[Bate Papo Literário] Palavras de Pórtico ou a história de um livro!

 

Seguindo nossa fofa Wikipédia:


"... pórtico é o local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio" 



Palavras de Pórtico é uma nota solta de Fernando Pessoa, escolhida para iniciar o conjunto de obras dele reunidos por Maria Aliete Galhoz em"O Eu profundo e os outros Eus", que em 1980 já estava em sua 9ª reedição,  e  justamente um dos volumes dessa reedição que está comigo desde 2002.

Vez ou outra eu topo com algum trecho dessa nota de Pessoa aqui e acula e esse encontro sempre me lembra meus dias de adolescente agarrada com esse livro para cima e para baixo, para um lado e para o outro. #BoaLembrança


Já faz uma década desde a minha primeira leitura desse livro e dessas palavras de pórtico... Me pergunto como parece ter passado tanto tempo e tempo nenhum ao mesmo tempo...


As vezes parece que os 25 anos são outra adolescencia, você é novamente velha demais para muitas coisas e jovem demais para tantas outras, está no caminho do meio, nem é a jovem de 20 anos entrando no mundo dos adultos, no início do curso universitário... querendo abraçar a vida com as pernas, trabalha-estuda-trabalha-namora-igreja, nem é a pessoa madura dos 30, que reza a lenda contada por minhas amigas balzaquianas, já sabe o que é e o que não é, o que quer e o que não quer e pode fazer o que quer \o/

A parte isso, em minha nova adolescencia observo as marcas que a velha deixou nesse livro, engraçado como os nossos livros mais antigos e queridos vão juntando dentro de si nossas histórias. Essa edição carrega uma história, não só a dos escritos do Pessoa, mas a minha vida com os escritos do Pessoa, as notas, os rabiscos, alguns marca páginas diferentes, verdadeiros moradores desse livro.


O senhor Koenma de Yu Yu Hakusho, foi feito por um amigo querido, acho que foi da época anterior ao vestibular:



Essa menina fofinha também mora no livro, não lembro dela nem de que anime saiu, mas é fofa néh?!


A flor azul que deve ter saído de alguma decoração da Escola Dominical e marca o Pastor Amoroso e algumas de minhas passagens favoritas:


"O amor é uma companhia"

"Amar é pensar.E eu quase que me esqueço de sentir só de pensar nelaNão sei bem o que penso, mesmo dela, e eu não penso senão nela."

"Todos os dias agora acordo com alegria e pena.Antigamente acordava com sensação nenhuma: acordava.Tenho alegria e pena porque perco o que sonhoE posso estar na realidade onde está o que sonho.Não sei o que hei de fazer das minhas sensações,Não sei o que hei de ser comigo sozinho.Quero que ela me diga qualquer coisa para eu acordar de novo."

Tem a marcação de Rafaela, sobre a qual eu nada sei:


E até mesmo a marcação de um amigo querido a quem emprestei o livro:



Possivelmente outras marcações se juntarão a essas, possivelmente outros marcadores/moradores se juntem a esses, espero por eles, que venham se tiverem que vim, que cheguem em tempo, que esse livro seja repleto de histórias, as mais lindas e variadas enquanto eu e os meus nos encontramos e reencontramos com Fernando Pessoa e seus muitos Eus em nossas sucessivas adolescencias... Quanto tempo mais durará esta???

Ah, deixo aqui essa nota solta dele na integra, mesmo não trazendo ela na integra para os pórticos da minha vida, deixo ela inteira porque as pessoas costumam frisar pequenas partes do que em si já é uma pequena parte de algo que a gente nem sabe o que é nem tem como saber ao certo... Essa coisa de citar de pedacinho nem sempre é algo muito justo com a pessoa do Fernando...


Palavras de Pórtico

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso."
Quero para mim o espirito [d]esta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário: o que é necessário é criar.
Não canto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torna-la grande, ainda que para isso tenha que ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torna-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o proposito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.


  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

2 comentários

  1. Pessoa é poesia profunda. Pessoa é amor.
    E é tão bonito o amor que você sente por Pessoa. E foi tão bonito ganhar de você aquele livrinhos com sessenta e quatro páginas repletas de palavras, que formavam frases, que formavam poesias lindas e que eu guardo com tanto carinho e cuidado na minha estante.

    :*

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  2. Pandora,
    Quanta coisa boa você disse nesse post. E quero parabenizar a grandeza da dona desse blog, grandeza que eu ja conheço, sempre colocando os blogueiros pra cima. Uma raridade mesmo.
    Pois olha Jaci, lembro de quando fiz 26 anos. E pareceu que estava chegando mais perto dos 30...Hum que responsabilidade. Um desassossego tomou conta de mim por conta disso. E quando fiz 30 estava novinha em folha. Em mais uma parte boa dessa vida, que só tem um turno, temos mesmo que aproveitar. Acredito que todos nós que admiramos Pessoa, temos também um Eu profundo e outros eus em nós. Isso é pra lá de bom, nos faz ver a via por muitos ângulos e pontos de vista. Um dia alguém me explicou que navegar é preciso por que tem bússola e viver não tem. Vai ver que tem: a nossa consciência cada vez mais refinada. Pode ser. E uma meta, um destino, sempre um desejo a alcançar. Um beijo para você. E muito prazer em conhece-la. Um beijo para Irene, bem grande, por todos os posts que deixei de vir ler. Bom domingo para vocês. E toda a semana tb.
    Cam

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...