Resenha do livro "Sem Perdão" de Márcia Paiva - Editora Baraúna

Sinopse
Mayara vive em uma comunidade onde a lei do tráfico impera. Em um assalto à banco seu irmão é morto por ser um policial e ela é acusada de acobertar sua profissão.Só havia uma única opção: Fugir! Ela foge do cativeiro levando consigo um PM que foi sequestrado por engano.Na fuga ele a faz prometer que procuraria o Capitão Lopes para que eles a ajudassem. Maia sabia que ninguem poderia ajudar. Ela concorda com o rapaz achando que nunca mais o veria. Sem ter para onde ir acaba vivendo nas ruas do centro velho de SP. Mas nem tudo é desgraça em sua vida. Nas ruas conhece Estela, Sapo e andrezinho eles dão proteção e segurança a ela. Com o passar das semanas Maia quase esquece que é procurada pelos traficantes até começar a aparecer corpo de jovem pelo centro velho..




Autor(es) Márcia Paiva
Editora: Editora Baraúna
ISBN: 9788579234699
Edição: / Ano: 2012
Páginas: 343




Recebi o livro Sem Perdão da Márcia Paiva através do Book Tour que foi organizado em seu blog Segredos que Ferem. A chegada do livro em minhas mãos era para ter sido há alguns meses atrás, mas devido a alguns contratempos de percurso acabou chegando em janeiro. 

É um Romance Policial que te prende desde o início até o fim. Conta a história de Mayara que vive em uma comunidade na Zona Leste de SP. Desde criança convive com os confrontos entre traficantes e policiais com tiroteios intermináveis. Quantas vezes ela, ainda menina, tinha que ficar deitada de mãos dadas com seu irmão Rafael até que tudo se acalmasse. Rafael e Maia contavam com o apoio do pai e do amigo Antunes. Sua mãe – Marta – os abandonara para ser uma das mulheres do chefão.

“A brincadeira das crianças era roubar carros e matar seus ocupantes. Os mais velhos que já caminhavam para o tráfico, ensinavam os mais novos o linguajar, como abordar as vítimas e principalmente manusear armas. Nunca era permitido se passar por policial. Essa era a primeira lição que aprendiam.”
O comando do tráfico e que ditava as regras na comunidade era conhecido como Daniel, o rei – temido por todos. Rafael vivendo nesse meio e indignado com esse tipo de vida disse para sua irmã que seria um Policial para defender a lei e prender pessoas como o Daniel. Pedia a Maia que guardasse segredo, pois ninguém poderia saber disso senão estavam mortos.

Rafael se torna um policial e avisa a Maia que muito em breve deixariam de viver no morro. O pai deles falecera e ele estava vendo um apartamento em um condomínio de militares. Ela estava com 17 anos e sempre gostou de tocar violão e cantar. Além de estudar ensinava violão para as crianças da comunidade e sabia que ia sentir muito deixá-las, mas uma nova vida a esperava.

Enquanto isso o Tenente Guedes, policial que atuava no grupo ROTA, teve um problema no seu carro. Residindo no condomínio de militares acabou pegando o carro do Capitão Lopes que estava de folga. 

Infelizmente vários acontecimentos transformaram a vida de Maia em um pesadelo. Seu irmão acaba sendo morto em um assalto a banco por um dos capangas do Daniel que descobriu o segredo que guardavam. Antunes a alertou deixando com ela uma arma para usar em sua defesa.

Os traficantes haviam pego por engano o Tenente Guedes e foi espancado brutalmente para dizer quem era, mas seria difícil tirar alguma declaração da parte dele.

Acabou Maia sendo levada para o mesmo quarto onde estava o Tenente já sem forças de tanto que apanhou. Estavam sendo vigiados por Tom Tom que tentou abusar dela, mas acabou sendo morto pelo Tenente com a arma que estava com Maia.Havia uma passagem secreta abaixo da banheira que seu pai havia contado. Conseguiu empurrar a banheira e arrastar o Tenente levando-o até a saída onde conseguiram escapar.

O Tenente Guedes pediu que ela procurasse o Capitão Lopes que ele iria ajudá-la. Ele foi deixado no Hospital em um estado deplorável e Maia fugiu indo morar na rua onde conheceu Estela, o menino André e Sapo. Eram boas pessoas que a ajudaram. Coisas estranhas estavam acontecendo nas ruas e ao saber de sua história Estela a convence procurar pelo Capitão. 

