Resenha do livro " O Retrato" de Charlie Lovett



Um livro feito para aqueles que amam os livros.

Sinopse
1995. A morte precoce de Amanda Byerly foi um golpe duro, que encheu de tristeza o coração de seu marido, Peter. Mais introspectivo do que nunca, ele decide deixar os Estados Unidos e se instalar na Inglaterra, onde passa a se dedicar à recuperação e à negociação de livros raros.
Emum de seus dias de pesquisa solitária, Peter se depara com o retrato de uma jovem muito parecida com sua amada esposa, guardado dentro de um livro. A semelhança impressiona, mas a aquarela foi pintada há muito, muito tempo. Trilhando um sinuoso caminho entre a era vitoriana e o final do século XX, Peter passa a investigar a origem do misterioso retrato. As pistas acabam por levá-lo a se envolver em um mistério histórico: uma obra perdida do dramaturgo William Shakespeare.

O RETRATO é uma fascinante mistura de suspense e paixão que nos convida a viajar no tempo, no rastro de histórias sobre livros.



Autores: Charlie Lovett
Título: O Retrato
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 416
Tradução: Bárbara Menezes

Skoob


" O Retrato entrelaça eventos reais da história da arte e da literatura com uma comovente narrativa sobre amor, a solidão e o poder mágico dos livros."


Peter Byerly tem dois grandes amores, os livros e Amanda. Era uma pessoa muito retraída, introspectiva,  que evitava ao máximo qualquer contato com seres humanos, preferia a companhia dos livros. Foi com Amanda que ele conseguiu segurança para estar no mundo, mas com a morte dela ele piorou e se entocou de vez.  Por causa dos conselhos de seu terapeuta, Peter se mudou dos Estados Unidos para a Inglaterra e buscou retomar seu trabalho como vendedor de livros, só que dessa vez se dedicando a restauração e negociação de livros raros.

Na busca por esses livros ele encontrou um livro de Edmond Malone onde desmascarava um dos maiores falsificadores, que forjara documentos e cartas fingindo que foram escritas por Shakespeare. Abrindo o livro em uma parte qualquer, Peter encontrou um pedaço de papel e teve um choque, pois aquele que parecia estar ali guardado ha um século, tinha um rosto, o rosto de Amanda.

"- Dentro de um livro raro, encontro um retrato da minha esposa que não pode ser minha esposa. Minhas duas paixões unidas em um único quadrado de papel. E esse papel... Bem, de alguma forma, sinto que tem o potencial de me libertar de uma dessas paixões e lançar-me de volta a outra." (pág 79).

A partir daí Peter vai em busca de desvendar esse mistério, e ele pode encontrar não só a verdade sobre o retrato, mas também um raridade da literatura, que pode transformar sua vida e sua carreira. Encontramos três épocas diferentes, a atual, anos 80 e a terceira começa no século XVI. Vamos conhecer a história do amor de Peter e Amanda, porque na verdade, a história tem mistério, suspense, mas para mim é um romance. Quem gosta de Shakespeare, vai amar essa história.

Não achei uma leitura fácil, é preciso muita atenção. Diversas vezes precisei voltar para entender melhor época e personagens. Porém é uma leitura que vale a pena, uma história envolvente, principalmente para quem ama os livros. Todos os fatos históricos narrados são verdadeiros e com isso aprendemos muito, nos enriquece. Acho até que muitas gente terá vontade, se ainda não o fez, de ler obras de Shakespeare.

“- Diga-me, Peter, por que quer ser vendedor de livros?
- É minha paixão. Sei que pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas é a maneira como quero mudar o mundo. Unir livros e pessoas que vão amá-los e preservá-los para a próxima geração.” (pág 316)







Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.


Um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...