Resenha do livro " Homero " de Luiz Antonio Aguiar


Sinopse:

Pouco se sabe sobre o misterioso poeta criador da Odisseia e da Ilíada. Homero: aventura mitológica - uma ficção recheada de ação e heróis - revela um pouco do mistério por trás da vida do homem que inventou os épicos. E, há quem diga, criou os próprios deuses gregos. De Aquiles a Ulisses, acompanhamos a aventura do poeta para compor seus poemas e mergulhamos no incrível universo da Mitologia Grega.


Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501102072
Ano: 2014
Páginas: 248
Ilustração: Sérgio Campante


AVENTURA MITOLÓGICA

A grande chamada da “A Menina que Roubava Livros” de Markus Zusak era que se a Morte tinha uma história para contar, você devia parar para ouvir, e seguindo na mesma linha se Calíope a Musa da Poesia Épica também tem uma história para contar, você também para e ouve. E, ela conta sobre a vida de seu maior representante: Homero.

Deixemos um pouco de lado as discussões históricas sobre a existência ou não de um Homero; se ele foi o verdadeiro autor da Ilíada e da Odisseia; seu verdadeiro papel na “criação dos deuses gregos”; ou se a Ilíada e a Odisseia não passam de um conjunto de relatos compilados, e vamos nos concentrar no romance de Luiz Antonio Aguiar.

A trama do livro trata da história do Homero mítico, um aedo (poeta grego da época primitiva, que cantava ou recitava com acompanhamento da lira) que compôs A Ilíada (poema que relata um corte temporal da Guerra de Tróia) e A Odisseia (que relata o final da Guerra de Tróia e o retorno de Odisseus (Ulisses como também é conhecido) a sua terra natal, Ítaca).

Narra desde a vida dura do menino órfão Melesigenes (fruto da união do Rio Meles e da Ninfa Creteia ), suas desventuras como aedo “que desafiava os deuses”, sua cegueira, até tornar-se o célebre e reconhecido Homero.

Como é narrada pela musa Calíope, na obra os deuses gregos são tão reais quanto nas obras de Homero, e interferem na vida do aedo, que tem o atrevimento de cantar os deuses com características humanas e os humanos com características divinas. O que será um dos principais elementos de suas obras: a humanização dos deuses e a divinização dos heróis. O que gera a cólera dos deuses, até mesmo sua cegueira será uma vingança divina, e todos os percalços que passará durante sua vida, e que só obterá redenção após sua morte.

O autor faz um excelente paralelo entre a história de Homero e de suas criações, destacando a participação de personagens principais em sua vida, que serão homenageados como personagens secundários em seus hinos. Além de nos brindar com uma excelente análise (que aparece como divagações de Calíope ou discursos do próprio Homero) dos próprios elementos dos hinos de Homero e das relações humanas e da própria figura divina.

Um excelente livro, o texto de Luiz Antonio Aguiar é muito bom e envolvente, além da própria história de Homero, que acrescenta ao longo da trama, outras histórias da mitologia grega que complementam perfeitamente a narrativa. Um destaque são as belíssimas ilustrações de Sérgio Campante que dão um clima perfeito, misturando ilustrações modernas e reproduções de pinturas da época da Grécia Antiga.

Mito ou realidade, o mais importante é que Homero e seus contemporâneos, hoje mais de 20 séculos depois, criaram obras que nos inspiram e emocionam. Em suas narrativas repletas de criaturas fantásticas, deuses e heróis, nos trazem informação e conhecimento de e sobre um povo e sua cultura, uma forma pela qual as sociedades demonstram suas contradições, anseios e inquietações, o modo como enxergavam o mundo e percebiam qual o seu lugar social nele. E a Ilíada e a Odisseia foram imprescindíveis neste intento.

Se os deuses e heróis gregos são imortais, agradeceremos a Homero (ou aos homeros), que continuarão imortais, sempre que repetirmos as histórias sobre: a fúria de Aquiles, a nobreza de Heitor, a esperteza de Odisseus e a fidelidade de Penélope, entre tantos outras.





Marcelo Daltro 
Pai e marido apaixonado pelo filhote e esposa, ilustrador, chargista, Bacharel em História (especializado em mito, imaginário e história em quadrinhos), fanático por cultura pop: quadrinhos, filmes, livros, desenhos animados, séries e RPG
  flickr   #    e-mail  # facebook: 

13 comentários

  1. Sou louca para ler, pois ele aparenta ser ótimo.

    Acompanhando seu blog e sua página. Se quiser retribuir, ou conhecer meu blog e minha página, os links são esses

    Blog http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/11/a-cidade-do-sol.html

    Página https://www.facebook.com/pages/Luxuoso-Estilo/175631289312048

    ResponderExcluir
  2. Amo histórias de heróis épicos e esse livro me fascinou através de sua resenha que está ótima. Já anotei para poder ler futuramente.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser muito maravilhoso! Misturar mitologia, com os heróis que ele criou e sua pretensa história, deve ser fantástico!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores para essa bela obra.

    ResponderExcluir
  5. fiquei curiosa para conhecer "homero". este livro de mitologia nvolvente que parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  6. O final da resenha arrepiou!!! A mitologia grega encanta, descobrir mais algum detalhe sobre ela é sempre uma aventura e largar a História de lado e nos entregar ao encanto de quem sabe escrever literatura é sempre um prazer.

    Amei a resenha Marcelo, muito linda!

    ResponderExcluir
  7. Oie! Adorei a resenha..
    E confesso que depois de vê-la fiquei curiosa para ler o livro!
    Gosto de livros que nos envolvem e nos deixam cada vez mais curiosos para saber a estória (:

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não lir ainda Mas Morro de vontade de ler ,essa resenha acabou com migo ,Já eram curiosa para ler o livro ,agora é que estou mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por mitologia e esse livro parece ser mais um dos que vou amar ler. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Na lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  10. Desde criança Livros Como "Homero" me atraem, meu pai tinha o habito de me contar essas histórias desde pequena e no colégio vivia enfurnada na biblioteca da escola na ala de história antiga. Muito boa a parte em que você ressalta a importância da historia indo alem das as criaturas mitológicas, eu também sempre li obras desse gênero olhando em volta, vendo o que acontecia no mundo e observando como a sociedade da época se encaixava dentro desse contexto. Perfeito!!

    ResponderExcluir
  11. Sempre achei muito difícil acompanhar a poesia épica, até tentei ler as obras citadas mas acabei desistindo. A única que consegui ler foi Paraíso Perdido, que valeu os três meses (!) sendo lidos em um PC de mesa (!!), talvez por ser mais parecido com a crença em que fomos educados. Mas enfim, a mitologia é fascinante e esse livro deve servir perfeitamente para pessoas comoeu entenderem um pouco mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro já me ganhou pela capa e o tamanho dele. O trabalho gráfico ficou massa. Em relação a história, também me agrada, pois além de gostar de Mitologia, gosto de ler um pouco mais sobre essa época. Outra coisa que me chamou a atenção foi esse paralelo entre a vida de Homero e suas criações. Fiquei bem curioso pra ler e ver se deu certo mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Alguém disse Mitologia Grega?
    Eu sou apaixonada por Mitologia e esse livro me ganhou de cara. Depois de uma resenha dessas, cheia de elogios ao autor, eu fico aqui roendo as unhas de curiosidade e ansiedade para ter um exemplar no meu estoque de leituras.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...