Resenha do Livro " Manuscrito encontrado em Accra " de Paulo Coelho - Editora Sextante




Sinopse: 14 de julho de 1099. Enquanto Jerusalém se prepara para a invasão dos cruzados, um grego conhecido como Copta convoca uma reunião com os jovens e velhos, homens e mulheres da cidade.
A multidão formada por cristãos, judeus e muçulmanos chega à praça achando que irá ouvir uma preleção sobre como se preparar para o combate, mas não é isso que o Copta tem a lhe dizer.
Tudo indica que a derrota é iminente, mas o grego só quer instigar as pessoas a buscarem a sabedoria existente em sua vida cotidiana, forjada a partir dos desafios e dificuldades que têm de enfrentar.
O verdadeiro conhecimento, acredita, está nos amores vividos, nas perdas sofridas, nos momentos de crise e de glória e na convivência diária com a inevitabilidade da morte.
Na tradição de O Profeta, de Khalil Gibran, o Manuscrito encontrado em Accra, de Paulo Coelho, é um convite à reflexão sobre nossos princípios e nossa humanidade.



“Ame. Não falo aqui apenas do amor por outra pessoa. Amar significa estar disponível para os milagres, para as vitórias e derrotas, para tudo o que acontece durante cada dia que nos foi concedido caminhar sobre a face da Terra.”

Título: Manuscrito encontrado em Accra
Autor: Paulo Coelho
(máximo de livrinhos)
Editora: Sextante
Ano: 2012 / Edição: 1
Páginas: 173



"Em 1974, um arqueólogo inglês, Sir Walter Wilkinson, encontrou perto de Nag Hammadi, no Alto Egito, um pergaminho em árabe, hebreu e latim. Cerca de 30 anos antes, a cidade se tornara mundialmente famosa graças à descoberta dos célebres Manuscritos de Nag Hammadi, também conhecidos como Evangelhos Apócrifos.
Sir Wilkinson encaminhou seu achado ao Departamento de Antiguidades do Museu do Cairo. Pouco tempo depois, foi informado de que havia pelo menos 155 cópias daquele documento circulando no mundo, três das quais pertenciam ao museu. Testes de datação com carbono 14 revelaram que o pergaminho era relativamente recente – escrito por volta do ano 1307 da Era Cristã.
Não foi difícil traçar sua origem até a cidade de Accra, fora do território egípcio. Portanto, não havia qualquer restrição à sua saída do país, e o arqueólogo recebeu permissão do governo para levá-lo à Inglaterra.
Conheci o filho de Sir Walter Wilkinson no Natal de 1982, em Porthmadog, no País de Gales. Lembro-me de que na época ele mencionou o pergaminho encontrado pelo pai, mas nenhum de nós deu muita importância ao assunto.
No dia 30 de novembro de 2011 recebi uma cópia do texto a que ele se referira em nosso primeiro encontro. Este livro é a transcrição do manuscrito encontrado em Accra."
Paulo Coelho
"A Indesejada das Gentes chega para os que não mudam e para os que mudam. Mas estes pelo menos podem dizer: 'Minha vida foi interessante, não desperdicei minha benção.'E para os que acham que a aventura é perigosa, que tentem a rotina: ela mata antes da hora. "

Não li todos os livros do Paulo Coelho e nem gostei de todos que li, mas alguns eu guardo e releio. Quando li sobre esse, não tive dúvida de que iria gostar. Como leram acima, não é um livro escrito por ele, mas que, felizmente, ele transcreveu o Manuscrito para nós. 
Foi um livro que "degustei", que tinha vontade de marcar diversos trechos (o farei da segunda vez, com certeza), e reli diversas vezes diversos trechos. Muitos deles me lembraram pessoas amigas com que eu quero compartilhar. Cheguei ao final já com vontade de começar novamente. Mais um livro que ficará perto de mim e que com certeza vou reler muitas vezes. Digo isso porque não sou de guardar livros, só os muito especiais que sei irei até eles para sempre, pois vão me enriquecer de alguma forma. 
Preciso dizer mais? :)
Em cada capítulo alguém pede para Copta falar sobre um assunto, derrota, beleza, que direção seguir, momentos perdidos, elegância, porque alguns são mais bem-sucedidos que outros,solidão e outros. Com certeza você vai encontrar palavras que irão lhe levar a pensar, que irão lhe enriquecer. E cada vez que ler, algo irá lhe tocar.
Sei que muita gente torce o nariz pro autor, e eu não entendo isso. Acho que não devemos ter preconceito e simplesmente ignorar. Ele não é lido por milhões de pessoas, à toa.
"Quanto mais o coração se aproxima da simplicidade, mais ele é capaz de amar sem restrições e sem medo. Quanto mais ele ama sem medo, mais capaz é de demonstrar elegância em cada pequeno gesto."






Luci Cardinelli  professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror, e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB. 



