Resenha do livro "Bruxos e Bruxas" de James Patterson e Gabrielle Charbonnet - Editora Novo Conceito



Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

Título: Bruxos e Bruxas
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Páginas: 286
Ano:2013
ISBN: 978-85-8163-2216





Estamos em uma época na qual os jovens estão indo as ruas lutar pelos seus direitos e por um país melhor. Ao ler Bruxos e Bruxas, fica bem claro que a ficção também pode retratar em partes a realidade com a qual nossos pais, tios, avós, antepassados, conviveram em tempos de guerra e de ditadura militar de uma forma mais distópica e não tão distante de nós, como já mencionado na sinopse do livro.

Em Bruxos e Bruxas, nos deparamos com um novo governo chamado Nova Ordem controlado pelo "O Único que é o Único". Um regime muito-super-hiper autoritário no qual não existe nenhum tipo de liberdade. Educação, música, livros, arte e cultura em geral não existia mais. Tudo era fiscalizado com rigidez pelo governo. As pessoas que eram contra estavam condenadas a prisão e no mais tardar a morte. Mas a Nova Ordem tinha prazer em eliminar principalmente os jovens, pois esses sim eram uma grande ameaça a sociedade e ao futuro desse regime, especialmente os considerados bruxos e bruxas. Os jovens possuem voz ativa, tem sede de mudança e lutam por melhorias, os que possuem dons, poderiam liderar e conseguir banir a Nova Ordem, por esse motivo, eram os primeiros a serem reclusos sobre vigilância dura e após completar dezoito anos eram condenados a morte. 

"A Nova Ordem é um futuro brilhante! É um futuro que substitui as liberdades corruptas e ilusórias das chamadas democracias com uma disciplina muito maior (...) E parte desse melhor, claro, é tomar as medidas necessárias para eliminar os depravados, os criminosos e todos aqueles que ameaçam a prosperidade e a supremacia da Nova Ordem" ( Página 93)

A leitura começa quando os irmãos Allgood, Wisty e Whit, são acordados no meio da noite na casa onde moram com os pais por membros da Nova Ordem. Acusados de serem uma ameaça a sociedade por possuírem dons que eles mesmos desconhecem, são levados a força e encaminhados para a "Prisão da Superfície". Antes de partirem, seus pais lhes entregam um caderno e uma baqueta, sem dar no mínimo uma explicação plausível sobre o que estava acontecendo de fato.  

"Às vezes, as pessoas têm medo de quem é diferente. E o medo faz com que elas fiquem bravas e irracionais" (Página 22)".


Parece loucura, mas não é. Imagina só ser levado de casa e ser acusado de bruxaria, se na verdade você nunca teve dom nenhum e sempre foi um adolescente normal? Isso é o que estava acontecendo com os irmãos Allgood. A Nova Ordem enxergava neles uma ameaça e o "Único que é o Único" só ficaria satisfeito se conseguisse manter os dois bem vigiados e ao seu alcance.


"- Vou facilitar para vocês dois. Tudo o que têm que fazer é renunciar a sua existência anterior, como suas liberdades, seu modo de vida e, principalmente, seus pais, e , então serão poupados. Vocês não sofrerão mal nenhum se obedecerem às regras." (Página 29)

Com o desenrolar da leitura, Whit e Wisty, vão percebendo que realmente possuem dons e vão descobrindo cada um deles, além de aprender como utiliza-los nos momentos certos.

"- Temos que descobrir como isso funciona - Wisty disse, tensa. - Eu sei que você acha que sou louca, mas estou começando a acreditar nessa história de bruxo e bruxa. Na nossa mágica. Temos que treinar, Whit. Temos que ter mais força de vontade. Talvez você seja um bruxo. Talvez eu seja uma bruxa." (Página 86)

Whit, o irmão mais velho, tem dezessete anos e esta a prestes de completar os temidos dezoito anos. Sua namorada, Célia, sumiu antes dele ser preso e, pelo o que tudo indica, ela também foi capturada pela Nova Ordem. O personagem é bem carismático, porém sua irmã rouba a cena na maior parte da história. Wisty tem quinze anos e é dona de uma cabeleira ruiva. Tem um senso de humor fantástico, chorona e possuí vários poderes de bruxa que ela mesma fica perplexa a cada descoberta. 

