Resenha do livro " Passarinha" de Kathryn Erskine - Editora Valentina



Sinopse - Passarinha - Kathryn Erskine

No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento [desfecho] ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.






Editora: Valentina
ISBN: 9788565859134
Edição 1 / Ano: 2013
Páginas: 224







Quando terminei de ler Passarinha o primeiro pensamento que me ocorreu foi "Escrever uma resenha desse livro não vai ser tarefa fácil!". Kathrn Erskine escreveu esse livro com uma fluides e simplicidade impressionantes. A leitura vai que você nem sente, eu consegui ler o livro em menos de um dia, no entanto, escrever sobre ele está sendo difícil demais, acho até que me falta a sutileza necessária para escrever sobre a querida Caitlin e sua história de superação. Eu me pergunto se "Capitei O Sentido" dessa história e se consigo chegar a um Desfecho satisfatório para esse texto.

É que "Passarinha" é um livro que pede de quem fala ou escreve sobre ele a mesma atitude que o amante solicita a sua amada naquele poema de Mario Quintana chamado Bilhete: "Se tu me amas, ama-me baixinho/ Não o grites de cima dos telhados/ Deixa em paz os passarinhos/ Deixa em paz a mim!/ Se me queres,/ enfim,/ tem de ser bem devagarinho...". Acho que me falta FiNESse para falar de algo tão delicado e me sobra empatia com todos os personagens desse livro.

A Caitlin é nossos olhos nessa história, ela, sua família e sua comunidade estão passando por um momento delicado quando a história começa. Uma massacre ocorreu na escola na qual ela estuda algumas pessoas foram baleadas mortalmente por um atirador e para infelicidade da garota o irmão dela estava entre as pessoas feridas de morte.

Em circunstancias normais lidar com uma situação assim não é fácil para ninguém, para a nossa querida "Menina Passarinho" [Eu empresto a você o meu apelido Caitlin] é mais complicado ainda, pois ela possui a Síndrome de Asperger e observa, assimila e se comunica com um mundo de uma forma muito particular e diferente da maioria. O dialogo dela com o mundo é caracterizado por um dificuldade de compreensão latente e a sutilezas e imprevisibilidade da vida açoita e abate o espirito dela de uma forma muito contundente.

O irmão dela era o principal cumplicie dela no desafio continuo de viver a vida sendo quem ela é, sem o irmão fica difícil para ela "Capitar O Sentido". Claro há o dicionário, os livros, seu pai, sua orientadora incrível, mas ainda assim Caitlin precisa de um "Desfecho" para aquela situação pavorosa e injusta na qual a vida lhe envolveu. Aliás, não só ela, mas toda a comunidade precisa encontrar uma forma de no mínimo poder fazer a ferida aberta pela perda de seus membros queridos parar de sangrar tanto.

É dolorosamente lindo acompanhar os passos da "Menina Passarinho", seus momentos de descoberta, seus momentos de desamparo, suas dores e suas pequenas alegrias... "Passarinha" é um livro especial que mexeu com meus sentidos, com minhas lembranças, com a minha empatia. Aliás, fazia tempo, fazia muito tempo, fazia muito tempo mesmo, que não tinha tanta empatia com tantos personagens ao mesmo tempo em um mesmo livro, sei que todos eles sempre estarão comigo por todos os meus caminhos.







  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    
                                              e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

9 comentários

  1. Já li outras resenhas bem positivas também.
    Estou bem curiosa com essa trama, bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. vi muitos comentários sobre este livro, e estou muito curiosa para ler!
    adorei a resenha Jaci. parece ser um livro ótimo mesmo! *-*
    pretendo ler ele em breve :D

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    esse livro mexeu comigo já pela capa. A resenha ficou ótima, a história é envolvente e eu me apaixonei. Está indo pra minha lista de desejado.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaci, para quem começa a resenha dizendo que é dificil escrever sobre o livro, até que você desenvolveu de uma maneira excelente, cativando a todos que a ler. Parabéns. Também estou cativada e querendo muito conhecer os passos da Menina Passarinho.

    ResponderExcluir
  5. Jaci, tava esperando por esta resenha ;) "Passarinha" é um livro que me marcou muito e me deixa saudades - mas de uma maneira que penso quando o lerei novamente, ele é doloroso em alguns momentos, e, por mais que seja recompensador acompanhar Caitlin, tem horas que a gente anseia mais por um sorriso. A autora te todos os méritos possíveis sobre o texto e sua condução, é incrível como ela faz tudo ser palpável, e, concordo com você, construa relações de empatia entre leitor e personagens de uma forma pouco vista.

    Pra mim é dos melhores do ano.

    Adorei a resenha - é sempre muito difícil resenhar livros do qual gostamos muito - mas no final fica a quela sensaçãode dever cumprido, do "eu tenho de falar sobre". Vale a pena ;) Dois abraços.

    ResponderExcluir
  6. Jaci, eu quero muito ler esse livro, mas seria uma leitura egoísta, só pra mim. Não sei se conseguiria dividir com o mundo o que vou sentir lendo esse livro por tudo que já ouvi a respeito dele, mas você conseguiu fazer isso de forma brilhante.
    Sigo com ainda mais vontade de ler o livro agora.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  7. Esse é o livro que tenho certeza que quando começa a ler ja irei chorar (manteiga derretida), adorei o enredo que a autora criou! Ja esta na minha lista de desejados a tempos!!


    xx

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog , e já estou te seguindo
    dê uma passadinha no meu blog , está cheia de resenhas
    http://manual-do-leitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro lindo, mas talvez denso demais para o meu momento atual! Se a narrativa for leve talvez eu leia sim!

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...