O tenente Guedes recuperou-se e o que mais queria era poder encontrar Maia, mas as notícias que chegavam era de que ela estava morta. Ele não acreditava e o que mais queria era ajudar a Maia, a jovem que tinha salvo sua vida. Ele era um solteirão, o "bebê" da mamãe que não via a hora dele se casar e dar um netinho. 

Acho se continuar acabo contando a história toda, mas o importante é que Maia consegue chegar até o Capitão Lopes, vai morar na casa do Tenente Guedes dizendo para todos ser sua sobrinha. Dentro do condomínio de militares ela está protegida enquanto a polícia tenta montar um esquema para pegar o Chefão Daniel.

Maia e o Tenente começam a se gostar, mas é um relacionamento quase impossível. Muitas coisas vão acontecer colocando em perigo a vida de Maia. Preparem-se que muita adrenalina vai rolar, muita tristeza, muito choro, muita crueldade e digo que neste mundo sem lei, não existe perdão.

"Ouvia o barulho das hélices de helicópteros. Muitos policiais subiam pelas escadas. Eu fiz o caminho inverso sem olhar para trás. Não enxergava nada. Meus olhos estavam marejados de lágrimas que não demoraram a cair. Os homens me davam passagem sem fazer perguntas. Passei pelos meus amigos que me acompanharam nas vigias por vários meses. Eles sabiam de minha história, sabiam como a  amava e notei que não era só eu que chorava. Isso me emocionou mais ainda. Agora meu choro era doído, eu ouvia o som agonizante da minha dor sair da minha própria boca. Ganhei a rua e continuei a caminhar. Não conseguia parar. Só pensava o que seria da minha vida sem ela. Toquei a aliança e a beijei. O Capitão e o Tenente Campos me alcançaram fazendo eu parar e me abraçaram."
 
A capa que nos cativa com uma encadernação de qualidade que já e marca registrada dos livros da Editora Baraúna. Durante a leitura encontrei alguns pequenos erros gráficos o que necessita de uma pequena revisão, mas nada que prejudique a leitura. Sem Perdão é um livro mais do que recomendado e só tenho a tecer elogios a autora Márcia Paiva por este livro que tem tudo para virar um filme de sucesso de bilheteria e eu torço para que isso aconteça logo.
   
Irene
Irene Moreira  é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.Conhecida na blogosfera como a M@myrene .

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

13 comentários

  1. Oii!!
    É um livro que leria já pela capa ^^
    A história também parece ser bem forte, espero ter a oportunidade de ler em breve! ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de capas com pessoas, mas essa ficou bem bonita, eu gostei.
    Adorei sua resenha, já deu pra ter uma ideia boa do livro. Achei o tema interessante e forte, e uma pitadinha de romance parece ser bom sim. Ainda não tinha visto nada da autora. Gostei da história se passar na Zona Leste de SP.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia este livro, mas agora está na minha lista graças a sua resenha que ficou muito boa!
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  4. nunca ouvi falar nem do livro nem da escritora, mas parece ser um livro muito bom!
    gostei do tema escolhido por ela!

    ResponderExcluir
  5. Sempre boas sugestões.

    Bom fim de semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Irene, parece uma história bastante envolvente, e a capa é de bastante bom gost, então chama ainda mais a atenção. Me lembrou um pouco a vibe da Novo Conceito, de capas com pessoas, gostei ;)

    Bela resenha, viajei pela história com ela ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esta capa é linda, nunca tinha visto esse livro, mas já gostei! ahaha

    ResponderExcluir
  8. Oi Irene!

    Uauu viajei na sua resenha.É como ler o livro novamente. Quero agradecer pelo carinho e pela sinceridade. Adorei saber que vc gostou da história. Valeu por sua participação no tour. Grande beijo pra vc e seu seguidores.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto esse livro e sempre tive a curiosidade de ler.
    Sua resenha ficou muito boa e gostei bastante.
    Me deu mais vontade de ler o livro agora!!!

    ResponderExcluir
  10. Caramba! Deve ser um livro bem intenso! Curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha é o tipo de livro que gosto de ler, estou ansiosa para ter a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  12. A historia do livro é boa, eu leria sem problemas, mas se fosse comprar pela capa isso nao iria acontecer

    ResponderExcluir
  13. Eu já falei pra Márcia Paiva que esse livro devia virar uma série da Globo ou de um Netflix pois tem muita ação, amor e ódio. Muito realista da vida de quem vive em uma cidade grande! Parabéns pela resenha que faz um trailer perfeito do que se passa no livro! Desejo sucesso a este trabalho!
    Abraços!
    Edmundo

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...