Resenha "Por toda a Eternidade " de Kristin Hannah


Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633206
Ano: 2014
Páginas: 400




Tully Hart é uma mulher ambiciosa, movida por grandes sonhos que, na verdade, escondem as lembranças de um passado de abandono e dor. Ela acredita que pode superar qualquer coisa ao esconder bem fundo os sentimentos de rejeição que carrega desde a infância... Até que sua melhor amiga, Kate Ryan, morre. Então, tudo começa a mudar para Tully, que se vê escorregando em um precipício cheio de memórias melancólicas e remédios para dormir...
Dorothy Hart — ou Cloud, como era conhecida nos anos 1970 — está no centro do trágico passado de
Tully. Ela abandonou a filha repetidas vezes na infância. Até que as duas se separaram de uma vez por todas. Aos dezesseis anos, Marah Ryan ficou devastada pela morte da mãe, Kate. Embora seu pai e seus irmãos se esforcem para manter a família unida, Marah transformou-se numa adolescente rebelde e inacessível em sua dor. Tully tenta aproximar-se de Marah, mas sua incapacidade para lidar com os sentimentos da afilhada acaba empurrando a menina para um relacionamento infeliz com um rapaz problemático.
A vida dessas mulheres está intimamente ligada, e a maneira como elas vão rever seus erros e acertos constrói um romance comovente sobre o amor, a maternidade, as perdas e o novo começo. Onde há amor, há perdão...





Por toda a Eternidade é continuação do livro Amigas para Sempre. Apesar de não ter lido o primeiro, não senti falta, pois a autora volta a ele em diversas passagens e nada deixa de ser compreendido. Amigas para Sempre conta sobre a grande amizade entre Kate e Tully, porém Kate morre de câncer e isso arrasa com a vida de sua família e amigos, e é isso que Por toda a Eternidade vem nos contar, o que lhes acontece após sua morte.

“As palavras permanecem com você por um tempo, principalmente as de raiva.” (pág 34)


Tully Hart é jornalista e apresenta um talk show de muito sucesso, vive para o trabalho. Ela foi abandona pela mãe quando ainda era bebê e isso é uma grande mágoa guardada em seu coração. Foi muito sozinha até que aos 14 conheceu Kate e se tornaram grandes amigas, embora fossem muito diferentes. Com a doença e morte de Kate ela se desestabilizou completamente, entrou em depressão e acabou perdendo seu trabalho. Quando quis voltar não conseguiu.

"Há um rio de tristeza em mim, sempre esteve lá, mas agora está transbordando. Sei que, se eu não tomar cuidado, há a possibilidade de que esse rio se torne uma parte de mim e eu me afogue." (p. 200) 

Marah, filha de Kate, sempre foi muito rebelde, tinha muitos problemas no relacionamento com a mãe e com sua morte Marah entra em depressão, se sente culpada e começa a se cortar na tentativa de diminuir sua dor. Seu pai estava voltado para sua própria dor e não conseguia ver como Marah estava e muito menos saber como ajudá-la. Tully, que era sua madrinha, a leva para um grupo de apoio. No entanto o que deveria ajudar Marah, acaba piorando. É lá que conhece Paxton, um jovem problemático e sombrio, gótico e viciado em drogas, e com ele Marah sai pelo mundo.

“Sangrar era melhor do que chorar ou gritar. Cortar-se permitia que ela seguisse em frente."


Chega um momento que tudo muda. Marah vende para uma revista de fofocas segredos sobre sua madrinha e é quando Tully chega ao fundo do poço. Ela sai desesperada e sofre um grave acidente de carro que a deixa em coma por quase um ano. Mas é essa tragédia que irá unir todos novamente. Marah abandona o namorado e volta para casa, seu pai que havia afastado Tully de sua família, se arrepende de tê-la culpado por muitas coisas e Dorothy, sua mãe, encara seu medo e volta, é quem cuida dela todo o tempo e vai contar a verdade sobre seu abandono.

“As lembranças são o que somos, Tul. Por fim, esta é toda a bagagem que leva com você. O amor e as lembranças são o que dura. Por isso é que a vida passa diante dos seus olhos quando você morre – você está escolhendo as memórias que quer. É como embalar as coisas.” (pág 90)

Durante seu coma Tully conversava com Kate e é através dessas conversas que entendemos melhor o que está acontecendo, pois tem muito do passado. Para quem não leu o primeiro livro, é a chance de compreender toda a história entre elas.

"Viro-me para Kate, vejo seu rosto e seus belos olhos verdes. Nele, vejo  toda a minha vida. Tudo o que fui e que jamais quis ser. Isto é o que a sua melhor amiga é: um espelho". (p. 334)

Por toda a eternidade é um livro denso, que mexe muito com nossas emoções. É uma história de tristeza, saudade e dor, mas que também fala de perdão, de recomeço, de amor e amizade. Todos os personagens são muito bem construídos e gostei muito da forma com  ela foi contada.  Se prepare para se envolver e se emocionar.


" Você sempre vai sentir a falta dela. Você sabe disso por experiência própria. Haverá dias, até mesmo daqui a anos - em que a falta será tão forte que deixará você sem fôlego. Mas haverá dias bons também; meses e anos (pág. 365) 







Livro cedido pela nossa parceira Editora Novo Conceito


Luci Cardinelli  Professora, atuou como profissional do mercado de capitais e atualmente é artesã. Além disso é amante da leitura e apaixonada por filmes, principalmente pelos antigos e dramas, só não assiste terror e acompanha diversas séries da TV. Ama arte, viajar e MPB.



3 comentários

  1. Não sei se tenho estrutura pra ler um livro assim e não ficar desidratada de tanto chorar. A resenha está mto boa e faz a gente querer ler o livro agora.
    Meninas, o título do livro tá digitado errado (toda foi digitado roda).
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neli!
      Obrigado pela visita, comentário e o aviso sobre o erro de digitação no título.
      Já corrigimos e mais uma vez agradecemos.
      Beijos

      Excluir
  2. Parabéns Luci pela linda resenha.
    Fiquei com muita vontade de ler o livro!
    Xerocas
    Go

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...