Sinopse:
Inspirado no lançamento muito aguardado do jogo Total War: Rome II, Destruição de Cartago é o primeiro livro de uma série de romances épicos. O título de estreia, que se passa em Cartago, em 146 a.C., conta a história do legionário e centurião romano Fábio Petrônio II, de seu general Cipião Emiliano e da ascensão do general ao poder, desde sua primeira batalha contra os macedônios à guerra total no Norte da África e no Cerco de Cartago. O sucesso de Cipião lhe traz admiração e respeito, porém também suscita cobiça e inveja. Até que ponto ele está preparado para se sacrificar por Roma? Esta é não apenas a história do destino de um homem, mas também uma jornada à essência da época romana, marcada por um mundo de táticas militares extraordinárias e de intrigas políticas que os guerreiros e cidadãos romanos usavam para ludibriar a morte.
Livro: TOTAL WAR ROME: DESTRUIÇÃO DE CARTAGO
Autor: David Gibbins
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Série: Total War Gênero: Romance Histórico
Páginas: 322
Formato: 16 x 23cm
Uma das séries de livros que mais tenho gostado de ler e resenhar, são estes da Galera Record baseados em games de sucesso. Não só por serem fruto de uma mídia/entretenimento que gosto bastante, mas por serem livros bem escritos como estórias excelentes, e este é um deles.
O livro Total War Rome: Destruição de Cartago traz uma trama inserida no contexto histórico abrangido pelo game Rome: Total War, um jogo de estratégia (em turnos e por tempo real) desenvolvido pela The Creative Assembly e lançado em 22 de setembro de 2004 pela empresa Activision, sendo o terceiro título da série Total War, que possui várias ambientações: Shogun I e II (Japão antigo até ao xogunato Tokugawa), Medieval I e II, Rome I e II, Empire (século XVIII) e Napoleon (a campanha napoleônica), que abrange grande parte das batalhas da história mundial.
Em Total War Rome o jogador tem a possibilidade de jogar batalhas históricas e fictícias, durante a República Romana e o Império Romano, com diferentes povos, durante o período de 270 a.C. até 14 d.C, e além disso com as expansões. O jogo teve duas: Barbarian Invasion e Alexander, sendo o primeiro jogo da série a ter duas expansões. O jogo recebeu diversos prêmios, sendo inclusive considerado um dos melhores jogos de computador de todos os tempos. O sucesso foi tamanho que em setembro deste ano ganhou uma sequencia Total War Rome II.
Agora sobre o livro. Romance histórico que tem como pano de fundo a ascensão de Publio Cornélio Cipião Emiliano Africano, desde a sua primeira batalha como tribuno militar em Pidna, na Macedônia, em 168 a.C., até o comando-geral do exército romano na destruição de Cartago, durante a Terceira Guerra Púnica (149 -146 a.C.). O autor David Gibbins, especialista em ficção histórica, foi professor de arqueologia, história antiga e história da arte, aproveita-se de um hiato, e nos poucos relatos sobre Cipião Emiliano, para construir um enredo, sobre sua vida, suas paixões e motivações, e principalmente sobre as batalhas que participou e liderou. Como especialista, o livro é um prato cheio para os aficionados em romances históricos, o autor faz um excelente retrato da sociedade romana do II século a.C., seus costumes culturais, sociais e políticos. Inclusive, contendo uma nota introdutória sobre alguns aspectos tratados, e uma relação contendo quais os personagens foram reais e quais os fictícios que aparecem no texto, e no fim uma nota do autor, contendo quais fontes históricas ele se baseou no desenvolvimento da obra, suas motivações e como ele construiu o Cipião Emiliano personagem, a partir da figura histórica real.
Contudo, mesmo sendo uma ficção histórica como uma reconstrução bem fiel, o estilo de escrita de Gibbins é bem dinâmico, fica bem claro ao leitor que eles está lendo um romance e não um texto acadêmico. E, o autor consegue dosar de forma equilibrada: ação, aventura, romance e drama, sem perder o foco principal, que é a própria guerra.
Gostaria de ressaltar que achei muito interessante a comparação que ele faz entre as Guerras Púnicas da antiguidade e as Guerras Mundiais da primeira metade do século XX com o conceito de Guerra Total (Total War), que é a marca da série de jogos.
Um excelente livro, para os fãs de ficção histórica, mas que poderá agradar a todos os tipos de leitores.
Marcelo Daltro
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa,
ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário
e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes,
livros, desenhos animados, séries e RPG.
Eu sabia que esse era um livro que corria o risco de agradar a todos os leitores e pelo visto não errei. Fiquei super instigada a abraçar essa ideia!! Não sou bem uma fã de guerras e tudo e tal, mas há muitos hiatos em minha formação como historiadora e muitas vezes um romance histórico - bem feito - ajuda a gente a fixar certo conteúdos e organizar nossos próprios conhecimentos sobre o tema.
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas já estou curiosa. O investimento da Record em livros de game realmente foi alto, mas sensacional!
ResponderExcluirBjs, Isabela.
www.universodosleitores.com
Além de ser uma excelente ferramenta auxiliar no ensino de História.
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o jogo, mas parece ser muito bom, espero só que não seja cansativo.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirNão estou acompanhando essa série, mas ela parece ser bem interessante ;)
Parabéns pela resenha
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
I blog quijte often and I seriously thank you for your content.
ResponderExcluirThis great article has truly peaked my interest.
I am going to book mark your website and
keep checking for new information about once per week.
I opted in for your RSS feed too.
my webite reverse cellphone lookup dominican Republic