Cine Saleta apresenta o filme "A Rainha Margot " by Pandora

"A Rainha Margot"


Sangue, traições, sensualidade quase palpável a cada cena, adultério, relações incestuosas, promiscuidade, homoerotismo, relação edipiana entre a Rainha Mãe e um dos seus filhos Conde D'Anjou, assassinatos sangrentos e desleais, envenenamentos torpes, todo tipo de métodos escusos para se manter no poder são os principais temperos e condimentos que dão sabor e cor a trama do filme a “A Rainha Margot”.



Direito Divino que nada, nunca vi uma monarquia ser retratada tão na contramão dos valores cristãos. A julgar por essa película (acho tão chique quando leio critica de cinema e o critico usa essa palavra) o que mantinha a monarquia na França, longe de ser a vontade de Deus, era a capacidade de ser cruel, ardiloso e mesquinho que os monarcas tinham!

Em tempos de casamentos reais adocicados pela televisão esse filme é um banho de água fria em qualquer pessoa que sonhe com um príncipe encantado ou em ser uma princesa preciosa.



A adaptado do romance Alexandre Dumas coloca em cena as intrigas palacianas e capítulos sangrentos da história francesa, como o Massacre da Noite de São Bartolomeu, com direito a tudo que a cristandade mais condena e pratica ao longos desses últimos dois milênios, ou seja, promiscuidade, conspirações, sangue.



Fala sério eu nunca vi uma Corte tão sombria e nojenta quanto a francesa! Assistindo esse filme a primeira coisa que a gente pensa é “não é a toa que os franceses guilhotinaram seus Reis.”.



Bem, eu pensaria exactamente isso se eu não soubesse que os filmes históricos não retratam a história em si, eles, qualquer um deles (inclusive os ingleses sempre tão higienicos) são apenas uma versão do que aconteceu, representam apenas um olhar sobre o fato, não o fato em si, afinal o presente não pode tocar o passado, isso é IMPOSSÍVEL.

Vi esse filme junto com meu irmão, ele viu para fazer um trabalho da faculdade eu para acompanhar e debater com ele a parte histórica do filme (ajudar no dever de casa de irmão caçula é dever de irmã mais velha ou meu irmão é folgado mesmo? 
#DúvidaExistencialProfunda).


"A Rainha Margot" foi um filme que me impressionou pela forma crua como mostrou "a cidade luz", lar dos apaixonados, da arte, do romantismo, do Iluminismo, recentemente transformada em protagonista de filme romântico. Eu nunca vi uma França tão sombria, tão envolta em trevas tenebrosas.


No mais, o filme realmente foi muito... muito... muito bem feito, ganhou vários prêmios, conquistou o respeito da critica. Se você curte história, especialmente o lado podre, eu aconselho. Se você gosta de histórias com uma pegada de drama eu também aconselho. Se você não curte história, mas estiver afim de esquentar uma noite fria com uma história tórrida e sensual, acho que o filme também é uma boa ideia, eu achei o amante da Margot uma delícia e meu irmão me garantiu que ela também é o que os homens chamam de gostosa.














  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

8 comentários

  1. Gostei mt desse filme. Tem mt tramoia, corruopção, tiros que saem pela culatra etc. Parece muito real a medida que vc compara com a historiografia e a iconografia.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o filme, mas também acho que as monarquias de forma geral sempre estiveram bem longe de serem algo "divinas", muito pelo contrário! Vou tentar assistir, os reis parecem bem mais bonitos hoje em dia, quando já não tem quase poder algum..

    ResponderExcluir
  3. olha, acho que é dever de irmão mais velha eim! hahaha
    não sou muito fã de livros antigos assim, mas as vezes assisto... porém, não ando com muito tempo, então minha lista de "filmes para assistir" anda crescendo bastante :(

    ResponderExcluir
  4. Gosto de história, mas não retratada dessa forma, então não pretendo assisti-lo.

    ResponderExcluir
  5. Eu era uma jovem balconista de uma locadora de filmes quando assisti "A Rainha Margot" é um filme um tanto picante pra época e com uma historia marcante.
    Teve momentos que adorei e outros que odiei, mas, se colocar na balança, digo que gostei bastante e assistiria novamente pra recordar.

    Valeu pela lembrança.
    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica de filme!!! Vou ver se baixo para assistir!!!

    Beijos

    Vivian

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica , não digo que vou assistir porque não é meu gênero favorito , mas quem sabe um dia desses ....

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse filme já faz alguns anos e na época não gostei muito dele. Preciso assistir novamente e ver se mudei de opinião.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...