Lançamentos e novidades de Maio 2013 da Editora Baraúna

Márcio Valadares conta suas experiências no Iraque em guerra.

A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras recebe Márcio Valadares Vasconcelos no próximo 14 de junho, às 19h30, na sede da instituição (rua Frei Durão, 84-Centro Histórico) para palestrar sobre “Momentos marcantes da sua história no Iraque” e lançar o livro de sua autoria “Para Sempre Bagdá”.
Os dois eventos fazem parte das comemorações do cinquentenário da Academia Marianense de Letras, fundada em 1962, por Waldemar de Moura Santos, Alphonsus de Guimaraens Filho, Pedro Aleixo, Salomão de Vasconcelos, Dom Oscar de Oliveira, Mesquita de Carvalho, Wilson Chaves, Marly Moysés, Maria Teixeira da Fonseca e outros intelectuais mineiros. É uma entidade que luta em prol da cultura e da cidade de Mariana e em defesa do idioma nacional como exercício de cidadania.
Márcio Nogueira Valadares Vasconcelos, advogado, poeta e escritor, nasceu em Belo Horizonte. Em 1979, aceitou o desafio de trabalhar na consultoria jurídica da construtora Mendes Junior no Iraque. Logo depois, eclodiu a guerra Iraque-Irã que Márcio vivenciou, por oito anos. Em seguida, deu-se a crise do Golfo de 1990, culminando em conflito com os Estados Unidos e aliados. Enfrentou desafios profissionais e viagens a diversos países, pela empresa. Tudo isto dentro de um contexto quando o autor residiu no Iraque trabalhando com outros brasileiros que fizeram história nas terras mesopotâmicas. Dois dos seus filhos são nascidos às margens do Rio Eufrates.
“Para Sempre Bagdá” revela momentos marcantes da história contemporânea do Iraque, com mensagens e reflexões de alcance universal, sem ser mero livro de história. Descortina tradições islâmicas e aspectos culturais, políticos e ideológicos em guerras de Saddam Hussein. São estórias dentro da história, dela inseparáveis. Ficção e não ficção se mesclam, em perfeita harmonia. O autor se projeta como narrador e protagonista de fatos vividos, não raro ao lado de personagens que parecem reais, sem desprezar o tempero da fantasia e do humor, na dose certa, para tornar gostosa a leitura da obra.
O diplomata Carlos Alberto Reis, com quem conviveu no Iraque e prefaciador do livro, diz “Se escrever é sempre recordar, deixando indeléveis suas memórias, Márcio conseguiu o que queria: tornou-se livro para o mundo”. A historiadora marianense Margareth Marton vislumbra, com muita razão, a forma poética de que se reveste “Para sempre Bagdá” ao afirmar “estas memórias, tão poeticamente escritas”.
Para o presidente da Academia Marianense de Letras, prof. Roque Camêllo, “Para Sempre Bagdá – Memórias vivas de um Tempo de Guerra é um livro rico de informações sobre um dos países mais importantes da história da humanidade. A narrativa é bem elaborada, criativa, com uma linguagem escorreita e recheada de informações importantes sobre outra civilização. Prende-nos e nos faz refletir sobre a importância da liberdade e o direito de ir e vir. Valadares Vasconcelos é um escritor talentoso que conquista e enriquece o leitor com suas experiências de vida junto a sua família, sozinho ou liderando milhares de trabalhadores em terras tão distantes. Vale a pena conversar com o escritor e saborear seu livro porque foi ele testemunha viva de um tempo.”

