Resenha do livro "A Mais Pura Verdade" de Dan Gemeinhart


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581636337
Ano: 2015
Páginas: 224
Skoob


Sinopse
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as utras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.  A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.




Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida.

A Mais Pura Verdade do autor Dan Gemeinhart me conquistou desde a leitura dos seis primeiros capítulos que recebi da Editora Novo Conceito. Apenas uma prova para deixar aquele gostinho de quero mais de uma história de extrema sensibilidade. Ler o exemplar completo foi uma tempestade de sentimentos que deixou meu coração em pedaços.

Como já citei nas primeiras impressões  Mark é o nosso herói, um menino que lutou contra o câncer desde criança e recebe a notícia de que ele voltou. Cansado disso tudo decide fugir de casa junto com Beau, seu cachorro e fiel companheiro. Seguia rumo às montanhas para chegar ao topo do Monte Rainier. Para ele é uma viagem sem volta.

Planejou sua jornada prevendo tudo que pudesse acontecer para não deixar rastro. Um menino inteligente e determinado a seguir até o fim deixando para trás seus pais e sua melhor amiga Jessie. Ela sabia para onde ele tinha ido e vive um conflito angustiante entre ficar calada ou contar tudo para seus pais.
“O que uma amiga deveria fazer?
Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?”

Mark segue viagem com sua máquina fotográfica antiga a tiracolo, mochila com um caderno, caneta, dinheiro e outras miudezas. Tem um lugar na mochila para o Beau que fica ali quietinho enquanto estão em algum meio de transporte. Sabe que estão a sua procura o que faz ele não chamar atenção e conseguir escapar com maestria de certas situações.

No decorrer da viagem Mark vai passar por momentos de medo, dor, fome, frio, perigo e muito sofrimento, mas nada que o faça desistir apesar de estar se arrastando. A sua coragem, determinação e resistência são de impressionar. Beau é um companheiro para todas as horas arriscando a própria vida para salvar o amigo.
“Eu não ia morrer. Pelo menos, não ali. Não naquela situação.”

Mark encontra pessoas que poderiam impedir de ele seguir em frente, mas ele estava lá começando a subir a montanha em meio a uma forte tempestade. Um adulto com toda certeza teria medo de seguir em frente, de arriscar a vida sujeito a todo tipo de perigo.
“-Talvez ele queira ser o herói, ao menos uma vez. Talvez ele tenha perdido tudo. Os amigos. A família. O futuro. Todas as coisas que ele queria fazer. Sua vida. Então, talvez tudo o que tenha sobrado para ele seja a própria morte. É tudo o que ele tem. Então ele quer isso.”

Uma escalada que me levou aos prantos, o coração ficou apertado de tanta aflição e tristeza. Esse menino nos dá uma lição de vida, mostra que o amor e a amizade não tem limites. Uma história muito triste e bonita ao mesmo tempo que aborda sobre um tema real onde temos que refletir e questionar. Quantas pessoas enfrentam essa doença e passam por conflitos semelhantes? Quantas famílias sofrem dia a dia ao lado de seus entes queridos?  Sim são muitas, mas tem que existir muita fé, esperança e amor. A vida é feita para ser amada essa é #AMaisPuraVerdade.

“Nesse tipo de verdade, o garoto careca e magricela, com uma doença que o devorava por dentro, e o cachorrinho marrom, com um olho verde e outro marrom, chegaram mais longe que qualquer um jamais chegou. …”

A história é narrada em primeira pessoa e seus capítulos além de serem alternados com numeração fracionada eles são marcados por quilômetros percorridos. O autor foi brilhante em seu primeiro livro e espero ler outros. Uma leitura mais que recomendada. Um livro que vai ficar na minha estante no lugar dos favoritos. A capa é bonita e tanto ela como toda a as ilustrações do livro são únicas. Parabéns a Novo Conceito pelo excelente trabalho.


O blog parceiro da Novo Conceito , Marcas Literárias, entrevistou o autor Dan Gemeinhart. Foi maravilhoso conhecer como surgiu a ideia do livro, de saber sobre sua vida como escritor e que em breve sairá um novo livro dele. Parabéns a Marcas Literárias pela entrevista que com certeza leitores como eu vão adorar. Leiam a Entrevista Aqui.



Book Trailer





Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

3 comentários

  1. AAAAI, gente, como eu ameeeei esse livro!!!!
    Terminei na terça e já estou querendo reler kkkkkkkk
    Que coisa mais lindaaaaa!!! Tão puro, forte, verdadeiro!!
    Uma amizade tão forte entre o Mark, o Beau e a Jessie, é um exemplo de cumplicidade, amor, compreensão para todos nós!!! ♥
    O final me surpreendeu muitooooo, fiquei muito satisfeita com ele, pois achava que seria bem trágico e triste, porém foi de tirar o folego, mas muitooooo melhor!
    CHOREEEEI HORRORES!! Terminar a leitura com o coração apertado.
    É um livor rico! Recomendo para todos. Pois a forca desse menino, vai sacudir todos os nossos sentimentos e mostrar como tantas vezes somos egoístas e não valorizamos nossa família, amigos, saúde, enfim, é tdo de bom!!!
    beijooos

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene, acabei de receber o livro, e não vejo a hora de me emocionar com esta história, assim como você.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu PRECISO ler esse livro.
    A Mais pura verdade é aquele livro que você ler a sinopse e sabe que todos deveriam ler ele em algum momento da vida antes mesmo de ter lido, pelo menos é o que me parece, o enredo do livro é tão único, já sei que do jeito que sou mega emocional e chorona, vou ficar com as estruturas abaladas depois de ler esse livro, sem contar que só leio comentários/resenhas super positivas sobre.
    Adorei a proposta do autor, preciso pra ontem <3

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...