Você já ouviu falar em “Sick-lit”?


Sick-lit” é um dos tipos de literatura preferidos dos jovens e que abre as listas de mais vendidos na Inglaterra e nos Estados Unidos. Sick, em inglês, significa doente, e o termo Sick-lit engloba romances que lidam com questões complexas relacionadas à doenças como câncer, depressão, transtornos alimentares e até mesmo bullying.

O tema não é tão novo assim. Muitos filmes, telenovelas e livros já abordaram essa perspectiva. Entre os destaques estão A Menina que Semeava e a telenovela Amor à vida.

A Menina que Semeava conta a história de Becky, uma adolescente de 14 anos que tem leucemia. Para tirar o foco de Becky de sua doença e ajudá-la com o tratamento, seu pai, Chris Astor, cria um mundo chamado “Tamarisk”. Juntos, pai e filha viajam por esse universo fantástico repleto de histórias e personagens extraordinários. O romance aparenta, em uma primeira impressão, abordar fantasia, mas não poupa nenhum detalhe da dura realidade de uma doença terminal.

Já na trama da novela Amor à vida, a personagem Nicole descobre que tem câncer e enfrenta o anseio de viver um amor e o drama da queda dos cabelos como consequência dos tratamentos químicos.

Temas que fazem você adotar a perspectiva de pessoas doentes e refletir sobre o que você faria em tal situação: enfrentaria a realidade de cara ou empurraria sua vida pessoal para “debaixo da cama” e viveria uma fantasia?


Postado por: Editora Novo Conceito 17 de julho de 2013

5 comentários

  1. Ownn eu estou lendo esse livro agora, to só no inicio nem cheguei na página 100, mas to gostando...
    O tema da nicole na novela até que foi legal também...
    Adorei seu post, não conhecia isso de Sick-Lit. rs
    beijos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente eu tenho todos os poréns do mundo com livros começados com "A menina que..." acho que isso virou qualquer coisa que não me entra goela a baixo facilmente... E levei um susto ao descobrir que doenças graves agora são pops e nicho de mercado editorial.... há algo de muito errado nisso... Sim, eu sei, sou chata pra chuchu...

    ResponderExcluir
  3. Nossa!! nunca tinha ouvido falar dessa expressão é bom saber, embora já tenha assistido muita coisa relacionada!!
    ótimo post >.< beijos!!
    http://sabedorianaoseiescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hum, adorei saber. Eu ainda não decorei os diversos tipos de lteratura.. estou tentando.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  5. bom, não assisto novelas, mas já tinha reparado, pelo pessoal comentando, que Amor à vida se encaixava neste gênero...
    estou gostando bastante deste gênero, e li agora a pouco sua resenha de A Menina que Semeava e fiquei bem curiosa!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...