DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO
Sinopse: A obra que originou o filme 12 Anos de Escravidão retrata a história de Solomon Northup, um homem negro nascido livre nos Estados Unidos, que após ter recebido uma falsa proposta de trabalho, foi sequestrado, drogado e comercializado como escravo, e passou doze anos em cativeiro, trabalhando, na maior parte do tempo, em uma plantação de algodão na Louisiana. Após seu resgate, Northup, com uma escrita simples e ágil, retrata os registros excepcionalmente vívidos e detalhados da vida de um escravo. Este é um dos poucos retratos da escravidão americana, redigido por alguém tão culto quanto Solomon Northup — uma pessoa que viveu sua vida sob a óptica de uma dupla perspectiva: ter sido tanto um homem livre como um escravo.
Público-alvo:
- Pessoas em geral que gostam de biografias e memórias relacionadas a filmes - Leitores de biografias que se interessam por história, sociologia e sobre questões raciais
- Historiadores, sociólogos e estudantes de ciências sociais que se interessam por biografias e memórias que podem ser usadas como fontes históricas.
Mais Informações:
Talvez a melhor obra dentre todas as narrativas sobre a vida de um escravo, 12 Anos de Escravidão é um livro de memórias angustiante sobre um dos períodos mais sombrios da história norte-americana.
O livro deu origem ao filme 12 Anos de Escravidão com lançamento previsto no Brasil para dia 21 de fevereiro.
Ganhador do Globo de Ouro de Melhor Drama e indicado a 9 categorias do Oscar.
Elogios à Obra:
―Eu não podia acreditar que nunca havia ouvido falar deste livro. Tão importante quanto O Diário de Anne Frank, só que publicado cerca de cem anos antes. O conteúdo fervilhou em minha mente: o período épico, detalhes históricos, perigos, horror e humanidade... Espero que meu filme possa chamar a atenção para este importante relato de coragem. A bravura e a vida de Solomon Northup não merecem nada menos do que isso.‖
– Steve McQueen, diretor do Filme 12 Years a Slave (12 Anos de Escravidão)
―Se você assistir ao filme e achar que ele mostra um retrato terrível o suficiente da escravidão, por favor, não leia este livro... O filme é estupendo, mas fica aquém desta peça inestimável da História: as memórias de Solomon Northup. Sua biografia não é apenas extraordinária, mas é também um relato histórico da vida de um grande número de escravos.‖
– The Daily Beast
EDUCAÇÃO VERDE, CRIANÇAS SAUDÁVEIS
Sinopse: Atualmente é grande o número de crianças cujo contato com a natureza é escasso, quando não inexistente. Esta falta pode ser a causa de inúmeras doenças: obesidade, desequilíbrio no biorritmo, problemas motores e de linguagem, asma, estresse, agressividade, hiperatividade, depressão. As crianças precisam da natureza para se desenvolverem de uma forma mais saudável em todos os níveis: físico, emocional, mental, social e espiritual. Neste livro, Heike Freire define de uma maneira simples e inteligente a problemática enfrentada pelas crianças, e oferece meios para que restabeleçam o contato com a Mãe Natureza e estratégias para que aprendam os ensinamentos dela.
Público-alvo:
- Pessoas em geral que se importam com a qualidade de vida da família
- Pais, educadores, pedagogos e professores interessados em visões ecológicas do desenvolvimento infantil.
Mais Informações:
Os meninos e meninas de hoje passam a maior parte do tempo em espaços fechados, sentados, assistindo à TV. Eles vivem constantemente debaixo de uma supervisão adulta obcecada por segurança e quase já não têm momentos de brincadeiras descontraídas ao ar livre.
Passar algum tempo ao ar livre, em uma interação direta com a vida, é um direito fundamental da infância que deveria ser reconhecido na nossa sociedade.
