Resenha do livro Alma? - O Protetorado da Sombrinha - O Primeiro Livro - Gail Carriger


Sinopse:Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Editora: Valentina
ISBN: 9788565859042
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 308



O que me chamou atenção logo de primeira no livro Alma?  foi à capa pela sombrinha e o chapéu que acho um charme. Só que apesar desse detalhe temos aqui um romance histórico, passado em Londres em plena época Vitoriana que fala sobre vampiros, lobisomens e sombrinhas. Uma aventura por um mundo steampunk onde embarquei de olhos fechados sem saber o que poderia encontrar.  E essa é a primeira viagem da série.

Alexia Tarabotti é uma jovem de 26 anos considerada naquela época solteirona. Tem a pele morena, cabelos escuros e um corpo bem diferentes e herdado do pai italiano já falecido. Têm duas meio-irmãs, Felicity e Evylin, do segundo casamento da mãe com o Sr. Loontwill que são bem estilo londrino.  Sempre bem vestida e acompanhada de sua sombrinha é uma pessoa inteligente e bem disposta e pronta para falar o que acha sem rodeios.  Nascera sem alma que denominava o seu tipo preternatural. A ausência de alma tinha o poder de neutralizar os poderes sobrenaturais.

Os sobrenaturais nesta época conviviam em harmonia com os humanos isso graças às regras impostas que não permitia que se atacasse e nem se alimentasse  dos humanos.


Alexia em uma festa da sociedade acaba sendo atacada por um vampiro que desconhecia seus poderes e para se defender o mata com sua sombrinha. Aparece o Lorde Maccon, o alfa dos lobisomens, charmoso e tremendamente atrapalhado. Ele comanda o DAS – Departamento de Arquivos Sobrenaturais, para fazer as devidas investigações juntamente com o Professor Lyall, lobisomem Beta.   Para evitar complicações resolvem deixar Alexia fora desse acontecimento.


A Sra. Lontwill nunca conseguira entender a filha mais velha. Imaginou que, se a mantivesse longe do altar, a moça irritante não se meteria em confusões. Mas ao agir assim dera mais liberdade a ela.pg. 32


Vamos nos divertir com a Srta. Hisselpenny, amiga de Alexia, que com seus chapéus extravagantes nos conquista com suas investidas. Em um dos seus passeios Alexia fica vislumbrada com a visão do pouso de um dirigível.


“Ambas as amigas observaram um dirigível iniciar o procedimento de pouso.... O dirigível manobrou em direção ao prado e, em seguida, enquanto as duas damas observavam, desligou o propulsor antes de pousar suavemente.” Pg.40


Não posso deixar de citar o mordomo Floote, dedicado e fiel a Alexia como fora a seu pai que a ajuda em suas fugas noturnas. Lorde Akeldama seu amigo vampiro a quem sempre procura para se aconselhar.
A história vai seguindo um rumo cheio de aventuras, suspenses, e várias surpresas em volta das investigações. Começa um romance entre Lorde Maccon e Alexia com momentos por demais hilários.


“O Conde segurou o queixo da Srta. Trabotti com uma das mãos enormes e, com a outra, puxou-a pela cintura, com firmeza em sua direção. Seus lábios tocaram os dela quase com violência.” pg.101


Surgem pessoas estranhas, perseguições, conspirações que nos deixam sem fôlego até a última página.

Um romance histórico com uma leitura agradável, cheia de emoções e carregado de muito bom humor.
A série do protetorado da sobrinha é muito boa e o Alma? encantou-me apesar de ser o primeiro nesse estilo que li. Fiquei até receosa, mas quando chegou ao clímax foi fantástico.


A autora Gail Carriger estudou história, passou a vida assistindo dramas de época do BBC e teve como suas maiores influências para criar Alma? Jane Austen, P.G. Wodehouse, Gerald Durrel. Com certeza ela veio para ficar com sua escrita apurada, com seu bom humor, com sua criatividade romântica e estilo vitoriano que vai fazer todo mundo mergulhar nessa série. Vamos passear de dirigível, tomar chá e claro não podendo faltar à poderosa sombrinha. 


O Protetorado da Sombrinha
ALMA? (Vol 1)
CHANGELESS  (Vol 2)
BLAMELESS  (Vol. 3)
HEARTLESS  (Vol. 4)
TIMELESS (Vol 5)






  Irene
Irene Moreira  uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.Conhecida na blogosfera como a M@myrene .

