Resenha do Livro " Starters" - livro 01 de Lisse Price

Sinopse - "Starters" - Série Starters - Livro 1 - Lissa Price: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...




Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630144
Ano: 2012
Páginas: 368


Skoob


Pense em um livro com uma capa incrivelmente linda. Pensou? Não foi Starters? Se você estivesse com Starters na mão acredite você pensaria nele. Acho que de todos os livros de minha estante com certeza ele é um dos mais lindos e sinceramente! Putz! Eu gostei tanto da capa desse livro que não consegui resistir a tentação de começar a resenha falando isso.

A parte a capa linda, em Starters Lissa Prince começa a nos contar a história de Callie, uma adolescente de 16 anos que vive alguns anos no futuro em um EUA bem diferente do que conhecemos hoje. Uma guerra aconteceu em algum lugar no futuro, armas biológicas foram usadas e o resultado disso foi que apenas idosos e crianças fazem parte da sociedade. O resto do país foi dizimado devido a escolha do governo de priorizar a vacinação de crianças e velhos. Uma vez donos do mundo os velhos da sociedade tomaram providencias para anular os jovens e se fortalecer... Crianças e adolescentes sem parentes passaram ou a viver a margem da sociedade ou em instituições semelhante a antiga FEBEM  (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) ou atual CASA (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) com o agravante de além das crianças serem maltratadas elas são exploradas em um regime de trabalho de escravidão. Como se esse contexto não fosse suficiente, os velhos, chamados de ENDERS, também inventaram um meio de trocar de corpo com jovens. Callie em um momento de desespero acaba aceitando alugar seu corpo e, claro, a coisa não sai como se esperava e ela acaba vivendo uma aventura e tanto.

Bem, a Lissa Price é uma narradora competente, a história tem núcleos de aventura, triangulo amoroso e suspense suficientes para conseguir envolver e eu confesso que li o livro quase todo em apenas um domingo sem problema nenhum. No entanto, confesso que achei a "Trilogia Starters" muito... muito... muito... incomoda.

Gente, os vilões dessa  história são os velhos, o vilão mor inclusive é chamado de "O VELHO"!!! Como assim um livro destinado a adolescentes em um mundo no qual os índices de longevidade são cada vez maiores e há um número cada vez maior de idosos na rua diabolifica dessa forma descarada a velhice??? Meu Deus!!! Esse tipo de detalhe não pode passar em brancas nuvens!!! Apesar de Callie encontrar em sua trajetória velhos de bom caráter e boa índole, a enxurrada de "velhos fedem", "são fracos", "egoístas", "feios", "narcisistas" e "sem consciência da realidade dos fatos" chocou minha sensibilidade.

Ler Starters me fez pensar em como o Ocidente dialoga mal com a velhice e me levou a pensar que não é a toa que vejo tantas pessoas reclamando porque gente velha trabalha, elas estão roubando os postos de gente jovem; xingando idoso porque está no transporte coletivo no horário de pique, ocupando o lugar de quem está indo ou vindo do trabalho deviam está morfando em casa; ou está na fila do supermercado as sete da noite, atrapalhando a vida de quem largou e quer comprar o jantar.

Há um grande contingente de pessoas que juram que jamais vão envelhecer ou supõem que quando envelhecerem vão querer abrir mão dos prazeres da vida adulta. Ledo engano néh pessoal?!?! Quando envelhecermos não vamos deixar de ser nós mesmo, vamos continuar humanos e dignos de respeito e valor e nada diabólicos creio eu. Talvez seja hora do Ocidente aprender a respeitar os cabelos brancos das pessoas, perceber que velha não é sinônimo de bruxa má e o velhinho da esquina não é o Papa Figo!

Pela narrativa simples e boa de se ler, capacidade de envolver e capa perfeita o livro da Lissa Callie levaria 3 livrinhos lindamente e eu vou ler o volume 2 e 3, pois quero ver onde essa história vai dar. Mas, no final a abordagem da velhice adotada por ela nesse primeiro momento foi tão preconceituosa e virulenta que eu me inclino a dar a ela dois livrinhos. Tive e tenho avós e avôs, Pai e Mãe [meu avó e avô por parte de mãe] ainda estão vivos e eu não posso compactuar com uma narrativa capaz de fazer cabelos brancos parecerem sinônimo de maldade.


