Resenha do Livro " MAGO - livro 1 APRENDIZ" de Raymond E. Feist




Editora: Saída de Emergência
Coleção: BANG
Data 1ª Edição: 01/10/2013
ISBN: 9789896370107
Nº de Páginas: 432

Skoob


Sinopse
Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre.
Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer.

Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.


Posso dizer que acompanhei de perto a paixão do meu filho pelas aventuras de J.R.R. Tolkien, C.S. Lewis e tantos outros. Eram livros sendo devorados, filmes sendo visto milhares de vezes que se tornou impossível não se envolver nesse clima. As obras da literatura fantástica são por demais excitantes e foi muito bem vinda à estreia da Editora Saída de Emergência no Brasil com a chegada de Mago Aprendiz– clássico épico da fantasia – livro um da Saga do Mago.

Nossa história começa com Pug correndo da tempestade, pois fora a praia pegar “rastejadores de areia e caranguejos”, parou para cochilar e perdeu a hora de voltar. Nessa corrida machucou o pé tendo que seguir mancando. Tem a sorte de conhecer Meecham que o salva de um javali e o leva para de abrigar em um chalé no meio da floresta onde conhece o Mestre Kulgan – “mago e conselheiro do Duque, um rosto familiar na torre do castelo ”e Fantus um dragonete-de-fogo.
“Kulgan acendeu o cachimbo e, assim que ficou satisfeito com a fumaça perguntou:
- Quais são seus planos para a idade adulta, rapaz?
Pug estava lutando contra o sono, mas a pergunta de Kulgan o despertou. Aproximava-se o momento da Escolha, em que os garotos da vila e do castelo eram selecionados como aprendizes, e Pug entusiasmou-se ao dizer:
- No próximo Solstício de Verão espero ficar a serviço do Duque, sob a orientação do Mestre de Armas Fannon.”Pág 32
  
Pug é um  garoto que vive na vila Crydee localizada no Reino de Midkemia, é órfão e foi criado pelo cozinheiro Megar e sua esposa que o adotaram.  Thomasé filho legítimo deles e o melhor amigo de Pug. Ele e Thomas querem ser guerreiros. E no tão esperado dia  da escolha  Thomas é chamado para ser aprendiz do Mestre de Armas e Pug fica triste, mas acaba  sendo escolhido como aprendiz do Mago Kulgan. Nunca imaginara em ser um aprendiz de mago, mas foi melhor do que não ter nenhum ofício. Ele vai morar na Torre com o Mago e fica feliz por ganhar um quarto só para ele. “A magia requer solidão para que se  possa meditar.” Ganhou roupas novas, túnica e calças, mas mesmo tudo tendo melhorado em sua vida , o que não agradava eram os estudos. Ele aprendia depressa as teorias de lançamento de feitiços , mas quando ia tentar usar parecia que algo o impedia. ”Parece que nada está dando certo. Estrago tudo o que tento fazer.”  Étanta a preocupação de Pug que o mago lhe dá um dia de folga  já que é o sexto dia da semana onde todos os jovens se reúnem no pátio do castelo, próximo ao jardim da princesa. Os rapazes jogam pega–pega e nessa confusão ocorrem brigas, mas tudo acaba bem graças a intervenção do Príncipe Arutha, filho mais novo do Duque.

O mago sempre incentivando Pug  e “lembrando que ainda seria um aprendiz por mais noves anos. Não se deixe abater pelos insucessos dos últimos meses.”  Ficou  feliz ao saber que aprenderia a montar, pois o Duque gostaria que “um garoto de tempos em tempos” acompanhasse a princesa. Chegou o dia em que acompanhou a princesa Carline  e foram atacados por dois Trolls -  “criaturas parecendo uma imitação cômica de macacos”. Pug conseguiu eliminá-los com  um feitiço e assim salvar a princesa.

Ele se torna escudeiro da corte do Duque o que muda sua vida até o dia que, junto com Thomas, encontra um estranho navio naufragado na praia. Esse navio que utiliza peças que eles nunca tinham visto vai colocar o mundo em perigo de guerra. Vamos acompanhar o amadurecimento de Pug como escudeiro da corte e mago aprendiz  que vai estar a frente desse conflito.  

Dias sombrios estarão por vir colocando em risco o Reino do ducado de Cydree. Pug e Tomas saem com  vários cavaleiros do Duque através do Reino. Surgem muitos personagens , cidades e grandes Mistérios , seres   como elfos , anões, dragões e tantos outros vão surgir em um mundo de magia que vai nos levar através de uma das mais impressionantes sagas da literatura fantástica.

“Entre as atividades mais estranhas que o homem realiza, a guerra é sem dúvida a que vem em primeiro lugar.” 
  



Com vinte e cinco livros lançados ( e alguns contos e histórias curtas), Raymond E. Feist tornou-se um dos escritores mais vendidos do gênero, contando as desventuras dos dois amigos em meio ao turbilhão que muda todo o seu planeta. Participam de batalhas épicas e encontram estranhas criaturas, ao mesmo tempo em que procuram desvendar o mistério que trouxe os tsurunai ( cultura inspirada nas do Extremo Oriente) ao seu mundo.

Raymond E. Feist, filho adotivo do produtor de cinema Felix Feist, criou o seu universo como cenário para os jogos de RPG de seu grupo de amigos na faculdade na década de 1970. Inspirado pelas aventuras dos personagens e pelo universo que os envolvia, começou a rascunhar o seu primeiro romance no começo da década de 1980.




Irene Moreira  é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

Um comentário

  1. Este post foi refeito através do feed em virtude de ter desaparecido. Não sabemos o motivo e esperamos que só tenha sido este.
    Para quem deixou um comentário peço desculpas pelo transtorno.
    Obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...