Em breve a Editora Baraúna irá lançarDimensionamento de Equipamentos de Mina e Custos Operacionais, do autor Leandro Jesus.
No mundo atual de mineração, dimensionar equipamentos de mina tornou-se uma atividade que requer pensamentos inovadores e atitudes empreendedoras dos profissionais que atuam na área. Ter custos competitivos, equipamentos adequados, processo produtivo e com sustentabilidade é a visão mínima que as empresas esperaram de um dimensionador de equipamentos, ainda mais com as novas tendências de dimensionar com foco em custos operacionais. Este volume tem como objetivo orientar o dimensionador nessa desafiante tarefa afim de colocarmos o processo em que atuamos direta ou indiretamente em posição de destaque no que se refere a custos competitivos e à sustentabilidade.
Nesta obra, o autor apresenta conceitos práticos utilizados pelas grandes mineradoras no dimensionamento de equipamentos de mina, desde os básicos até os mais complexos, de forma prática e objetiva; Levam-se em consideração equipamentos de perfuração, carga, transporte e auxiliares, abrangendo também custos operacionais. Utiliza-se uma linguagem de fácil compreensão por parte do leitor, além de disponibilizar fórmulas como sugestões no dimensionamento, visando orientar o dimensionador quanto às melhores práticas e as mais utilizadas no mundo da mineração.
A Editora Baraúna lança este mês Perdas…, da autora Lenita Guimarães Rosa.
Este livro fala sobre muitas perdas e o que elas podem causar em nossas emoções. Mostra nossos sentimentos às claras e nos esclarece como lidar com eles.
Ninguém gosta de perder, queremos sempre ganhar, e com essa leitura aprenderemos a perder para poder ganhar. Ganhar esperança, aprender a recomeçar e a tratar nossas… feridas da alma causadas por situações muitas vezes contrárias à nossa vontade.
Sua maior virtude é o Espírito Santo, que está em cada palavra direcionada diretamente aos corações dilacerados, machucados por situações da vida cotidiana que causam dor.
Compre o seu clicando aqui

Descubra o Amor
Amor – amor, música e poesia é um livro onde a Justiça se impõe naturalmente e o trabalho e a política é a consequencia de tudo. Mostra que o adulto é uma criança que venceu na vida e que o sexo, as paixões, os amores e a religião faz parte dos sonhos de todos.




Editora Baraúna lança livro que aborda a nova fase no STF

Durante quase vinte anos, o STF adotava a teoria não concretista no julgamento dos mandados de injunção, limitando-se a emitir um comunicado à autoridade responsável pela elaboração da lei, quanto à sua omissão em regulamentar determinada norma constitucional.
Nesta obra, o leitor encontrará uma abordagem sobre as diversas teorias aplicáveis ao mandado de injunção e verá que a adoção da teoria concretista marca uma nova fase no STF, que passa a ter uma postura mais ativa no julgamento dos mandados de injunção, preocupada com a efetivação do exercício dos direitos e liberdades constitucionais.

Conheça o "Pè de Mulungu"

Neste livro o autor retrata a história de um menino que por teve que se separar tudo que ele mais amava, sua cidade natal.
Ele teve que deixar para trás a natureza exuberante de sua cidade, a liberdade de brincar como os animais, correr pelos campos e se divertir com os personagens locais para viver no Rio de Janeiro.
Lá teve que passar por muitas provações, mas apesar de tudo também conheceu o amor, que o ajudou a curar as cicatrizes e a amargura por ter deixado seu lar tão amado.
40 anos após a sua partida ele retorna ao seu lugar de origem e o encontra todo devastado. Tudo que para ele era permanente estava destruído, para sua tristeza. O que lhe resta agora é relatar tudo o que existe apenas nos seus pensamentos.


À Venda - Acessórios do Tempo

Já esta a venda a obra Acessórios do Tempo, da autora Elza Maria Moreira.
Aprender com a vida como é importante que haja amor no que fazemos. Este livro relata momentos de fraqueza, de atitude e vitórias. Aprendemos que nos pequenos gestos somos capazes de mover o mundo. Um livro de fatos reais, que lhe envolverá do começo ao fim.


Em breve a Editora Baraúna lançará A mulher e a casa, da autora Eneida Quadros Queiroz.
Eufrásia Teixeira Leite era rica e inteligente, porém senhora de escravos. Ela vivia uma paixão inconciliável com abolicionista Joaquim Nabuco. O famoso casal vive uma história de amor entre o Brasil e a Europa, com muitas correspondências, viagens e encontros. O amor só se concretiza quando os dois equalizam as divergências ideológicas e tornam-se um só sentimento, ainda que por pouco tempo.
Esta é a história que nos conta Desirée, historiadora frustrada com os baixos salários e as poucas oportunidades da carreira. Ao começar a trabalhar na antiga residência de Eufrásia (o Museu Casa da Hera), a protagonista é surpreendida por esse romance e faz uma viagem sem volta ao século XIX, por meio das cartas trocadas entre os dois.
Com uma linguagem fácil e repleta de diálogos, Desirée espera que esta história de amor, e do Brasil, fisgue o leitor, como a fisgou.
JÁ ESTÁ Á VENDA 
Este livro transita entre a Ciência, o Direito e a Política. Perscruta se “o ativismo judicial promove a democracia e consagra, de forma mais efetiva, os direitos fundamentais, ou se favorece o surgimento de uma juristocracia violadora das tutelas e garantias constitucionais”.
Ressalta como argumento central “a imperiosa necessidade de se evitar a frustração das expectativas democráticas e de se insistir, para tanto, na consagração do reino da justiça pela real efetividade dos direitos fundamentais”, ideal que perpassa por uma nova cultura política da qual todos os pensadores do Direito devem estar imbuídos. Apresenta o ativismo numa perspectiva constitucional-democrática, discutindo a “Judicialização da Política e a Politização da Justiça”.
Explora o tema na Corte de Warren e na Corte de Rehnquist, bem como no Supremo Tribunal Federal e em outros ordenamentos jurídicos epigrafados no Direito Comparado. Avalia o ativismo como resultado da democracia no “Caso New Deal” e no tocante ao “aborto” nos E.U.A. Tece ainda profundas considerações acerca do “Princípio da Integridade”, da “Leitura Moral da Constituição” e da figura do “Juiz Hércules”, idealizados por Dworkin como âncoras maiores de um sólido Estado democrático de Direito.

