Resenha do livro "O Momento Mágico" de Jeffrey Zaslow - Editora Novo Conceito

Uma história que desejamos sobre o amor às nossas filhas

Sinopse - Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”.
Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo.
Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.


Editora Novo Conceito
ISBN 9788581631929
Edição 1 /Ano 2013
Páginas: 320
Preço Sugerido: R$ 29,90

Comprar
   



Ler o livro do Jeffrey Zaslow foi uma experiencia diferente em termos de leitura. Como o autor usou documentos oficiais, bibliografia e um certo rigor analítico o livro tem em alguns momentos um formato que lembra um trabalho acadêmico; como é baseado em entrevistas as vezes parece uma reportagem deliciosa; e como o Zaslow foi um homem de olhar generoso e sensível as emoções das noivas entrevistadas o livro parece um romance.

Como disse outra leitora, cujo nome não me lembro, "O momento mágico" é um livro para ser lido devagar, sem pressa, mastigando as informações e refletindo. Ele não conta uma história, mas várias histórias sobre noivas que em algum momento decidem comprar um vestido na Becker’s Bridal, uma loja administrada loja de vestidos de noivas cuja administração tem passado de mãe para filha há três gerações. Cruzando a história das mulheres Becker's, do mercado de vestidos de noivas e de diferentes mulheres que chegam na loja em busca de um vestido único o autor vai costurando sua narrativa de uma forma cativante.

No começo do livro Zaslow diz que decidiu escrever esse livro também inspirado em sua esposa que em determinado momento disse a ele que "Há algo em um vestido de noiva". Sinceramente, nunca esteve no top 10 de meus sonhos nos últimos 27 anos casar de branco e coisas do gênero, mas eu concordo com a esposa dele. Estive duas vezes diante de noivas na qualidade de madrinha e em ambas as vezes chorei diante do vestido, há algo de mágico e maravilhoso naquele monte de pano em diferente tonalidade de branco.

Foi divertido, irritante e enternecedor conhecer as noivas escolhidas pelo autor,  a noiva quarentona, a viúva em segundas nupcias, a moça que sofreu um acidente na véspera do casamento, a menina órfã, a acadêmica cética quase ateia que se sente muito adulta e sem romantismo nenhum e a jovem virgem cristã tão inocente em sua pureza. Me envolvi com todas, partindo do riso, passando pelo enternecimento, irritação, compreensão até chegar as lágrimas.

No final me surpreendeu e preocupou a melancolia do olhar da Erica, a moça virgem cujo primeiro beijo foi dado em seu marido no dia do casamento, a moça virgem. Sorri com com a acadêmica Ashley, a acadêmica quase cética, e suas formas de "dar certo", será que ela tem noção do quanto a sua ingenuidade se assemelha a da Erica? Me apaixonei pela história e pelo vestido da Meredith, se casar pouco antes de completar 40 é um ato de coragem! Me emocionei com Julie, Megan, Courtney! O livro cumpriu seu papel e muito mais.

Ah, para quem se interessar, existe um site o "The magican room" no qual é possível conferir em cores várias fotos das noivas cujas histórias foram contadas no livro.



Book Trailer






  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

16 comentários

  1. Jaci, eu acho que o sonho do vestido de noiva é partilhado pela maioria das mulheres, nós homens somos, por definição, mais práticos nesta questão de casamento dos sonhos, tons de branco e afins.

    Não imaginava que o livro seguiria este formato - o encarava como um romance - senão até o teria solicitado, sua resenha me fez querer saber um pouco mais do que cada mulher entrevistada pensa sobre o casamento.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano eu honestamente acho o casamento uma coisa custosa e trabalhosa, vi o que minhas amigas passam, não tenho a minima vontade de tons de branco e derivativos.

      E sim, as mulheres são por demais interessantes em suas diferenças. Eu gostei muito dessa experiencia de leitura!

      Excluir
  2. Oi Pandora!
    Estou com esse livro aqui na fila, e seguirei sua dica de ler aos poucos, vou intercalar com as outras leituras. Já tive o meu "momento vestido de noiva", então acho que irei me identificar de alguma forma =)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção Elis, intercalar ele com outras leituras porque não se trata de uma história de suspense, já sabemos o final todas vão se casar... o caminho de cada uma é que é o charme e claro descobri a história das mulheres que construíram a loja e a fazem funcionar!

      Excluir
  3. Achei a capa desse livro simples e bonita, mas não imaginava que ele fosse assim. Eu não tive tanto interesse quando vi, mas agora gostei parece ser bem interessante, gostaria de conhecer mais sobre essas histórias de noivas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu Fernanda tenho um certo interesse em casamentos, tento entender o que motiva as pessoas a enlouquecerem montando uma festa, arrumando um vestido especial... criando tantas expectativas... Foi uma sorte o livro ter sido tão bom!!!

      Excluir
  4. ahhhh doida pra ler esse livro
    super curiosa !!

    ResponderExcluir
  5. parece ser um livro muito interessante e divertido! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divertido eu não diria Rayme, mas interessante, com toda a certeza!

      Excluir
  6. Oi Pandora
    A capa desse livro é muito bonita e o enredo me chamou atenção :)
    Ontem mesmo, estava arrumando os meus livros e separei ele pra ler, estou bem curiosa para saber mais sobre essa história *-*
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata!!! Espero que você goste da leitura, eu gostei!!!

      Excluir
  7. Jaci,resenha maravilhosa um livro que é especial para as mulheres sobre o sonho de ser noiva e o vestido faz parte desse sonho achei diferente o livro em razão das entrevistas e de como o autor conduz a história e suas várias histórias sobre noivas.
    A capa é um belo convite a este livro interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, obrigada!!! Eu também achei o livro mega interessante, um trabalho de "não-ficção" maravilho!!!

      Excluir
  8. Oi adorei...muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reversoescrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em
    cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de
    forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar
    verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da
    livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...