Está na hora de regressar ao mundo natural, de reconhecê-lo como o melhor dos mestres. Uma educação verde para entrever um futuro cheio de esperança e de pessoas mais saudáveis em todos os sentidos.
“O Homo sapiens é a única espécie animal na Terra que criou escolas para os seus rebentos à margem da natureza. Os efeitos destrutivos que essa conduta causou na biodiversidade terrestre e, por conseguinte, na nossa própria espécie, foram aumentando, tornando-se hoje em dia insustentáveis para todos os habitantes do planeta. A verdade é que as crianças adoecem sem o contato com a natureza.”
A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Sinopse: Neste livro, um dos mais importantes filósofos da Ciência em nosso século traça um quadro impressionante do caráter lógico da pesquisa científica, quadro que faz plena justiça à revolução einsteiniana na Física e ao seu enorme impacto sobre o pensamento científico em geral. Popper mostra neste clássico do pensamento científico que a ciência só pode ser definida por meio de regras metodológicas. A simples ideia de que o desenvolvimento da Ciência dependa da audácia intelectual e de crítica racional demonstra-se surpreendentemente fecunda no decorrer do livro, em que ela é usada para resolver alguns dos problemas clássicos da teoria do conhecimento e para elucidar alguns dos mais importantes aspectos da Ciência.
Público-alvo:
- Leitores em geral que se interessam o por filosofia da ciência e epistemologia
- Alunos e estudantes de filosofia
Mais Informações:
Esta edição de A Lógica da Pesquisa Científica apresenta o texto integral da obra, sem cortes que a desfigurem, razão pela qual constitui leitura obrigatória para estudantes e estudiosos de Lógica e Filosofia da Ciência.
Elogios à Obra:
―A leitura dessa obra central de Popper é fundamental para professores e estudantes de Filosofia. Também é indicada a professores de Ciências, Química, Física e Biologia e demais pesquisadores da metodologia científica. Com indicação e orientação do professor, trechos selecionados da obra podem ser lidos com proveito e interesse por alunos de Filosofia do Ensino Médio.‖
UOL Educação
―Karl Popper é tido como um dos mais importantes filósofos do mundo a tematizar sobre a ciência. Austríaco com naturalização britânica, Popper defendia a criação de um sistema que permitisse classificar com precisão as teorias científicas e as pseudocientíficas. Popper tinha um conceito muito ousado sobre esse assunto. Para ele, não deveríamos aceitar dogmaticamente os enunciados da ciência. Antes disso, deveríamos ter que justificá-los para torná-los confiáveis. Para tanto, Popper constituiu um modelo de falseamento denominado de hipotético-dedutivo. Em síntese, esse modelo defendia que uma teoria somente poderia ser considerada científica se houvesse maneiras de refutá-la ou de contradizê-la.‖
Leonardo Soares, Revista NetHistória
A GRAÇA QUE VEM DE DEUS
Sinopse: Notker Wolf comenta de forma leve e bem-humorada, pequenos acontecimentos da vida cotidiana, fatos da atualidade ou experiências pessoais, de onde extrai lições e ensinamentos valiosos. São inspirações repentinas de momentos de silêncio ou observações casuais do dia a dia, intuições do viajante do mundo ou do abade primaz, a quem as pessoas confiam suas histórias e suas preocupações. Esta obra trata de uma grande variedade de temas da atualidade:
fidelidade e solidariedade, a falta de sentido na vida, o mau hábito de nos queixarmos de tudo, o abuso do álcool entre os jovens, a importância da oração, a incrível força da fé, etc. Na opinião de Wolf, tudo é possível se tivermos um bomfundamento para nossa fé, e o melhor fundamento que ele conhece é a fé em Deus.
Público-alvo:
- Leitores interessados em obras inspiracionais sobre serenidade e paz de espírito.
- Pessoas que buscam livros com mensagem de conforto e esperança para presentear amigos e familiares.
Mais Informações:
“Tudo é possível para quem crê”, disse Jesus Cristo.
