[ Cantinho Infantil ] Resenha do livro O Ratinho do Verão de Marta Reis


Sinopse
A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!


Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581301907
Ano: 2015
Páginas: 32



O Ratinho do Violão conta a história de um bom menino chamado Chiquinho. Na escola os colegas zoavam dele a todo o instante só porque ele mancava. 
Isso o deixava muito triste e para aliviar ele gostava de tocar o violão e cantar bem alto. O violão "era a sua proteção.”
Um dia Chiquinho tropeçou e rolou das escadas e foi motivo de uma grande vaia.  
 "- Que menino molenga!
- Ele é mesmo um pamonha!
- Cuidado por onde anda! "
Um medo tomou conta de Chiquinho depois desse acontecimento  e  o seu desejo era sumir – “evaporar como fumaça no vento”. E foi assim que de tanto medo foi diminuindo e “virou um ratinho fracote e fino.”
E com o seu desaparecimento todos na escola queriam saber onde estava Chiquinho. Sentiam falta dele e de suas canções. Bateu saudades e junto o arrependimento do que fizeram.
Foi quando todos resolveram procurar o amigo e companheiro. E começaram a perguntar divulgar em todos os lugares. O tempo foi passando e nada de Chiquinho.
Será que Chiquinho vai voltar? Seus amiguinhos vão conseguir encontrá-lo?
Todos torcendo para o Chiquinho e esse final deixo para que vocês descubram lendo essa história que tem muito para nos ensinar.

“E só se aprende a viver... VIVENDO!




Entrevista de Marta Reis autora de O Ratinho do Violão
Ela conta o motivo porque decidiu abordar o bullying no seu segundo livro infantojuvenil e muito mais. Cliquem na imagem acima e leiam a entrevista completa que fala sobre um tema tão importante e um fenômeno presente em todo lugar. 

Ilustrações de Thais Linhares



     

Para saberem mais sobre a autora Marta Reis e a ilustradora Thais Linhares vejam  no post de apresentação no site da Geração Editorial .




Livro cedido pela nossa parceira Geração Editorial.


Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

2 comentários

  1. Oi Irene, infelizmente o bullying é algo que está presente em nosso dia a dia e mais atuante do que podemos imaginar. Sofremos isto no trabalho, na escola e em vários outros lugares e situações. Achei muito legal da parte da autora trabalhar isto em um livro para crianças.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lia ! O bullying está sempre presente em todos os lugares e temos que ser incansáveis em divulgar e estar sempre tocando nesse tema mostrando ao mundo uma forma melhor de não agredir e traumatizar as pessoas com esse tipo de comportamento.
      Beijos

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...