Resenha do livro " Se Alguma Vez..." de Meg Rosoff

Sinopse
Um encontro com a morte transforma a vida de David Case. Convencido de que o destino não lhe reserva nada de bom, David decide se reinventar e tornar-se, assim, irreconhecível para o destino e salvar-se de seu sofrimento certo. Ele passa a ser Justin Case, com uma aparência totalmente nova e uma paixão crescente pela sedutora Agnes Bee. Com seu galgo cinzento imaginário a reboque, Justin luta para manter sua nova imagem e, acima de tudo, sobreviver em um mundo onde as reviravoltas do destino o aguardam em cada esquina.

Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501087348
Ano: 2014
Páginas: 256



A vista é ótima daqui de cima. Posso olhar do outro lado 
do mundo e ver tudo.
Posso ver, por exemplo, um menino de 15 anos e seu irmão.

Se alguma vez...  você conhecer um jovem adolescente como David Case será que conseguirá entender seus conflitos e acompanhá-lo nesse mundo imaginário?  Uma história bem original e posso dizer até um pouco louca, mas como de louco todos nós temos um pouco segui em frente para saber até onde ele conseguiria mudar seu destino, ou melhor, “escapar de si mesmo.”

David Case é um rapaz um pouco complicado e apesar de não reclamar acha sua vida uma chatice. Tanto a escola como seus pais e seu irmão mais novo é um tédio para ele. Depois que pega seu irmão, Charlie, querendo voar pela janela se vê cara a cara com a morte.  
“De repente, para onde quer que olhe, ele vê catástrofe, desastre, a ruína da raça humana, a morte do planeta...”

Achando  que o destino o persegue resolve primeiro mudar o seu nome para Justin Case e para completar vai mudar por completo a sua forma de se vestir. Vai até um brechó e lá conhece Agnes Bee - jovem de 19 anos com uma franja cor-de-rosa - que o ajuda a escolher as roupas para o seu novo visual. Por último ele adota um cachorro “imaginário” e dá o nome de Garoto, pois a ideia de um animal de estimação mesmo sendo imaginário o confortava.

Toda essa mudança surpreendeu a seus pais que praticamente se dedicavam mais ao irmão menor e não davam muito atenção ao que ele fazia ou quais suas preocupações. O pai chegou a perguntar se ele era homossexual e simplesmente foi pego de surpresa, pois não havia pensado nessa possibilidade. Simplesmente respondeu que não sabia.
“- Bem, isso é um alívio.- Fungou. – A vida já é complicada o bastante sem um filho bicha.”

Enfrentar a escola  com um novo nome, novas roupas e um cachorro o que o fazia sentir mais seguro. Impossível não ser motivo de chacota dos grupos de estudantes, mas ele tentava superar. Ele fez amizade com Peter Prince, que era solidário e inteligente e isso agradava a Justin. Peter é um personagem muito marcante e o amigo de todas as horas.  Sempre tinha uma turma que fazia pouco deles e Peter enfatizava que esse “processo de tentar humilhar os outros” explicava a natureza endêmica do bullying

Justin surpreendeu como corredor batendo recorde. Tudo começou depois que o treinador de educação física o chamou perguntando se ele já havia pensado em corrida cross-country.

Recebe uma ligação de Agnes que o convida para irem a Londres. Ele  gostava dela e vivia imaginando como seria estarem juntos trocando beijos e transando. Até onde um jovem adolescente poderia ser levado por seu coração apaixonado? Só que Agnes é uma fotógrafa e viu em Justin o seu modelo ideal. Pegava sua câmera e tirava fotos dele de todos os ângulos e chegou a levá-lo para conhecer Ivan – seu amigo que era fotógrafo também – e disponibilizou um casaco que caiu ótimo em Justin e foi o grande motivo para Agnes tirar mais fotos ainda.

“No entanto, nem mesmo essa nova identidade será capaz de protegê-lo de seu destino, e quando Justin se apaixona loucamente por Agnes, uma sequência de eventos perturbadores ameaça acabar de vez com o disfarce dele.”

Durante a leitura confesso que muitas atitudes de Justin me deixam sem ação, mas fiquei encantada com seu irmãozinho Charlie. O carinho entre eles é muito bonito e suas palavras tocam Justin que fica sem resposta. Será que ele conseguirá sobreviver a tantas turbulências e entender sobre o seu lugar no mundo e o significado real do destino?

“A criança assentiu. Um piano pode cair na sua cabeça, ele falou, mas também pode não cair. E enquanto isso você não tem como saber. Algo bom pode acontecer.”

A autora Meg Rosoff narra uma história que pode ser analisada de muitas formas. Uma família normal que tem um filho adolescente e outro ainda engatinhando, mas é natural que a atenção se volta ao menor e o mais velho além de cuidar do caçula enfrenta uma fase de mudanças, de questionamentos, ansiedades que com falta de apoio levam a criar conflitos internos.


Uma capa super criativa para uma história bem diferente e criativa. Gostei do estilo, das cores e de todo o acabamento nesta obra da Galera Record.





Irene Moreira  é uma mulher que gosta do que faz bem a alma. Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.

 e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

7 comentários

  1. Um tema um tanto diferente para um livro, não me lembro de já ter lido algo parecido com o que você descreveu na resenha, parece um pouco conturbado.
    Mas eu gostei... Acho que é mais um para minha lista de leitura...

    ResponderExcluir
  2. Poxa Irene, parece ser um livro complexo e bonito! Já gostei do protagonista e odiei os pais dele kkkkkkkk

    Ótima dica

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tipo de história que nos levam a personagens tão diferentes entre si. Muitos questionamentos. Fiquei curiosa. Obrigada pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha me convenceu de que devo ler o livro, pois é um tema diferente e bem curioso. gostei e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  5. o livro "se alguma vez" de meg rosoff, parece ser incrivel! meg escreveu o escreveu de uma forma diferente. que me deixa curiosa p/ le-lo. conhecer esse personagem maluco que e justin, seu comportamento.sua familia.seu irmao caçula,charlie. sera que justin conseguira conquistar o amor de agnes? ou eles nao tem nada em comum?

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro super diferente e criativo, fiquei bastante interessada em ler, parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Qando vi essa capa, nunca imagianria que esse seria o tema tratado no livor.. Me suspreendi e no bom sentido.. Realmente, essas situações ocorrem quando os pai tem filhos com idades tão distante.. mas, sempre há um jeito de contornar esa mudança e está acessível pra todo os filhos.. Gostei muito da história..Com certeza quero ler esse livro e acompanhar a mudanças na vida de David-Justin e suas aventuras..
    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...