No mundo de hoje, tudo o que vemos é violência, falta de caráter e egoísmo. Nossa experiência de vida e nossa razão nos dizem que não podemos confiar em ninguém, que o mundo está cada vez pior e que precisamos ser realistas. Certo? Não para Notker Wolf!
Segundo esse abade beneditino, nós queremos crer em algo que desminta nossa experiência de vida e nossa razão. ―Não queremos deixar de acreditar na vida. Queremos acreditar nas pessoas, que o amor acabará vencendo e que nossa vida, contra toda expectativa racional, não caminha para a extinção definitiva.‖ Na opinião dele, tudo isso é possível se tivermos um bom fundamento para nossa fé, e o melhor fundamento que ele conhece é a fé em Deus.
Para esse abade de visão ampla e inspiradora, ―os verdadeiros realistas são aqueles que não se deixam intimidar pelo realismo da razão e se unem à força divina do amor e da vida na fé‖. Com este livro, ele deseja compartilhar essa visão e as experiências sublimes que podem advir dela.
Outra obra do autor publicada pela Editora Pensamento:
O ZEN NA ARTE DA CERIMÔNIA DAS FLORES
Sinopse: Em nova edição e com prefácio de Monja Coen, este volume da coleção Clássicos Zen por Monja Coen, traz a prática do Ikebana – arte de dar vida (ike) à flor (bana), que é precursora do arranjo floral, uma das formas mais sublimes e belas de adornar altares e venerar os desuses. Escrito por uma ocidental que morou durante seis anos no Japão, este clássico foi concebido para que os ocidentais possam compreender os conceitos fundamentais dessa antiga prática meditativa, que ilumina os ambientes com sua singela porém refinada beleza. Um caminho zen que nos leva a apreciar essa arte em sua totalidade.
Público-alvo:
- Leitores em geral que se interessam pela prática da meditação japonesa ligada à arte do Ikebana
- Pessoas em geral que se interessam por filosofia zen-budista
- Focalizadores da arte do Ikebana
Mais Informações:
Durante uma viagem, o Buda encontrou uma linda rosa caída no chão. Quando a colocou num vaso com água, ela ganhou vida nova. Por meio dessa lenda, tem início a história da prática do Ikebana.
Sobre a Coleção:
COMO SE RELACIONAR COM UM AQUARIANO
Público-alvo:
- Interessados por autoconhecimento relacionado ao seu signo astrológico
- Pessoas que querem descobrir mais sobre a personalidade de algum signo
- Psicólogos, astrólogos e terapeutas em geral
Elogios à Obra:
―Repleto de sugestões e dicas, sabedoria e ideias, Como se Relacionar com um Aquariano é uma valiosa ajuda para você compreender e apreciar os aquarianos em sua vida.”
– Sally Morningstar, autora de O Livro e o Baralho Wicca, publicado pela Editora Pensamento
Outras obras da coleção “Astrologia”:
COMO SOBREVIVER A UM PISCIANO
Público-alvo:
- Interessados por autoconhecimento relacionado ao seu signo astrológico
- Pessoas que querem descobrir mais sobre a personalidade de algum signo
- Psicólogos, astrólogos e terapeutas em geral
Elogios à Obra:
―Este é um livro maravilhoso para todos que se sentem confusos diante das voltas e reviravoltas dos imprevisíveis piscianos [...] Embora pratique a Astrologia há muitos anos, aprendi muito com este guia inestimável e recomendo-o a todos de coração.‖ – Judy Hall, autora de A Bíblia da Astrologia, publicado pela Editora Pensamento
―Este livro está repleto de observações claras e certeiras sobre os nativos de Peixes em diversos tipos de relacionamento, desde namorados até chefes, amigos e familiares.‖ – Donna Cunningham, astróloga e autora de livros sobre Astrologia
Outras obras da coleção “Astrologia”:
Belo artigo e informações
ResponderExcluir