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

35 comentários

  1. Fiquei aguardando ansiosa por sua resenha Irene louca para saber detalhes, conte-me tudo não me esconda nada. E fiquei super animada de saber que o livro tem de tudo, assim a gente se anima a coçar o bolso e trazer para a estante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza minha doce Pandora vou te contar tudo! Não vou esconder nada, mas aqui não posso senão tiro a graça para os nossos amigos leitores!
      O livro realmente tem de tudo e com certeza você vai se deliciar com sua leitura. Sim com certeza é uma série que vale a pena estar em nossas estantes.

      Excluir
    2. Irene veja o que intimidade, você faz a resenha completa, fofa, cheia de coisas instigantes sobre a história e a pessoa insatisfeita ainda quer saber mais. Amiga folgada é fogo néh?!?! #PrecisoTomarJeito

      Excluir
  2. Irene, adorei a resenha. Eu também gostei muito do livro, a autora tem um bom humor maravilhoso, que não deixa a história se perder nem se arrastar. Agora a gente fica esperando a continuação né? E espero que venham logo! Ah, e quem não queria um mordomo como o Floote pra cuidar da gente daquele jeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o livro é muito bom e vamos esperar que a continuação venha logo. Esse mordomo era tudo o que eu precisava !!!Bom demais :)

      Excluir
  3. Adorei a resenha Irene. já tinha lido algumas coisas sobre o lviro, mas não sabia que a autora teve essas inspirações ai não!
    parece ser um livro bem divertido e totalmente diferente do que estou acostumada a ler... adoro livros que me deixam sem folego *-*

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse é um dos que mais quero ler. Tá todo mundo comentando. Adoro histórias de época, também fiquei encantada com a capa, e o livro parece ter um toque de humor bem interessante. E como não citar novamente a união de vampiros e lobisomens na mesma história???? #adoro rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. O que mais chamou minha atenção no livro, Irene, foi os escritos, principalmente o nome do livro.Adoro romances históricos e esse me interessou muito!!
    E minha lista de leitura só aumenta...

    ResponderExcluir
  6. Esse livro não me chamou atenção para comprar , mas acho que deve ser bom para quem gostou do tema. Gosto de romances, mas esse não me atraiu

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Já li outras resenhas sobre esse livro e pela capa não compraria. A sinopse prende mais um pouco.
    História de época com a mocinha bem a frente de seu tempo... gostei disso!
    Está na minha lista de leitura.
    Parabéns pela sua resenha vc descreveu bem as sensações que teve ao ler o livro!

    ResponderExcluir
  8. Esta história parece ser muiiiitooo interessante. Deve ser um livro bem gostoso de ter em mãos! Parabén pela resenha, ficou ótima.

    ResponderExcluir
  9. Resena bem escrita, abordando os pontos importantes do livro, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  10. Essa história é muito boa né? Gostei dela, só de ver o lançamento fiquei curiosa pois um monte de gente começou a falar do livro e que era muito bom. Então veio as resenhas e deu pra ver que é mesmo. Esse tipo de história é uma delícia de ler e Alma? VALE MESMO A PENA! *-*

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, já tinha visto a sinopse desse livro e fiquei super curiosa, agora com a resenha vi que é um livro que não posso deixar de ler.
    Adoro romances históricos e pitada de bom humor, além da capa que é linda mesmo.
    Gostei!!

    ResponderExcluir
  12. Não faz muito o meu estilo mas parece ser bom. Tinha visto outra resenha, mas a sua me fez ficar mais interessada no livro.Gosto de vampiros, lobisomens, fantasmas... Só que os originais, hahaha, mas não sei como esses se comportam :p
    E eu gosto de séries, adoro, mas no momento não quero esperar por mais continuações, ou seja, eu só leria esse se todos lançassem :)
    A capa é bonita, e essa sombrinha tem o seu charme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Agora tá explicado porque o nome do livro é "Alma?" com a interrogação, pelo menos pra mim tá explicado rs
    Fiquei surpreendida em saber que a Alexia não tem alma...oi..como assim??? rs
    Adoro livros com seres sobrenaturais,vampiros, lobisobens (bem que podia ter tmbm uns zumbis), adoro livro com um toque de comédia e claro um romance e creio que "Alma?" tem tudo isso.
    Fiquei curiosa também pra saber se a sombrinha dela tem algum poder, porque matar um vampiro com uma sobrinha é bem incomum rsrsrs
    Quero conhecer mais sobre os personagens secundários como a amiga da Alexia, ela dever ser hilária e deve ter várias tiradas cômicas rsrs
    O Livro realmente me chamou a atenção e instigou minha curiosidade e interesse. Achei a capa belíssima.
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que era uma serie , adorei a resenha , não estou acostumada com romances historicos ,mas esse me chamou muito a tencao , acho a capa linda demais .

