Resenha do Livro " Tempo de Mudanças" de Lisa Jewell - @Novo_Conceito


Sinopse: Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá.Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda... Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa. Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas.E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar... 


Título: Tempo de Mudanças
Autora: LISA JEWELL
Selo: NOVO CONCEITO
Edição 1 / Ano: 2014
 Número de páginas: 352

Skoob




Gleyns Pike tem 35 anos e é casada com Trevor, 5 anos mais novo que ela, e por quem é muito apaixonada. Porém ela vive um momento muito difícil, pois há 5 anos tenta engravidar e não consegue. De acordo com sua médica tudo está bem com ela e o problema deve ser de Trevor. Mas ela nem pensa em falar isso com ele pois sabe que não aceitaria essa realidade de forma alguma e que não faria nada que a médica recomendou. Sendo assim, Gleyns decide, com a ajuda de seu cunhado Rodney, ir a um banco de esperma em Londres e fazer uma inseminação artificial.

Lydia Pike perdeu a mãe muito cedo, na juventude cuidou do pai até ele falecer de câncer e agora com 29 anos, mora em Londres, é uma cientista, uma mulher de negócios muito rica e muito solitária. Lydia não gostava do pai, chegou a desejar que ele morresse logo e ela ficasse livre dele. Por quê? Ela não sabia direito, mas trazia com ela uma infância problemática e não tinha respostas, explicações.

"A melancolia que sentia não era tanto pelo bebê que um dia tinha sido, mas pela vida que lhe tinha sido prometida naqueles dias auspiciosos e inocentes. A promessa de vozes gentis, abraços calorosos e de um lugar seguro. (...) mas poucos tinham sido apartados delas de modo tão doloroso e repentino (...)" pág 36

Um dia voltado de seus exercícios com seu personal trainer, Bendicks, ela encontrou um envelope na soleira da porta com o carimbo de Tonypandy, sua cidade, aquela que deixou para trás junto com todos seus familiares. Ela acreditava ser de seu tio Rod, o único que se preocuparia com ela e tentaria encontrá-la. Entre o que havia dentro do envelope havia uma papelada de uma clínica de fertilidade do centro de Londres confirmando que ela tinha sido concebida por meio de uma inseminação artificial.

Robyn Inglis acaba de comemorar seus 18 anos. É uma moça linda (se acha a mais linda do mundo), inteligente (tb se acha a mais inteligente do mundo) e feliz. Sempre soube, aliás todos sabiam, que era havia sido concebida por insiminação artificial. Seus pais haviam tido duas filhas, mas morreram na adolescência, e então optaram por ter mais um filho dessa forma e nunca esconderam de ninguém. 
Após as comemorações do seu aniversário sua mãe lhe entrega uma pasta com tudo referente a sua insiminação, mas Robyn se recusa, diz que não tem nenhum interesse em saber mais nada e muito menos conhecer o doador de esperma. Porém a mãe insiste que ela guarde consigo caso um dia queira fazer isso.

"- Estábem, me dê isso. (...) Mas não vou nem cheirar essa coisa a não ser que realmente precise.(...) Não preciso nem um pouco dessa cara e de outras crianças. Já tenho tudo de que preciso. Tá bom? " (pág 63)

Robyn começa sua vida adulta entrando para a faculdade de medicina e encontrando, numa loja de departamentos onde trabalhava como vendedora, o amor de sua vida, Jack.

Dean tem 21 anos e mora com Sky que está grávida de 8 meses. Perdeu o emprego e ficou sem aquele dinheiro que garantia sua bebida, sua maconha e tudo mais que ele quisesse. Após mais uma discussão onde Sky brigava com ele por conta da maconha, ela começa a sangrar e ele a leva para o hospital. Nasce a pequena Isadora, mas Sky não resiste e morre. Após o parto, ver a filha, ele sai do hospital e não volta mais. Isadora passa a ser criada pela mãe dele e ele, que perde o apartamento, vais morar com sua mãe.
Desde seus 18 anos que sua mãe havia lhe contado que ele havia sido concebido por insiminação artificial e ele recebeu a notícia sem se chocar e nem ter sua curiosidade despertada.

"Nunca tinha havido um homem na casa dele. (...) Tampouco pensara muito no homem que tinha o direito biológico de ser seu pai, um estranho mesmo para sua mãe, um homem que tinha entrado numa saleta e recolhido a própria essência num pote em troca de umas libras e da consciência de que estaria de algum modo fazendo o bem a alguém." pág 106



A cada capítulo do livro conhecemos mais sobre eles e conhecemos novos personagens que fazem parte da vida deles. Acompanhamos conflitos, amizades, e como o passado vem influenciar e mudar a vida deles.
História e personagens envolventes, que desperta em nós a vontade de saber mais e mais e que nos traz muitas surpresas.
A capa é linda, porém mais uma vez não tem nada a ver com a história, uma pena. A história é contada na terceira pessoa, é o primeiro livro da autora que eu leio, e gostei muito da forma como ela conta essa linda história. Li em duas noites e é claro me emocionei algumas vezes.

 "Todo mundo tem segredos, mas alguns podem mudar nossa vida para sempre."

Book Trailer







Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.




5 comentários

  1. Oi Luci, não tinha lido nenhuma resenha deste livro ainda, mas fiquei curiosa!
    não sabia que ele seria dividido assim, em várias histórias....
    parece ser lindo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Irene!
    É a primeira vez vejo o livro, não o conhecia. Várias histórias em um livro dá impressão de contos. No entanto, essa ligação, esse elo entre os personagens é que valoriza o livro.
    Goste, valeu a dica.

    Bjos
    Ni
    Cia do Leitor

    -

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro. Achei a capa linda e amei a resenha. Já anotei para leitura futura.

    ResponderExcluir
  4. Luci!
    Acabei de ler esse livro e também gostei muito da história e de como foi escrito.
    Muito boa sua resenha.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “A persistência é o menor caminho do êxito.”(Charles Chaplin)

    ResponderExcluir
  5. Oi Luci, eu recebi o livro para resenha, mas ainda não li.
    Realmente a capa não tem nada a ver com a história.
    Gostei da sua resenha, deixa o leitor bem consciente do que irá encontrar ao ler este livro.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...