Resenha do livro "Belas Maldições" de Neil Gaiman e Terry Pratchett - Editora Bertrand Brasil

Sinopse - "Belas Maldições - As belas e precisas profecias de Agnes Nutter, bruxa - Neil Gaiman, Terry Pratchett": Conforme as Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam daqui de baixo (ou, no caso de Crowley, daqui de cima). Portanto, eles precisam encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já tenha visto em algum filme, é um menino que adora seu cachorro, se importa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. E, como se ainda não fosse o bastante, eles ainda têm de lidar com o domingo...




Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528606621
Edição 9 / Ano: 2011
Páginas: 378






Quem me conhece intimamente sabe que por baixo dessa gordinha romântica há uma pessoa que não dispensa uma ironia bem colocada, uma dose cavalar de ranzinzice crônica, um veneno na maçã e coisas do gênero. Há quem explique esse dialogo entre meu romantismo lirico existencialista e o gosto por uma ironia fina e venenosa existente em minha personalidade através das estrelas e da influencia da constelação de gêmeos misturada pelo lindo ascendente em sagitário.

Talvez por ser assim consigo ser apaixonada pelo lirico, existencial, amado, suave e poético "Neil Gaiman" e ao mesmo ter o irônico, malvado, cruel e sanguinolento Terry Pratchett como meu autor favorito do momento!!! Talvez por isso tenha pirado na batatinha quando dei de cara com o livro "Belas Maldições - As belas e precisas profecias de Agnes Nutter, bruxa" fruto de uma parceria entre esses dois ingleses geniais!!!

Em "Belas Maldições..." esses gênios partiram do seguinte pressuposto: "E se as profecias contidas no livro Apocalipse de João realmente fazem sentido e de repente o fim do mundo fosse acontecer essa semana?". Um amigo meu disse uma vez que "o diabo criou e mora na maldita expressão “e se”.". Mas esse rendeu uma história muito sacana, ousada e engraçada pois a ela os queridos Gaiman e Pratchett adicionaram a presença de dois seres sobrenaturais fora do comum, o anjo Aziraphale e o demônio Crowley, ambos apaixonados pelo estilo de vida que os humanos construíram na terra vão fazer o possível para evitar essa catástrofe.

Além desses dois personagens incríveis soma-se a sopa imprevisível criada por esses dois gênios a Agnes Nutter, uma mulher que realmente tinha uma visão clara do futuro e que previu em detalhes tudo o que ia ocorrer desde a Idade Média até o ultimo dia do mundo e foi capaz de escrever em um livro preservado por sua família até o presente momento; o próprio ante-cristo, um menino comum com amigos e um cachorro lindinho; e os Quatro Cavaleiros do Apocalipse.

Aliás, os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, diga-se de passagem, merecem um parentese, pois  Morte, Fome, Guerra e Poluição (a Peste se aposentou depois que descobriram a vacina) são uma cereja no bolo das coisas legais nesse livro. Nunca na literatura esses seres foram tão bem representados. Guerra é uma mulher de cabelo vermelho que gosta muito de passear pela África; Morte, está a cara de Pratchett; Poluição é uma coisa nojentinha da Silva Sauro; e a Fome me ganhou pela capacidade de ser irônico. De todos o meu preferido foi a Fome, entre outras coisas os autores sugerem que foi esse Cavaleiro do Fim dos Tempos o responsável pela criação dos fasts foods.
"Pão artificial. Bife de hambúrgue artificial. Batatas fritas que nunca em sua vida sequer viram batatas. Molhos sem alimentos. Até mesmo uma fatia artificial de picles de endro. Nem se preocupou em analisar o milksheke. Ele não tinha nenhum conteúdo alimentar real...
Ao seu redor as pessoas comiam suas não-comidas, se não evidencias reais de prazer, pelo menos o nível de desgosto não era o maior do que podia ser visto nas cadeias de hambúrgueres de todo o planeta." (Terry Pratchett e Neil Gaiman_Belas Maldições_ p. 147)
Se você comer refeições demais desse tipo acontece: A) você fica muito gordo e B) você morre de subnutrição, ou seja: você morre gordo e com fome. A Fome aprecia enormemente essa ironia e consequentemente eu não consigo mais ficar em uma praça de alimentação sem pensar nisso, ri sozinha e tentar fazer alguém entender a graça dessa sacada! #NuncaFunciona

No entanto, nem tudo foram flores nessa leitura... Na verdade eu até me divertir, ri e curti... MAS... Não é tão fácil para uma cristã educada para acreditar no fim do mundo e levar muito a sério todas as profecias do Apocalipse e derivativos encarar um livro no qual tudo isso é levado na piada, na gozação e derivativos. Por mais que Gaiman e Pratchett sejam brilhantes, eu ria e sentia culpa, eu sentia culpa e ria.

Não posso dizer que esse livro é menos que excelente, mas tenho que avisar: aprecia muito mais a leitura quem conhece um pouco de história, tem alguma noção das narrativas bíblicas, tem senso de humor suficiente para ri de si se for cristão ou não é cristão e gosta de trolar o cristianismo. Porque rola muita avacalhação mesmo com certas coisas bíblicas e alguém pode sair ofendido, claro se chegar a entender pois boa parte das fuleragens entende melhor quem domina bem a mitologia cristã e conhece um pouco de história. Desconfio que quem não conhece nem uma coisa nem outra corre o serio risco de voar em alguns  muitos momentos e quem gosta e acredita na narrativa bíblica corre o risco de se ofender.


  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .   
                                                                 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

6 comentários

  1. Oi Pandora!
    Excelente resenha flor, fiquei aqui imaginando você rindo e sentindo "culpa literária". Não sei se tenho bagagem suficiente pra ler e captar as piadas desses dois "maluquinhos", mas me parece uma ótima leitura.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. gostei da sua resenha, mas não gosto muito de livros que tratem de apocalipse e coisas deste gênero...
    sim, sou medrosa hahaha

    ResponderExcluir
  3. Eu já admirava esse livro por ter sido escrito por dois nomes tão grandes da literatura: Pratchett e Gaiman, mas não conhecia o enredo - dificilmente leio sinopses - e me surpreendi. Eu sou cristão e religião é um dos poucos pontos onde eu perco a linha nas discussões, então não sei se o livro seria recomendado pra mim, mas fica aquela curiosidade em saber como desenvolveram a história, e quais pontos eles dão uma avacalhada, rsrs.

    Vou anotar, tenho tanto de Gaiman e Pratchett pra ler que um dia chego nesse daqui ;) e depois dessa resenha é difícil deixar o livro passar em branco.

    ResponderExcluir
  4. Já estou apaixonada por esses dois malucos e pode crer que vou comprar e ler o livro. Só me deixou intrigada foi o título: Belas maldições. Quão bela é isso? Parece-me mais uma bela ironia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Maristela...
      Na verdade, o título foi uma tradução mal feita.
      O título original é "Good Omens", que significa "Bons presságios". Dá para perceber outras coisas assim durante todo o livro... :'(

      Excluir
  5. Scarlett >>>>>>>>>> todos os outros Motoqueiros.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...