Os irmãos passam por muitas dificuldades e tem uma grande ajuda de outros jovens que se encontram na mesma situação que eles. Muitas aventuras e aprendizados embalam esse primeiro livro da série construído pelo famoso escritor James Patterson e Gabrielle Charbonnet. Confesso que nunca li nenhum livro de ambos, porém já conhecia Patterson por causa dos comentários das amigas leitoras diante de suas obras.

Gostei bastante de Bruxos e Bruxas, só que devido ao grande marketing feito durante o seu lançamento eu esperava mais da história. Para ser sincera, acreditava que seria um livro de suspense e terror, afinal a capa e o título dá um pouco essa impressão de que será algo bem aterrorizante. Na verdade é mais um livro distópico e com bastante aventura, sem contar que muitas vezes consegui dar boas gargalhadas com a caçula Wisty. Por esse motivo, dei quatro livrinhos. Apesar disso, a história é muito boa e com uma escrita jovial que prende a atenção. O próximo livro da série esta previsto para sair no final do ano e se chama "O Dom". Aguardo ansiosamente!!!

Book Trailer






  Vivian
Vivian San Juan é publicitária, amante da criação, arte e música. Apaixonada por um paulista, casou e foi morar em São Paulo onde pretende  trabalhar na área de sua formação. Uma menina atrapalhada, sonhadora, divertida e que ama tudo ligado a artes no geral. Carinhosamente é chamada por todos de Vivi.   e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

30 comentários

  1. também acho que o marketing que fizeram para o livro foi exagerado demais, pois eu esperava um livro excelente, e não parece ser tão bom assim =/
    eu achava que o livro seria meio terror por causa da propaganda toda dele mesmo...
    não sabia que teria continuação :O
    mas quero ler ele! vai que eu estou enganada né kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi e Irene
    Estou com esse livro aqui para ler, mas ele está na pilha de leitura aguardando a vez dele :D Já li várias resenhas positivas e negativas sobre esse livro, uns amaram e outros não gostaram... então estou na dúvida, baixei um pouco a bola da minha expectativa e espero gostar e apreciar a leitura que farei em breve.
    Adorei a resenha, muito bem escrita ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta

    Essa

    ResponderExcluir
  3. Nossa quando a Novo Conceito lançou o livro foi aquela loucura tamanho a publicidade BEM POSITIVA e feita que els fizeram..Então minha curiosidade era a mais alta possível quanto ao livro..Ainda não tive a oportunidade de ler..Mais quem leu disse que a série tem muito potencial para ser ótima..

    ResponderExcluir
  4. Socorro eu preciso muito ler este livro. Ao ler histórias sobrenaturais. Ansiosa para poder ter este livro em mãos e poder desfrutar dessa história. RESENHA PERFEITA.

    ResponderExcluir
  5. É comum quando poderosos querem reprimir quem possa ir contra eles,enfim como você disse as vezes parece que ficção se mistura com realidade,também achei que esse livro seria mais sobrenatural digamos, por causa da capa, mais pela sua resenha parece ser muito bom mesmo assim,parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei super feliz quando este livro foi lançado. Porém tenho lido resenhas que falam bem e resenhas que falam muito mal do livro. Todas têm um ponto em comum, todos esperavam "mais" da história. Estou receosa de ler, será que vou ficar com a mesma sensação??

    ResponderExcluir
  7. Faz tempo que quero ler este livro. Tem boas resenhas e achei muito interessante

    ResponderExcluir
  8. Eu já ouvi falar muito nesse livro, e já li várias resenhas dele, parece ser uma leitura bem intensa, mas pelo o que eu fiquei sabendo que o livro tem poucos detalhes eu não gostei muito, pois por um lado é bom que não fica tão cansativo, mas por outro lado é que fica faltando mais informações para entender melhor a historia, espero realmente futuramente lê-lo, pois a propaganda sobre ele é grande.

    ResponderExcluir
  9. Hey!! Eu ia comprar esse livro, mas ultimamente tenho lido muitas resenhas negativas falando sobre ele... Não sei se desanimo ou não kkkk Acho que só irei ler quando todos os livros já estiverem lançados! Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li esse livro, mas tenho que admitir que acho a capa fantástica! Adoro livros que tenham essas coisas fictícias como bruxos e vampiros, e acho que tenho tudo para ler esse livro. Aliás, ainda ontem vi a capa do segundo volume da série, e é simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar muito do livro, mas ainda não li. A capa é linda e a resenha é bastante interessante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Aventura, romance, magia... Estou dentro...
    Li bastante sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo...

