Resenha de " O Livro da Loucura e das Curas " de Regina O'Melveny - Editora Novo Coneito

Sinopse: 

Após o desaparecimento repentino de seu pai, Gabriella Mondini enfrenta uma crise: sem o seu aconselhamento, ela não pode mais praticar a medicina. Então, junto de seus dois fiéis servos, Olmina e Lorenzo, ela explora toda a Europa para descobrir para onde — e por que — ele se foi.
Seguindo pistas das ocasionais e enigmáticas cartas do pai, ela vasculha as capitais europeias expandindo os horizontes de seu mundo e acrescentando conhecimentos ao imenso livro das curas que está escrevendo. 
No entanto, ela não conhecerá apenas os limites físicos do continente, mas, também, os mistérios do amor, da perda e da mortalidade. Mistérios que estão no coração de cada alma viajante, especialmente na alma de seu pai.



Titulo: O Livro da Loucura e das Curas
Autor: Regina O´Melveny
Selo: Novo Conceito 
Ano: 2013
Páginas: 352









Veneza, 1590. Gabriella Mondini havia perdido o marido, tinha um péssimo relacionamento com a mãe que não aceitava a forma como ela vivia, bem diferente das outras mulheres, e seu pai, o único que a entendia, que era seu tutor na medicina e com quem escrevia um livro sobre as doenças, havia partido há 10 anos e lhe escrevia de vez enquando.

"Ele era meu pequeno telescópio, minha lente de aumento, gentil, instrutor e médico austero” 

Naquela época, para uma mulher exercer a Medicina, era necessário ter a supervisão de um homem. Com a partida de seu pai ficou sem ninguém e por isso o Conselho de Médicos de Veneza a proibiu de exercê-la. Gabriella decide ir em busca de seu pai usando suas cartas como pistas para encontrá-lo. Leva consigo Olmina, uma serva que na verdade foi a mãe que teve, que lhe amamentou e deu carinho, e seu marido Lorenzo, também servo. Dois personagens muito interessantes, diferentes e que vão ajudá-la a encontrar seu equilíbrio. Viajarão por muitos lugares e muitos personagens entrarão e sairão da história.

Em sua viagem nessa busca, Gabriella vai descobrindo muito mais do que poderia imaginar, há segredos de família, doenças e curas diversas, que ela vai anotando em seu livro e principalmente, vai em busca da própria cura, cura essa que ela acaba encontrando no amor.

"Alguns podem pensar que o vazio é algo oco, mas mão, é um fardo invisível, penetrante, atmosférico e quase esquecido, até que alguém seja golpeado inesperadamente por sua força."

Logo nas primeiras páginas vemos que não é um livro para ser lido rápido, é preciso um pouco de calma para ir absorvendo tudo que nos mostra. Quem está acostumado a só ler romances e aventuras, com certeza, vai estranhar a narrativa mais lenta. Linda capa, e história contada na primeira pessoa, o que gosto muito, pois me faz sentir mais perto da personagem e seus sentimentos. 

"Algumas mulheres pensam no amor como algo em elevação, mas eu sempre o conhecera como decrescente, onde poderia perder a mim mesma ou ao meu amado. Um encantamento e depois a separação, pior do que a solidão original. Assim sendo, eu temia a felicidade."

Gosto muito de histórias de época e nessa podemos ver muitas das dificuldades que as mulheres tinham, principalmente ao abraçar profissões que deveriam ser exercidas apenas por homens. Apesar de achar que a  história poderia ter rendido mais e o final, mesmo tendo gostado, poderia ser melhor, gostei muito. Sendo o primeiro livro da autora, está de parabéns e acredito que ótimas histórias poderão vir por aí.









Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.

11 comentários

  1. Achei a história bem interessante mas ainda não me sinto muito inclinada a ler. Quem sabe futuramente. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  2. Luci, esse é um livro que me interessa muito, gosto de romances históricos e uma história com uma mulher médica naquele tempo só tem a engrandecer o livro. Adorei a resenha, espero conseguir ler o livro em breve ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Luci,
    estou muito curiosa para ler este livro! parece ser muito bom *-*
    não gosto muito de histórias de época, mas a trama que envolve este livro me deixa bem curiosa!! :D

    ResponderExcluir
  4. Esses livros mais lentos, com uma narrativa mais cadenciada e reflexiva costumam me agradar mais do que os de ação! Livros assim nos fazem repensar a vida! Adorei a resenha Luci e fiquei com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Estou com esse livro aqui e em breve vou ler ele, acho bem bacana histórias de época e esse já me conquistou logo pelo título e pela capa :)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto falar do livro mas parece ser bem legal! Ainda mais pro ser uma história de época!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, gosto de livros de época e a história desse é bem interessante. Parabéns pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou afim de ler esse livro faz um certo tempo ja, acho historias de epoca muito boa!


    xx

    ResponderExcluir
  9. O Sr. Blogger não está me permitindo responder a cada um :( É uma história bem diferente dos romances que lemos, nem sei se pode ser considerado romance, mas é uma história muito boa e que nos ensina muito. Creio que vale a pena ler.
    abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luci pelo seu retorno aos nossos leitores que comentaram sua resenha. Esperamos que esse problema seja logo corrigido.

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...