Cine Saleta # Livros que viraram filmes: Coraline e Stardust de Neil Gaiman by Pandora


by Pandora

  
Quando o livro vira filme não há consenso, alguns leitores amam, outros odeiam e uns terceiram fica ali no território do meio termo.

Eu, apesar de algumas vezes implicar, confesso que gosto muito de ver meus personagens ganhando vida na tela e encantando até mesmo pessoas que jamais os veriam de outra forma... Claro, nem sempre a forma como eles chegam a tela me agrada, mas sempre a forma como eles vão para a tela me dão a oportunidade de falar sobre eles.

Então quando a Irene me disse que eu poderia escrever sobre livros que viraram filmes, ou filmes inspirados em livros, vibrei, pulei e por fim lembrei de Coraline e Stardust do meu amado e querido Neil Gaiman, autor que ficou mundialmente conhecido por ter escrito em quadrinhos Sandman no qual ele mistura referencias vindas da mitologia grega, mitologia judaico-cristã, psicanalise e Shakespeare para criar uma nova interpretação para a ordem da vida na terra.

Em síntese, deve até existir nerds que não gostam de Gaiman, mas eu ainda não encontrei nenhum deles.
Agora indo do autor as obras, comecemos por Coraline nós vamos encontrar a história de uma menina que se mudar para uma casa antiga com vizinhos exóticos e um passagem para outro mundo que a principio parece bem melhor que o seu, mas se revela assustador e perigoso. É uma história na qual Gaiman dialoga com clássicos da literatura como "As crônicas de Narnia" e "Alice no país das maravilhas".

O livro tem um toque sombrio, reflexivo e um final perfeito e a animação inspirada no livro não ficou para trás "Coraline e o Mundo Secreto". A animação é linda, colorida, não subestima a inteligencia das crianças e, na minha opinião, nos deixa com vontade de ler o livro, eu por exemplo só li o livro porque me apaixonei pelo filme.

Se o filme Coraline me agradou completamente, o mesmo já não posso dizer de Stardust: O mistério da estrela, livro no qual Gaiman conta como Tristan Thor, morador de um povoado distante de Muralha situado em uma Inglaterra do tempo da infância da Rainha Vitória vai descobrir os mistérios que existem além da nossa vã filosofia no mundo do outro lado da Muralha.

Stardust é um conto de fadas adulto com direito a unicórnios, bruxas, fadas zombeteiras, princesas encantadas nada doceis, barcos voadores, árvores falantes e uma estrela de personalidade forte capaz de encantar qualquer pessoa. Eu já reli Stardust no minimo umas três vezes, é o tipo de história que não se esgota em uma primeira leitura e mal você acaba a primeira página já sente saudades de todos os personagens e do universo maravilhoso no qual a história acontece, o tipo de história que faz você pensar: "E se isso fosse verdade?"

Apesar de ter contando com a colaboração e aprovação de Gaiman, o filme não me encantou da mesma forma que o livro. #ProntoConfessei Mas, se não me encantou da mesma forma, me encantou de forma diferente. Tem humor, ação, romance, o visual é inspirado nas ilustrações belíssimas de Charles Vess e conta com Robert DeNiro e Michelle Pfeiffer brilhando como estrelas no elenco.

Enfim, para quem gosta do gênero fantasia eu super recomendo os dois filmes. Ambos nos deixam com sabor de quero mais na boca e vontade de correr para a livraria ou biblioteca mais próxima e ler rapidamente os livros.



Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    
e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

25 comentários

  1. Chato admitir isso, mas nunca li nada do Gaiman.
    Mas já assisti Stardust, até comprei o DVD, sem a menor noção de que era baseado num dos romances do autor. O filme é legal, mas não é essa coca cola toda não..
    Sei que o primeiro livro que eu for ler dele vai ser Stardust: O mistério da estrela ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Laísa, apesar de ter humor, aventura e romance, o filme não é mesmo essa coca-cola toda!

      Excluir
  2. Também adoro ver meus personagens preferidos ganharem vida e não costumo implicar a não ser que o filme seja realmente muito ruim. Entendo que são duas linguagens diferentes e por isso é impossível que as histórias sejam contadas da mesma forma no livro e no filme. Além disso o diretor e o roteirista usam a imaginação deles para criar, então é impossível agradar todo mundo.
    Eu gostei muito dos filmes Stardust e Coraline, mas só li Stadust, então não posso falar da adaptação de Coraline.
    Adorei o post, Pandora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nadia! Coraline é um livro lindo, gosto muito do que Gaiman fez nele, assim como gosto muito do filme. Agora Stadust realmente eu gosto muito mais do livro.

      Excluir
  3. Também gosto bastante quando meus personagens favoritos ganham vida. Imagine quantas vezes já não assisti Jogos Vorazes? hehehe
    Não sou de levar a ferro e fogo as adaptações para a telinha, somente se o filme for muito ruim mesmo.
    Coraline achei lindo, mas ainda infelizmente não li o livro. Quero muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda eu também sou do tipo que vejo várias vezes o mesmo filme. Ainda não li ou vi Jogos Vorazes, mas to louca para ver!