    ResponderExcluir
  13. Me falaram muito bem desse livro..deve ser incrível!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro causou muita sensação e eu estou curiosíssima sobre ele e quero muito ler. Amei sua resenha que só veio reforçar minha vontade enorme de ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. A propaganda da Novo Conceito em cima desse livro foi super criativa... Causou nas redes sociais e o livro foi até que bem comentado... fiquei mega curiosa com ele, embora não seja meu tipo de livro!!! Adorei a resenha Vivian especialmente pela fraqueza, disse tudo \o/

    ResponderExcluir
  16. O problema do marketing exagerado é isso mesmo... A gente fica com alta expectativa, e isso pode ser algo muito ruim pra uma leitura. =/ Mas, pela sua resenha, percebe-se que é mais um livro de aventura do que um drama social distópico... De qualquer maneira, Bruxos e Bruxas ainda continua como um livro desejado para mim. :) É só esperar que entre um dinheirinho..hehehehe

    ResponderExcluir
  17. Uns não gostam e outros sim.Mais estou curiosa para ler! e deixar essa curiosidade de lado.
    Só se pode comentar alguma coisa quando temos lido!

    ResponderExcluir
  18. Fico na dúvida se leio ou não, pois tem gente que só falam que promete e não cumpri. Agora, eu gostaria de ler, porque gosto de leituras e temas deste tipo: bruxos. Me amarro nisso. Vou pensar com carinho se leio. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro me deixa em duvida, tem comentário positivos e outros em tanto. Mas ainda estou curiosa p tirar minhas próprias conclusões, quando eu tiver oportunidade irei com certeza acompanhar essa serie.
    Afinal pode esquentar com os próximos livros.

    ResponderExcluir
  20. Mais um livro para entrar na minha interminavel lista.

    ResponderExcluir
  21. Tenho vontade de ler porque amo livros sobre bruxos e bruxas...Espero ganhar no sorteio!

    ResponderExcluir
  22. Estou com um pé atras com esse livro, sabe quando que uma coisa as nao sabe se deve ou nao, pois é a minha relaçao com esse livro. estou muito curiosa por conta da imensa divulgação que a editora fez encima deste livro, porem nao se se ele é realmente bom. Achei a diagramação e o kit dele lindo.

    ResponderExcluir
  23. gosto muito de livros de bruxas, e a capa dele é linda *u* quero muito ler

    ResponderExcluir
  24. Vi várias resenhas sobre esse livro, mas essa foi mais completa, ele parece ser interessante mas não extraordinário, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Faz um tempo em que estou querendo ler esse livro, mas depois dessa resenha eu estou com mais vontade ainda de ler.

    ResponderExcluir
  26. Desde que vi o nome do James Patterson na capa, me interessei. A sinopse também me chamou bastante atenção. Gosto de tramas distópicas cheias de magia e aventuras. Me parece que esse tem tudo isso, e muito mais. Uma pena que o trabalho de marketing fez bem mais barulho do que o livro em si, mas pelo menos, o livro ainda é bom.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Vou ler depois digo minha opinião!!

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha!! Essa tematica sobrenatural me agrada muito, é um estilo de livro para fugirmos da realidade, nos aventurarmos junto com os personagens, esse livro está prometendo ser muito bom!! *-*

    ResponderExcluir
  29. Eu sou fã de carteirinha do James. A cada livro ele se supera e esse parece que não vai ser diferente. Assim como vc, também achava que seria mais de suspense. Adorei sua resenha,pq vc nos mostra o que esperar do livro, aguçando assim nossa curiosidade.Parabéns

    ResponderExcluir
  30. Tenho curiosidade com esse livro, mas li tanta crítica negativa que confesso que tenho ficado receosa... Até o momento não li nada do James Patterson e desconheço a outra autora.
    Eu fazia uma ideia completamente diferente dele... =/ Parece meio juvenil demais... não sei... infanto-juvenil... *-)
    Mas de repente, vai que me surpreende, né!?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...