha do tempo" (quase nada a ver com o filme que originou) e mande aquele teu professor de história ir catar coquinho. abraços! twitter @devenetta

    ResponderExcluir
  9. Estava assistindo uma das inumeras versões em filme do Classico Morro do Ventos Uivantes..e la vi uma das personages lendo Ivanoe botei no google achei a wilipedia mediocre e estou cá lendo sua maravilhosa resenha. Parabens.,,,me convenceu de incluir Walter Scott nos meus propósitos estudos de literatura clássica da lingua inglesa junto com Melville, Conan Doyle e outros,

    ResponderExcluir
  10. Ai meu Deus, estou prestes a fazer um seminário e tenho q falar sobre este livro. Nenhum dos sites q eu visitei conseguiram me esclarecer a história muito bem e esse texto me ajudou muito! Obrigada mesmo, parabéns pelo jeito descontraído de falar sobre a obra!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...