Resenha do livro " A Donzela e a Rainha " de Nancy Goldstone


Sinopse: 
Esta biografia histórica explora o vínculo misterioso e secreto entre a mundana e poderosa Iolanda de Aragão, rainha da Sicília, e a mística Joana d'Arc. Envolvida na complicada batalha dinástica da Guerra dos Cem Anos, Iolanda defendeu a causa do delfim contra as forças da Inglaterra e da Borgonha, valendo-se de sua inteligência, diplomacia e vasta rede de espiões. Mas o inimigo parecia invencível. E justamente quando as esperanças da França se esvaíam, Joana d’Arc surgiu dos confins do reino dizendo-se portadora de uma mensagem divina – mensagem que mudaria o curso da história, levando por fim à coroação de Carlos VII e ao triunfo da França. 


Título: A Donzela e a Rainha
Subtitulo: A História Secreta de Joana d'Arc
Autora: Nancy Goldstone
Editora: Seoman - Grupo Pensamento
Edição: 1ª
Páginas: 312





"Seis séculos são muito tempo para se obter respostas a um mistério tão notável."

Quem nunca ouviu falar de Joana d'Darc? Creio que todo mundo saiba um mínimo sobre ela. Nesse livro conhecemos sua história, mas também sobre Iolanda de Aragão, nascida 30 anos antes de Joana, e que se não fosse por ela Joana não teria conseguido atingir seu objetivo. Segundo a autora, o livro vem justamente resgatar a história e a importância de Iolanda. As 312 páginas do livro são divididas em 3 partes: Antes de Joana, Joana d'Arc e Depois de Joana.

"Iolanda era tudo o que Joana não podia ser: da mais alta nobreza, em contraste com as origens humildes de Joana; cercada de riqueza e privilégios, em oposição à pobreza da Donzela; culta, enquanto a jovem camponesa não sabia ler e primava pela simplicidade." pág 25


O livro é uma biografia histórica que nos mostra a importância dessas duas mulheres, na Guerra dos Cem anos. Explora principalmente a relação entre as duas e é muito bem escrito. Quem gosta de uma boa história passada na Idade Média, com certeza vai adorar ler, não só vai aprender muito, mas vai se surpreender e ter horas de boa leitura. Há muito detalhes históricos e muitas intrigas políticas. É, com certeza, uma leitura agradável, mas é necessário ter um pouco de atenção diante dos fatos, ler com calma, aguça a curiosidade e vem a vontade de querer mais.

"Quando [o rei] a viu, perguntou a Joana como se chamava e ela respondeu: 'Gentil delfim, sou Joana, a Donzela, e o Rei do Céu ordena que por intermédio de mim seja ungido e coroado na cidade de Reims, como representante Dele, rei da França... Digo-lhe, da parte do Senhor, que é o verdadeiro herdeiro do trono e filho de rei. Ele me mandou aqui para levá-lo a Reims, onde será ungido e consagrado, se quiser' " pág 140



Foi nessa segunda parte, dedicada a Joana, que mais me emocionei, o julgamento e morte de Joana, muito bem contada pela autora, impossível não se indignar. Uma pena que alguém tão forte, tão íntegra, tão nova tenha sido vítima de tanta maldade. 

 
O livro Nancy Goldstone chegou justo nas comemorações dos 600 anos do nascimento de Joana d'Ark.  É preciso saber que o livro foi escrito baseado em muita pesquisa. A história em si é contada em 248 das 312 páginas. Vem uma extensa biografia, mapas, ilustrações diversas com a lista de todas, e 20 páginas só de notas. Uma introdução importante que nos situa muito bem na história que vamos ler.

"Somente uma criatura tão poderosa, descendente da realeza e dotada de considerável habilidade administrativa, diplomática e logística, teria esperanças de realizar uma tarefa tão difícil" pág 17 - sobre Iolanda

"Como pôde a Donzela, uma mulher do povo, ser recebida em audiência na corte? Como explicar que essa jovem analfabeta (...) soubesse tanto sobre a situação política da França e conseguisse mesmo penetrar nos mais íntimos recessos do coração do seu soberano? pág 18 - sobre Joana

Desde que vi o livro, apaixonei pela capa e quis muito ler e saber mais sobre a vida de Joana d'Arc. Adorei o livro e recomendo muito!!!






Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.


Um comentário

  1. Eu preciso desse livro!!! Sou apaixonada pela mulher que virou guerreira, foi condenada por bruxaria e depois canonizada!!! Preciso saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...