      Excluir
  4. Eu li meu primeiro Neil Gaiman semana passada, foi O livro do cemitério e fiquei apaixonada pela escrita do autor. Stardust eu assisti o filme e gostei bastante, quero muito ler mais livros deles, e pretendo que o próximo seja este.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida eu sou louca para ler "O livro do cemitério" só não comprei ainda porque estou meio falida por esses dias!

      Excluir
  5. Neil Gaiman é um dos meus escritores favoritos =D fiquei feliz com esse post =D sempre que vejo gente comentando de livros que viraram filme só falam dos mais famosinhos por assim dizer, não que os famosinhos sejam ruins, mas tem vários outros que poderiam ser citados! Adorei enfim... comigo é o contrário, já li Coraline e não vi a animação ainda, e já vi o filme de Stardust e ainda não li o livro =\ Tô mais curiosa ainda agora que você disse que o livro é mais lindo que o filme, porque eu adoro esse filme! Já vi várias vezes! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Adorei teu comentário, porque concordo contigo. As pessoas comentam mais os lançamentos e deixam de fora uma boa gama de bons filmes. E, de fã para fã, eu amei escrever esse post, fico feliz que você gostou.

      Excluir
  6. Bom.. dos livros mencionados aqui ainda não li, nem assisti os filmes..
    Mas eu acho super interessante quando os livros vira filmes.
    Não sou lá uma pessoa que lê muito hoje em dia.. mas minha experiência foi com o livro Marley e eu..
    Primeiro assisti o filme e depois li o livro.. é uma sensação muito legal, porque parece que a imaginação voa mais.. e os personagens parecem mais reais ainda..
    Quanto a minha filhota Ágatha não gostou muito de ter assistido o último filme das Crônicas de Nárnia.. ela disse que deixou muito a desejar e que o livro era muito mais mágico.. até hoje ela reclama srsrrs

    Agora um livro que quero comprar em breve é "PS eu te amo".. Outro dia namorei ele por minutos na livraria.. mas acabei trazendo outro..
    Até assisti o filme de novo rsr

    Um beijo minha linda.. e uma tarde mais que fofa viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente Sheila o livro é melhor que o filme. Ai as leitoras ficam implicantes com o filme, eu mesma, apesar de gostar de Stardust vivo implicando com ele!

      Excluir
  7. bom, acho que o fato de ficarmos felizes com nossos personagens preferidos virarem reais é unanime né... eu mesmo fico super emocionada, mas como já me decepcionei em quase todos os filmes que vi sendo baseados em livros, sempre fico com um pé atras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme, somos duas que já nos decepcionamos muito vendo adaptações, mas apesar de tudo sempre arrisco ver o resultado delas.

      Excluir
  8. Como assim? Stardust é baseado em um livro do Gaiman? Eu não fazia a menor ideia e olha que adoro este filme - sempre que passa na tv, de um jeito ou de outro, consigo assisti-lo! Já Coraline li o livro mas ainda não vi o filme, em parte por também ficar apreensivo sobre o que vão fazer com uma obra que deu tão certo no papel.

    E tenho de ler mais Gaiman. Tenho aqui o Deuses Americanos e o Lugar Nenhum me esperando há algum tempo, e já tá a hora de eles saírem da estante ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luciano! E eu desconfio que você corre o risco de gostar muito da experiencia de ler Gaiman!

      Excluir
  9. Eu gostei tanto de Coraline quanto de Stardust, mas achei que ambos ficaram bem aquém da obra escrita, especialmente Coraline. Quando vi o filme fiquei chateada por terem suprimido minha passagem favorita: a de Coraline e do Gato Preto, quando ele fala sobre nomes. Tenho esperança de que o Livro do Cemitério seja melhor adaptado. Se você gosta de Gaiman, recomendo a série Neverwhere. Acho que passou na BBC.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou chateada por vida com mil e uma coisas de Stardust, mas Coraline eu vi primeiro o filme, depois li o livro então sou menos critica com o filme, tenho com ele uma relação de gratidão por ter me apresentado uma história tão cativante.

      Excluir
  10. Como não li muitos filmes, não posso dizer que gosto ou não quando o livro vira filme. Bem, considerando os poucos Harry Potter que li, gostei, mas não foi tão 'sonhador' como o livro, mas mesmo assim foi incrível.

    O interessante é que já assisti alguns filmes e tempo depois descobri que foram baseados em livros. Planejei até ler alguns livros pra ver como era a história no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, eu aconselho qualquer pessoa que gostou de um filme que é adaptado do livro a ler o livro porque ela corre o sério risco de se apaixonar mais ainda pela história.

      Excluir
  11. Ja li Coraline, mas realmente eu prefiro o filme, nao gostei muito do livro, nao sei se é porque ja tinha uma imagens formada sobre a historia, sei lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes acontece Jessica! Alguns filmes realmente cativam mais e eu sou apaixonada por Coraline, tanto no livro quanto no filme.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. this link q2p73t8u25 luxury replica bags replica bags in bangkok replica bags los angeles gucci replica a8g31i6v66 replica nappy bags replica bags from korea look what i found x2h67z4q33 replica bags vancouver

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...