Book Trailer







  Pandora
Jaci Clemente conhecida neste  mundo virtual como  Pandora. Estudante de História e  seu objeto de estudo preferido é História da Educação. É apaixonada por literatura fantastica, poesia, romances do século XIX e todo tipo de livro bem escrito, seu primeiro emprego foi com educação infantil, então também ama literatura infantil. Adora responder aos comentários feitos em suas resenhas tentando estar sempre presente .    e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob
 

12 comentários

  1. Esse livro é muito bom e adoro a temática dele, estou ansiosa para ler a continuação! (:
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu estou lendo a continuação.... menina a história da uma viradaaaaa.... surpreendente!!! A Lissa Price realmente me surpreende no quesito narrativa :) E quase se redime na questão dialogo com a velhice!!!

      Excluir
  2. Já li este livro, há mais de 1 ano e gostei, porém, me deixou deprimida tb em virtude de ser um pouco deprimente a realidade futurística que ele retrata.
    Mas é uma ótima diversão de leitura fácil.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neli o que me deprime é ver que as autoras de distopias não percebem que muito da realidade que elas consideram distópicas e futurísticas está bem presente no hoje. A parte isso Starters foi uma leitura bem leve confesso.

      Excluir
  3. também acho a capa do livro (e dos outros da série) incrívelmente lindas. ainda não li este porque não faz muito o meu estilo de leitura =/
    envelhecer é inevitável né...
    estou bem curiosa para ler a série, apesar de não ser muito o meu estilo. parece uma história bem interessante e espero que consiga me prender :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim interessante Rayme! E a Lissa soube surpreender, segundo livro é totalmente surpreende... da uma virada enorme... surgem novos personagens... e tudo e tal.

      Excluir
  4. Oi Pandora. Eu também não tinha não do quanto a capa é linda, só depois que pude ver de perto é que fiquei encantada com a beleza. Achei muito interessante a sua forma de ver o livro como um certo preconceito contra os velhos, legal você enxergar isso. Ainda não li o livro, mas ele é uma das série que quero ler e vou prestar atenção neste detalhe.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cristiane, eu sou uma leitura implicante... Quando encontro uma coisa que me incomoda não aguento tenho que me expressar... \o/ Mas, menina, que capa é essa? Acho que é uma das mais bonitas da minha estante com certeza!!!

      Excluir
  5. Concordo que livros destinados a jovens tem que tomar especial cuidado com o que "pregam". Ainda não li Startes, talvez minha filha leia antes de mim, mas já ciente de como a velhice é tratada na obra, vou discutir o tema com ela previamente.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis eu acho que as autoras muitas vezes, pela forma como abordam os assuntos, parecem mais infantis que as próprias crianças para as quais os textos se destinam... Chega a me dar raiva... em alguns momentos tamanha leviandade... Ou o texto é demasiado didático ou é irresponsável.

      Excluir
  6. Caramba, Jaci, matou a pau! Eu fiquei com vergonha de não ter compreendido o quão insultante eram os adjetivos atribuídos aos velhos no livro!, e o quanto eles eram retratados como os maus da história. NO geral eu gostei do livro, ele tem alguns problemas as o que me foi entregue à época me satisfez, e o final deixa um gancho enorme - que blogueiros chiques chamam de cliffhanger! - que me deixou de cabelos em pé. Bom, Enders, é minha próxima leitura, veremos o que acho.

    Mas, sem querer ser chato, tenho que discordar de você: acho as capas feias, muito! No começo a capa de Starters até me agradou, mas agora, xiii,acho feia!

    Aguardo ansioso sua resenha de Enders ;) Dois abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxe Luciano! Obrigada! No geral também gostei do livro, apesar de seus problemas. É uma aventura que satisfaz! Ah, quanto as capas, bem eu também detestei a de Enders hahaha....

      Cheros.

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...