22 comentários

  1. Oi Luci!
    Também amei esse livro e não troco, não vendo e não dou rsrsrs... é daqueles queridinhos que sempre irei reler com certeza, há muita sabedoria e beleza em suas palavras. Ótima dica!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, livro para sempre nos ajudar e enriquecer :) que bom que também gostou!!

      beijosss

      Excluir
  2. nossa, até então não sabia que ele tinha transcrito este livro... gostei da ideia :D
    não sei se vou gostar deste, até porque são poucos os livros do autor que eu li e gostei, mas não custa tentar né? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme, por ser uma transcrição, mesmo quem não gosta dele e do que escreve deveria ler e com certeza vai gostar.

      beijosss

      Excluir
  3. Eu já li muito do autor, alguns eu gostei outros não.
    Já faz um tempo que não pego nada dele pra ler, mas esse me encantou, sua resenha me encantou e quando disse que não é de guardar livros mas esse irá ficar, realmente não precisou falar mais nada. Despertou meu interesse, vou ler com certeza, obrigada pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, leia sim e depois me conta :) Também ando querendo ler Aleph, onde ele conta toda a mudança que ele passou do que era e acreditava.
      beijos e ótimo final de semana

      Excluir
  4. Realmente muitos torcem o nariz para o Paulo Coelho, mas acho que isso ocorre porque as histórias dele são sempre guiadas por uma certa interpretação da realidade, da vida, da religião e da história humana na terra com a qual algumas pessoas não concordam - eu por exemplo - e claro tem o fato latejante de que ele não permite que corrijam o texto dele e ai nós encontramos vários assassinatos ao português - até eu que sou uma assassina cruel da língua as vezes tenho arrepios lendo ele. kkk...

    Mas nem tudo do que ele escreve se joga fora, muitas das suas reflexões são interessantes e nos conduzem através de questionamentos capazes de nortear nossas vidas de forma mais proficiente com todo certeza. E claro que é inegável que o Paulo Coelho tem uma capacidade narrativa impressionante. Ele sem duvida é um gênio na arte de contar histórias, é impossível não se envolver, não viver aquele conto fantástico digno das mil e uma noites.

    ResponderExcluir
  5. Eu não cheguei a ler nenhum dos livros de Paulo Coelho, até tentei mas nunca rolou. Acho que a minha antipatia por ele como pessoa acaba influenciando e eu não consigo gostar.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Coelho nunca me interessou e continua não interessando. Sei que o reconhecimento dele lá fora é enorme, mas acho que ele é muito superestimado. Há outros que escrevem melhor.

    ResponderExcluir
  7. Amo os livros do Paulo Coelho, este infelizmente ainda não li, mas já tá na minha fila de espera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Luci, do Paulo Coelho eu li apenas o "O Alquimista", e gostei muito, mas depois não fui atrás de outra obra do autor para ler. Acho que é hora de retornar e ler mais alguma coisa, quem sabe não começo com esse.

    Adorei a resenha, super sincera.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, esse foi o primeiro livro dele e ficção. Li diversas vezes e é um dos poucos livros que guardo.
      beijosss

      Excluir
  9. Já li alguns livro dele e gostei de todos, sou meio que fã do trabalho do Paulo. Fiquei bastante curiosa a respeito desse livro, com certeza vai entrar para a minha lista de 'desejados', irei ler brevemente e tomará que eu goste.

    ResponderExcluir
  10. Li praticamente todos os livros do Paulo Coelho. Sou de ler romances, mas fora desse gênero, o Paulo é um dos meus favoritos, embora ele seja controverso em opinião e não agrade a todo mundo . :)

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, super recomendo os livros do Paulo Coelho!

    ResponderExcluir
  12. Nossa,bem interessante,nunca li nenhum livro dele,mas vou começar a ler futuramente,ainda estou lendo Comer Rezar Amar,e tenho outros na fila...Bjs

    ResponderExcluir
  13. Paulo Coelho pra mim,sempre foi e será um dos melhores escritores existentes,sou apaixonada por suas obras e não deixo de ler nenhuma.E essa vai entrar pra minha coleção.Sua resenha foi adorável e me deixa muito feliz.

    ResponderExcluir
  14. eu amo os livros de Paulo Coelho, ele é para mim no momento um dos principais escritores, ele é um filosofo e seus livros encantam a terceira idade. amo suas leituras e leio e releio com muito carinho.

    ResponderExcluir
  15. Oi Luci,resenha interessante,ainda mais sendo de um Autor nacional nosso querido Paulo Coelho,uma ótima dica de leitura e ser diferente pela parte da transcrição dos manuscritos e as reflexões que nos levam a pensar na vida

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nada do Paulo Coelho, mas vontade não me falta. Gosto muito desse lado místico que as obras dele possui. Pensei que esse livro era uma obra de ficção baseada nesse manuscrito, mas mesmo assim, acho que deve ser bem interessante. Estou super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Livros do Paulo Coelho sempre são maravilhosos!! Amo demais! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  18. Nunca li Paulo Coleto e conheço muitas pessoas que também ficam divididas, gostam de alguns livros, mas não gostam de todos.
    Mas se vc vai reler esse livro, então com certeza vale a pena! Eu gostei sim da história e dos quotes. Acho que está na hora de eu conhecer algo do escritor!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...