Editora Valentina - O Reino que Não Era Deste Mundo



O REINO QUE NÃO ERA DESTE MUNDO
Marcos Costa



CHAMADA PRINCIPAL

Crônica de uma República não proclamada.

SINOPSE
Uma conspiração maquiavélica que beira as raias do absurdo. Mais do que duas forças políticas, duas elites disputando um ardiloso jogo de xadrez. Um tsunami prestes a engolir os donos do poder.
E você, de que lado estaria?
Para entender o Brasil de hoje é preciso entender os bastidores de uma disputa pelo poder que começa em 1831 e envolve nada mais, nada menos que alguns dos principais personagens da nossa história. De um lado, os monarquistas, os novos-ricos, D. Pedro I, Duque de Caxias, Barão de Mauá, D. Pedro II, Princesa Isabel, Conde D’Eu; do outro, é claro, os republicanos, os escravocratas, os cafeicultores, Barão de Cotegipe, Benjamin Constant, Quintino Bocaiúva, Floriano Peixoto.
Nas cenas derradeiras, em 1889, o enfermo Imperador D. Pedro II está vindo de Petrópolis. No Rio de Janeiro, duas conspirações estão prestes a se chocar. Em uma das frentes, a Princesa Isabel trama a transição para o Terceiro Reinado. Na outra, os republicanos colocam em marcha planos sediciosos para proclamar a República. No meio, o Marechal Deodoro terá que escolher um dos lados. Ambas as elites caminham sobre um vulcão em erupção.
E o povo... o povo, como sempre, está à mercê de sua própria sorte, sua péssima sorte.

SOBRE O AUTOR
Marcos Costa pensou em ser arquiteto, mas logo desistiu e foi fazer História na UNESP – campus de Assis. Tornou-se Mestre e Doutor em História Social também pela UNESP. Historiador, professor universitário, pesquisador e escritor. Autor de inúmeros artigos publicados em revistas acadêmicas e dos livros Para uma nova história, Escritos coligidos: textos de Sérgio Buarque de Holanda (em 2 volumes) e O homem que não quis ser imortal.

ELOGIOS E CITAÇÕES
“O historiador Marcos Costa conduz o leitor por um passeio erudito pelo século XIX brasileiro, observando e analisando os principais momentos da nossa história. O autor, com muita competência e profundo conhecimento do período Imperial, apresenta os principais dilemas
da monarquia. Analisa com propriedade o processo independentista, a abdicação de D. Pedro I, os conflitos do período regencial, a figura ímpar de Duque de Caxias e sua relação – e a de seu pai – com o projeto monárquico, a questão da escravidão e seus desdobramentos políticos e econômicos, a relação de D. Pedro II com a modernidade econômica representada pelos projetos do Barão de Mauá. É muito feliz o desenho do cenário, os dilemas que envolveram a sucessão do trono – que acabou não ocorrendo – e o casamento da Princesa Isabel, precedido de inúmeras negociações que envolveram não só o destino da monarquia mas, principalmente, o destino do Brasil. É ressaltado (com muita propriedade) o papel progressista da Princesa Isabel, isto em um país com forte marca machista.  O livro não poderia deixar de lado o abolicionismo, a questão da escravatura, o republicanismo e as contradições que levarão ao golpe militar republicano de 1889. Marcos Costa conseguiu obter uma visão de síntese do século XIX brasileiro – tarefa nada fácil. E mais, aqui e ali foi polemizando com a bibliografia e lançando novos olhares sobre a nossa história”.
MARCO ANTÔNIO VILLA, Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e
Doutor em História Social pela USP.



Book Trailer




ISBN 978-85-65859-47-9
PREÇO  R$ 29,90     FORMATO  14 x 21 cm  280 páginas 
TIRAGEM  4.000 exemplares  
CATEGORIA   Não ficção / História brasileira


KEYWORDS 
Império e Regências
Abolição da Escravatura
D. Pedro I e D. Pedro II
Duque de Caxias
Barão de Mauá
Princesa Isabel
Conde D’Eu
Golpe Militar
Barão de Cotegipe
Benjamin Constant
Proclamação da República


PÚBLICO / IDADE  
Juvenil/Adulto 12+


eBOOK
e-ISBN 978-85-65859-48-6
Preço sugerido R$ 19,90






Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...