Resenha do livro ": A Ruptura - World Of Warcraft - Vol. 08 - Christie Golden - Galera Record

Sinopse

Da mesma coleção iniciada com Marés da Guerra. Thrall, Chefe Guerreiro da Horda e sensível xamã, notou uma mudança perturbadora no mundo de Azeroth. 
Os espíritos elementais relacionados à terra, ao ar, à água e ao fogo estão confusos. Há secas, tempestades, enchentes e terremotos afetando todos e desestabilizando ainda mais a paz entre a Aliança e a Horda. 
Numa época em que o rei Varian Wrynn de Ventobravo planeja uma ação violenta, e os elfos noturnos estão mais hostis aos orcs. Thrall precisa descobrir o que há de errado com os espíritos elementais porque o preocupante comportamento deles parece ser o primeiro sinistro aviso do Cataclismo por vir.






Editora: Galera Record
Autora:Christie Golden
Formato: 16 x23 cm
Ano: 2013
Páginas: 339



Há livros que você tem um prazer especial de ler e fazer a resenha, este é um deles, por diversos fatores, o primeiro é que o livro é muito bom, emocionante, com personagens cativantes e o enredo é bem elaborado. O segundo é que sou aficionado por RPG (Role Playing Game) e não é o tratamento médico! O meu tema favorito é fantasia medieval, elemento que é a base do jogo WarCraft.  Mas antes de analisar o livro, vamos falar um pouco da história do jogo.

Hoje em dia quando você fala em WarCraft, a primeira associação que se faz é ao World of WarCraft (WoW), um MMORPG, em tradução livre, jogo de interpretação para múltiplos jogadores on-line, da produtora americana Blizzard. Lançado no ano de 2004 dominou completamente os jogos de RPG on-line, sua segunda expansão Wrath of the Lich King vendeu 2,8 milhões de cópias nas primeiras 24 horas e 4 milhões no primeiro mês. E a terceira Cataclysm (a história do livro é um prelúdio da saga) bateu o recorde anterior com 3,3 milhões em 24 horas e 4,7 milhões de cópia no mês. Em 2010, o jogo obteve a façanha de 12 milhões de jogadores inscritos.


A franquia de WarCraft é bem extensa, desde jogos (para computador, videogames e tabuleiros, inclusive Monopoly), jogos de card-games, miniaturas colecionáveis, brinquedos e action-figures, inúmeros livros entre romances e RPGs,  a uma série de histórias em quadrinhos, tanto no estilo comics (de 25 edições mensais e três especiais), quanto no estilo manga (quadrinhos de estética japonesa).

A série iniciou com o jogo RTS (Real Time Strategy – Estratégia de Tempo Real), WarCraft: Orcs & Humans, em 1994, no qual o jogador podia comandar um exército de humanos ou de orcs, inovador para época pela sua jogabilidade e opções, uma delas a possibilidade de enfrentar outros jogadores on-line, ganhando o prêmio o premio Innovations Award – Consumer Electronics, em 1995. No ano seguinte é lançado a continuação WarCraft II: Tides of Darkness continuando a história e a batalha entre humanos e orcs, e ganhando novamente o Innovations Award.

Em 2002 é lançado a terceira versão WarCraft III: Reign of Chaos, com a opção de jogar com outras raças além dos humanos e orcs, como os elfos e mortos-vivos. Em 2003, recebeu a expansão: WarCraft III: The Frozen Throne. WarCraft III é um verdadeiro prelúdio para o WoW, lançado no ano seguinte e um dos favoritos dos fãs.

O jogo on-line já possui quatro expansões: The Burning Crusade (2007), Wrath of the Lich King (2008), Cataclysm (2010) e Mists of Pandaria (2012). A quinta expansão, Cerco a Orgrimmar, já está anunciada. Em 2011, a Blizzard lançou um servidor brasileiro, com o jogo totalmente em português. Antes os jogadores só podiam jogar em servidores internacionais em inglês.

Agora a pergunta de um milhão de dólares: Posso ler o livro sem conhecer tudo isto? Pode sim. A autora Christie Golden consegue fazer uma obra que pode ser apreciada independentemente, mas é claro que lendo a coleção e conhecendo o universo, ela é bem melhor apreciada, pois os elementos que permeiam o jogo são bem desenvolvidos. Mas mesmo assim o leitor que queira iniciar a leitura deste fabuloso universo pode começar por A Ruptura que não vai se arrepender.

A história se passa entre os eventos de Wrath of the Lich King e Cataclysm. Há uma frágil paz em Azeroth, após a queda do Lich Rei Arthas. Tanto a Aliança quanto a Horda precisam organizar-se, e lidar com as perdas da luta contra o Flagelo. À frente da Aliança, que reúne humanos, elfos da noite, anões, gnomos e draenei, está Varian Wrynn e à frente da Horda está Thrall orc e xamã, em uma confederação que reúne orcs, elfos sangrentos, taurens, trolls e goblins, os dois líderes tentando lidar com as consequências da batalha e ao mesmo tempo lidando com os elementos descontrolados, tempestades, enchentes, terremotos, etc. E, no meio disto tudo, uma decisão difícil de Thrall, desencadeia em uma trama de traição e morte trágica, que pode determinar o fim da Horda e reiniciar o conflito com as duas facções. Ao mesmo tempo temos Varian lidando com o filho Anduin, que admira o pai, mas não quer seguir os mesmos passos e descobrir seu próprio caminho, e no reino nos anões passa por uma drástica mudança. E no meio da balança Jaina Proudmore tentando equilibrar as duas facções e manter a paz.


E como bônus para o leitor novato, no final do livro tem uma série de referências para leituras complementares e aprofundar-se neste universo fantástico.

Venha conhecer Azeroth e estes bravos heróis e heroínas, e partilhe das suas emoções e aventuras! Você não vai se arrepender.



Marcelo Daltro – Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG.


  flickr   #    e-mail  # facebook: 

4 comentários

  1. Marcelo, adorei conhecer o livro
    não gosto deste tipo de livro, mas meu namorado é apaixonado por MMO e RPG, e com certeza ele vai amar o livro *-*
    uma ótima dica para o próximo presente eim! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Adorei a resenha e sou suspeita em falar sobre o assunto, porque jogo WoW desde o lançamento :D
    Adoro jogos online *-*
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Meu namorado joga esse jogo o dia inteiro, com certeza deve ter algo bom aí que eu não tô sabendo rs Me interesso muito por mitologia, leria o livro com certeza

    ResponderExcluir
  4. Após ler sua resenha, já me interessei pelo livro, que é cheio de mitologias. quanto ao jogo, eu não tenho muita paciencia para jogar, então ficarei apenas com a leitura. Amei a resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...