    ResponderExcluir
  15. Gostei demais da sua resenha. Assim como a Michele, eu também não sabia que ele pertencia a uma série e pelo que vi, são 5 volumes. Vou quere ler é claro. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Oi Irene!
    Adoro romances históricos e curto livros sobre vampiros e lobisomens, mas com sombrinhas (?) nunca li rsrsrs... Acho que vou amar essa mistura =D
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  17. Esse livro tem recebido muitos elogios, só fiquei um pouco desanimada em saber que ele faz parte de uma série, não curto muito séries com muitos livros, mas vou ficar de olho para ver se me animo à medida que os livros restantes forem publicados por aqui. A narrativa e o enredo desse livro parecem ser bem diferentes e chios de detalhes interessantes. Gostei.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural. 

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, parabéns. Louca para ler este livro! *-*

    ResponderExcluir
  20. Não sou muito fã d elivros sobrenaturais mais devo confessar que adorei este, só na resenha eu ri bastente, imagine uma pessoa não ter alma, ser atacadao por um vcampiro e viver como ela vive? ''atacada sem a menor educação por um vampiro'' E agora existe isso de educação?kkkkkkkkk- Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, estava de olho neste livro e claro você esclareceu bastante do que se trata e me empolgou quanto a compra-lo. Romance histórico está em alta.

    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  22. Li várias resenhas sobre esse livro, estou ansiosa para lê-lo... Sua resenha ficou bem legal, simples e descritiva...Estou muito curiosa para ler esse livro que é tão falado...

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
    Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
    Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
    A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir
  24. Pelo que entendi da resenha, a protagonista está um pouco na contra mão dos padrões, certo? Adorei isso!!! Quero muito ler!! Tem vampiro? Ai, ai ai, me atiçou de vez agora...

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela sinopse maravilhosa!
    Nossa,Alexia já vivia uma vida cheia de problemas e ainda ganhou mais um ao ser mordida por um vampiro e ela ainda o mata?
    Interessante a sinopse,li o primeiro capítulo e gostei,pela pequena biografia da autora que é um tanto exótica,já podemos esperar surpresas.
    Também adoro romances históricos.
    Realmente deve ser interessante acompanhar Alexia em sua jornada durante os livros da série,o romance,o cenário londrino o clima sobrenatural,as aventuras,as capas estão criativas e bonitas.
    A Editora Valentina, está de parabéns o livro steampunk "Alma?" de Gail Carriger, promete ser um sucesso.

    ResponderExcluir
  26. Gente, não dava nada por este livro.Por isso que dizem que não devemos julgar o livro pela capa...achei estranhíssima, mas depois desta resenha...ele está na minha lista de prioridades de leitura...

    ResponderExcluir
  27. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Não conhecia esse sub-gênero de ficção científica, que é o Steampunk, mas achei bem interessante. Sem falar na trama, propriamente dita, que é cheia de mistérios, investigações, suspenses, e seres sobrenaturais. Ou seja, bem do jeito que gosto.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    já li mtas resenhas positivas desse livro e estou mega curiosa. A trama parece ser mto boa e obviamente ainda não li nd no genero, mas espero gostar :)

    bjos

    ResponderExcluir
  29. Eu tou doida não só por esse lançamento da editora Valentina, como pelos outros. A editora chegou com tudo. Já quero Alma? como faz!?!?! A história promete e Alexia parece ser muito engraçada.

    ResponderExcluir
  30. Ainda não tive oportunidade de ler este livro,mais sei que é um dos melhores e que vou adorar conhecer esse novo estilo chamado steampunk.Estou doida pra ler.

    ResponderExcluir
  31. Li essa serie em inglês e sou completamente apaixonada por ela! Vale muito a pena ler :)

    ResponderExcluir
  32. Também fiquei receosa quando recebi o livro da editora, pois não havia lido nada do gênero até Alma? Só que a leitura foi fantástica e me diverti horrores com Alexia e o Lorde Akeldama. Adorei o livro e estou esperando ansiosa a continuação.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...