Cine Saleta em " O MUNDO DO CINEMA "


O cinema, considerado a sétima arte, exerce um poder e um fascínio ao público que o assiste que sai do mundo real e entra num mundo de sonho e fantasia. Esse poder surge em filmes de comédia, romances, ficção, aventuras policiais e muitos outros.

O fato de ir ao cinema faz parte da intergração social e está no rol de atividades de entretenimento de um público em geral.

As crianças já começam a se encantar com essa arte e hoje já temos jovens e adultos acompanhando os filmes desde a leitura de livros até sua produção e lançamento.

A nova geração tem o vício de assistir filmes. São os consumidores assiduos da sétima arte, ou se você preferir, Cinéfilos. Esse grupo de devoradores de filmes vem crescendo cada vez mais. O monstro do audiovisual tem adiquirido cada vez mais espaço dentro do cotidiano das pessoas, em especial, dos jovens. Apesar da grande concorrência para a faixa etária, onde existem os videogames, os seriados, etc, o cinema tem conseguido despertar e manter o interesse desses jovens que começam a se relacionar com esse mundo desde muito cedo.

Para falar sobre a influencia da arte do cinema na vida das pessoas um exemplo muito citado é o filme A Rosa Purpura do Cairo feito em 1985.





No filme a personagem vive exatamente essa situação de indivíduo influenciado pela Indústria Cultural. Na trama Cecília, uma garçonete apaixonada por cinema, acaba envolvida numa delas com um personagem fictício que ganha vida ao sair da tela. Tom Bexter é um personagem do filme que se encanta pela telespectadora e decide viver com ela no mundo real. Durante o reboliço causado por essa situação, Cecília acredita estar mesmo vivendo uma história que só seria possível na ficção e não consegue decidir se estar ao lado de um personagem irreal é melhor do que viver ao lado do ator que o interpretou. As conseqüências da influência do cinema na vida da garçonete acabam por levá-la a perder o emprego, deixar seu marido e, por fim, ficar sem seu grande amor. O que lhe resta é voltar ao cinema e se contentar com a felicidade de personagens como se fosse a dela mesma.





O que mostra o enredo deste filme é exatamente que a moça se perde entre a realidade e ficção pois o cinema leva até ela uma situação que foge a sua realidade na vida real. Um mundo de festas, aventuras e paixões que não fazem parte do dia-a-dia do cidadão comum. A moça fica fascinada por esse mundo de tal forma que não percebe que sua realidade está sendo afetada.


É justamente esse o efeito da Indústria Cultural sobre o indivíduo que acaba por perder a noção do que é real e o que é fictício quando exposto às histórias fantasiosas. Talvez não demos conta dessa influência, pois não analisamos o que vemos nas telas, mas, apenas, consumimos essas obras cinematográficas.

O cinema ainda faz parte dessa “máquina” industrial que transforma a arte em bens para serem consumidos e não mais apreciados e que, uma vez consumidos, agem de forma inebriante dando sensação de que a ficção tem mais “graça” do que o real.


Moda e cinema sempre andaram juntos. Moda também sempre foi o espelho dos grandes movimentos da humanidade, assim como das revoluções científicas, sociais, culturais e tecnológicas, sendo o cinema a grande vitrine dessas transfomações.

Com o cinema por ser um meio de comunicação e de forte influência levou a transformação da roupa e a vida das estrelas num objeto de desejo. A moda e o cinema tem um grande elo em comum, eles são vendedores de sonhos e é por isso que o cinema com o tempo deixou de ser apenas uma referência de moda e comportamento para ser também a grande indústria vendedora de moda do mundo. O cinema se transformou numa vitrine alvo das grandes marcas. A roupa da personagem do filme tornou-se um sonho de consumo.
  
Um dos maiores exemplos disso podemos vivenciar no filme “ O Diabo veste Prada” onde na verdade é a toda-poderosa editora chefe da Vogue América, Anna Wintour que aos 55 anos de idade, essa inglesa revolucionou o jornalismo de moda desde que assumiu o cargo na Vogue.




“O cinema é capaz de deixar o espectador em estado de êxtase mais do que qualquer outra forma de expressão de um ser humano. Estando na escuridão de uma sala de cinema a sua mente se entrega a solidão e ao silêncio saindo do seu corpo e viajando pelo mundo da imaginação. Estamos de frente de uma das melhores formas de podermos expressar o mundo dos sonhos."



Falando em um bom filme sempre podemos dizer que,  em grande parte,  tem um excelente livro  que teve seus direitos comprados para estarem na telinha do cinema.

"Dez anos se passaram desde a história que conquistou todos em "O Diabo Veste Prada". Mas será que algumas pessoas conseguem mudar com o tempo? Especialmente um certo diabo... "
  
Você já terminou "O Diabo Veste Prada" se perguntando o que aconteceria na vida de Andy Sachs depois de superar a terrível Miranda? 

A implacável Miranda Priestly está de volta com todo charme e sarcasmo de sempre. Você está preparado para a volta do diabo?


Lançamento da Editora Record 




Irene Moreira  é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob



Videos You tube
Imagens e consultas Google
Pesquisas Sites  Dulce Teixeira e Estereotipo

6 comentários

  1. Excelente Irene! Um filme que me marcou muito e que também retrata super bem a influência do cinema é o "Cinema Paradiso". Sou fã...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. nossa Irene, adorei o texto. sou super fã de cinema e concordo com tudo o que você disse
    apesar de não ter gostado muito do filme Diabo Veste Prada, achei a trama dele em si ótima e estou bem ansiosa pelo 2° livro e filme :D

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei se estou preparada, só sei que a expectativa para esse lançamento é altíssima!!!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Acredita que ainda não assisti o diabo veste pra, mas creio que deve ser um filme bem interessante. E o hoje em dia não é só os filmes que tem influenciado a moda e a vida das pessoas, mas os seriado e as novelas tbm!!!

    ResponderExcluir
  5. A Rosa Púrpura do Cairo é um filme lindíssimo e faz anos que assisti. Quanto ao O Diabo veste Prada é sensacional. Vou querer ler a continuação e espero que tenha filme sobre essa continuação.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo esse filme, eu assisto a cada dia que passa!! Teve uma semana que ele passou na tv fechada umas 5 vezes e eu assisti a todas as vezes. Era um dos filmes preferidos do meu querido Clodovil Hernandes....amo, amo, amooo!!!!! Quero demais ler esse livro, quero muito, necessito!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...