Textos essenciais para compreender o futuro
das mudanças e as mudanças do futuro.
das mudanças e as mudanças do futuro.
Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência? Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros? O escritor Jack London, considerado em um levantamento feito pelo site IDG NOW como um dos 10 nomes mais importantes da internet no Brasil, vem acompanhando de perto todos esses processos em sua coluna sobre empreendedorismo na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e agora, com essa coletânea de seus mais instigantes artigos, aulas e palestras, podemos traçar com detalhes o panorama atual da nossa sociedade: digital, imprevisível e mutante. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital fala sobre o que está acontecendo no mundo digital, sobre o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas, como o Brasil lida com essa nova realidade e como empresas e empreendedores podem usar isso em seu favor. O livro ainda nos remete a algumas perguntas essenciais e nos faz questionar: O que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? É possível imaginar o futuro?
Editora Valentina
ISBN 9788565859059
Edição 1 / Ano 2013
A Editora Valentina está sempre nos trazendo ótimas novidades desse mundo literário. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital é um livro escrito por Jack London – um dos pioneiros da internet no Brasil - economista, consultor, professor e empresário.
O livro consta de vários textos que procuram esclarecer o leitor sobre o futuro e as mudanças que ocorrem com as novas tecnologias que transformarão o mundo. Parte desses textos foram copiados da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, onde London é colunista da edição on-line.
“O futuro não é mais o que era? Que futuro tem uma sociedade que, atropelada pela produtividade, perde contato com a reflexão?” Página 15
O mundo da tecnologia está em constantes mudanças e todos os dias nos deparamos com algo novo. Digo isso por experiência própria, seja na vida profissional ou pessoal, onde me encontro com novas soluções exigindo constantemente um novo aprendizado.
Hoje se torna imprescindível estar ligado ao mundo virtual. A internet se tornou vital para o ser humano que em uma pesquisa foi constatado que não estar conectado é viver na solidão. “... uma nova forma humana:depois do Homo sapiens, o Homo tela.” Página 20
Jack London através de pequenos textos de fácil leitura nos leva a conhecer o que aconteceu antes e depois da era digital.
Conquistas da ciência, educação e saúde com um resultado inesperado. “Você trocaria novas conquistas materiais por mais cinco anos de vida?” página 22
A história da riqueza dos países através de formas diferentes ( mares, máquinas e massas). O que fazíamos há 10 anos, sem o Facebook e o Twitter? As redes sociais as consultas ao Google fazem parte do nosso dia a dia.
Relata que da mesma forma que avisou que o Orkut perderia o seu lugar é a hora do Adeus ao Facebook como rede social dominante.
“Estaremos vivendo o tempo do fim da informação e da reflexão duradoura” página 44
A cada texto recebemos mais informações e como devemos agir, sermos diferentes e saber pesquisar e estudar para que possa se destacar. São dicas que valem não só para o empreendedor e sim para todos que queiram inovar, ter novas idéias que só vão ajudar em seus negócios.
“Que tal iniciar um movimento para exigir mais criatividade e ousadia e menos banalidade na web?” página 127
Cita sobre as grandes oportunidades para a criação de negócios para a Copa de 2014 e concluindo com a crise da tecnologia levando ao fim de uma era com diversas informações e dicas sobre e-livros, e-commerce , Internet, enriquecimento finalizando com as previsões para 2014.
"Última previsão: em 2014 você será convidado a viver, como está sendo em 2013. Não espere, faça-o já: não se esconda por achar que sabe pouco ou pode pouco. Não é assim que são formadas as grandes pessoas. Elas são sempre as que mais arriscam, mais tentam, errando ou acertando; Espero você nessa estrada."página 176
Um leitura muito especial com informações que são importantes para nós e que não podemos ficar parados e sim procurar inovar, ser criativo porque as mudanças são rápidas e temos que estar preparados. Quanto a diagramação, apresentação do livro seguem a marca registrada de qualidade das obras da Editora Valentina.
Irene Moreira é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.
cara acho que sou a única que não quer ler esse livro xp
ResponderExcluirparece ser um livro ótimo, mas não sei se conseguiria ler... peguei esses dias um neste estilo e não consegui terminar a leitura ;x
ResponderExcluira tecnologia muda muito rápido, realmente, e estou até vendo daqui uns dias o face sair de moda e entrar outra rede no lugar :P
Irene, se soubesse que o livro era tão interessante eu o teria solicitado! Acho muito pertinente discutir nossa vida hoje, com as redes sociais, e o quanto elas nos escravizam. Bela resenha ;)
ResponderExcluirOi Irene!
ResponderExcluirÓtima resenha, o livro deve ter um conteúdo rico, embora eu não esteja acostumada a realizar esse tipo de leitura, as questões abordadas são bem relevantes.
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
se eu ganhasse esse livro, daria de presente pro meu namorado ^^
ResponderExcluirhehe
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Bem, vou pensar com carinho,se vou ou não ler este livro. parece ser bom,mais não me interessei tanto assim por ele. Beijos.
ResponderExcluirEsse livro já ta na minha lista de eu quero já faz um bom tempinho, estou extremamente louca para lê-lo, ele parece tudo de bom!
ResponderExcluirEsse livro parece ser bem interessante .Já que todos nós gostamos muito de redes socias e etc !Estou bem curioso para ler !!!
ResponderExcluirAchei super interessante a resenha do livro...tudo e ver comigo...adicionada a minha wish list com certeza
ResponderExcluirBeijos
O livro parece ser interessante, fazendo uma reflexão de nossa relação com as tecnologia e os avanços, e neste caso com as redes sociais, que a cada dia ocupam um espaço cada vez maior do nosso tempo.
ResponderExcluirO livro não faz meu estilo, mas fiquei curiosa pra saber mais sobre ele, sobre as abordagens do autor, se um dia eu tiver a oportunidade certamente vou ler, e ele ainda é tão curtinho só 180 pág, dá pra ler num piscar de olhos.
Adorei a resenha.
Bjus!
Maravilha, muita gente precisa ler esse livro!!! rs
ResponderExcluirTema muito interessante e pelo que li na resenha foi abordado de forma bem inteligente, parece ser uma boa pedida.
ResponderExcluirParabéns ao blog por trazer dicas maravilhosas como o livro Adeus,Facebook e também para a Editora Valentina.
ResponderExcluirUm livro interessante pelo tema,porque milhares de pessoas utilizam as redes sociais especialmente o facebook (agora com certeza sendo substituído),é válido pensar sobre o impacto das novas tecnologias e seus impactos em nossas vidas e pelo autor Jack London.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuitos ficam o dia inteiro na internet e esquece do mundo lá fora, não tem vida social! Se já somos assim nos tempos de hoje, imagina como será o nossos filhos? Parabéns pela resenha,beijos
ResponderExcluirA tecnologia tem com certeza destruído o processo reflexivo da sociedade, concordo quando o autor diz que devíamos buscar postar coisas mais interessantes e produtivas do que fatos banais. E essa é a realidade devíamos usar a internet para algo mais útil.
ResponderExcluirGostei bastante da resenha. Esse livro nos leva a algo reflexivo, simplesmente mal posso esperar para lê-lo.
ResponderExcluir