Lançamento "Uma rosa branca & uma rosa vermelha

Uma rosa branca e uma rosa vermelha é um romance que envolve amor, paixão, intriga que retrata a saga de jovens envolvidos com o êxodo rural, nos anos cinquenta e sessenta.
Eles abandonam os estudos e a vida no campo em busca de dias melhores, na metrópole. Embalados pelos sonhos, almejam o eldorado do crescimento industrial.
A inexperiência e o despreparo, porém, desses descendentes de colonos das lavouras cafeeiras produzem uma história envolvente, na qual o autor retrata também o jogo de interesse da sociedade arcaica do século passado. A obra é um misto de realidade e ficção.
Lançamento - "Os pecados de Uma Mulher e outras crônicas"
Os pecados de uma mulher e outras crônicas é um livro que fala de amores, ilusões desfeitas, tristezas e alegrias, orgulho, egoísmo, ciúme e muitas outras paixões humanas.
Nesta obra, o autor Aldrin Marcelo faz uma analogia inteligente para criticar e analisar certos comportamentos sociais que ainda assolam a humanidade.
Para tanto, o autor criou personagens fortes, apaixonadas, de índole correta e outras de caráter fraco ou leviano que certamente irão conquistar o leitor.

JÁ ESTÁ À VENDA
Os meninos, as mágoas e as florestrata-se de um ensaio sobre a vida através das palavras do autor, A. Mansini.
Os textos escolhidos para compor esta obra são resultado das inquietações constante de A. Mansini, que ansiava por dividir um pouco de se sua visão sobre o mundo e as eventualidades que o afeta. São breves reflexões formatadas em crônicas e poemas.
A vinculação entre os textos não é de todo evidente, mas está lá, na escolha das palavras e dos temas. No pano de fundo estampado com saudades envoltas em algumas mágoas, mas também com esperanças, advindas das flores que brotam dos corações dos meninos. Esperamos que esta leitura, mais do que divertimento, traga algo de positivo ao leitor.

Acompanhe as  redes sociais da Editora Baraúna
  
 http://gallery.mailchimp.com/44305cd762d2da022619a2a82/images/youtube2.png  http://gallery.mailchimp.com/44305cd762d2da022619a2a82/images/twitter2.png  http://gallery.mailchimp.com/44305cd762d2da022619a2a82/images/blog2.png  http://gallery.mailchimp.com/44305cd762d2da022619a2a82/images/facebook2.png


3 comentários

  1. Olá, Irene!

    Nunca li nenhuma das publicações da Baraúna mas Uma Rosa Branca & Uma Rosa Vermelha parece ser muito bom. Amo livros que nos levam à uma viagem no tempo.

    P.S.: Tem tag para o Saleta lá no blog. xD http://thebutterbeer.blogspot.com.br/2013/05/tag-alfabeto-literario.html

    Beijão!

    Cerveja Amanteigada
    www.thebutterbeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dizem que não podemos julgar um livro pela capa,mas se depender desses acima ,quero ler todos,adoro lançamentos,bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Irene adoro posts de lançamentos das Editoras,assim acompanhamos as novidades!
    Parabéns para a Editora Baraúna,livros com sinopses interessantes e capas criativas.
    Com certeza são livros com temáticas interessantes e começaria por:Para Sempre Bagdá e A Mulher e a Causa.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...