http://amzn.to/2vXW7B8

Resenha " Crise Financeira na Floresta " de Ana Paula Hornos


Edição: 1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581303413
Ano: 2015
Páginas: 24


Sinopse

Este livro de educação financeira para crianças ensina, de forma lúdica e divertida, a importância do trabalho, do poupar e investir, e o impacto das dívidas e do consumismo. Traz conceitos sobre empreendedorismo e trabalha valores como honestidade e ética. Indicado para crianças de 7 a 12 anos, esta história pode ser útil para qualquer um que queira entender como se forma uma crise financeira e seus impactos. É fundamental ensinar, desde cedo, valores de educação financeira às crianças para que se tornem adultos e cidadãos responsáveis, bem-sucedidos e éticos ao lidarem com o dinheiro.



Quem não conhece a fábula " A Cigarra e a Formiga" ? Enquanto a Formiga dava duro trabalhando a Cigarra preguiçosa vivia pedindo emprestado. Claro que a dívida foi crescendo e ficando conhecida por toda a floresta. 
"- Dona Formiga, fique tranquila. Se um dia eu não lhe pagar folha por folha do que devo, tem minha viola como garantia!"
A Cigarra pedia emprestado também para a Borboleta, a Minhoca, o Bicho-Preguiça e sempre dava sua "palavra de animal" de que pagaria "folha por folha". Ela vivia cantando e nada de trabalhar garantindo a quem devia a sua viola. Com isso fez com que todos começassem a pedir emprestado também.
"E a história da famosa viola ia formando uma bolha."  

Mas nem todos  caíam em sua conversa como o esperto do Macaco.
"- Se você não quer problema e tampouco dissabor, siga sempre o velho lema, não empreste o mau pagador!"

E o Seu Macaco era muito esperto mesmo, pois tinha um Banco de Folhas e todos os bichos guardavam suas folhas lá e se ficassem por uma estação recebiam mais uma folha como retribuição. Mas se pedisse emprestado tinha que pagar no mesmo período " uma folha e meia a mais" de juros. Viram como é melhor economizar?

Mas para pedir emprestado não era tão fácil assim. "Tinha que ser avaliado pelo seu Macaco". Ele só emprestava para quem tinha bom nome na praça.
A Borboleta gastava mais do que podia e estava sempre devendo. 


Seu João-de-Barro em troca de folhas construía casas para seus clientes e "colocava no banco para render juros."  Seu Macaco fazia negócios com ele indicando quem precisava de uma casa. Viram como um ajuda o outros e todos ficam satisfeitos? E o melhor é que seu João ensinava ao seu filhote como economizar sua mesada não gastando na cantina.
E ele via a Joaninha gastar o que tinha e mais no lanche. O certo é economizar a mesada e não criar dívidas deixando a mamãe enlouquecida.
E assim segue nossa história entre empréstimos e dívidas além da famosa viola que a Cigarra dava como garantia formando uma bolha que crescia a ponto de estourar a qualquer momento. O que será que vai acontecer?
Um livro que ensina às crianças a economizarem desde cedo para no futuro serem adultos bem-sucedidos. O autora Ana Paula Hornos soube narrar  de forma clara e simples para o entendimento dos pequeninos anexando ao final um questionário com perguntas para reflexão. As ilustrações de Cláudio Martins vem dar vida e beleza a este cenário em crise somados a qualidade na apresentação e edição da Geração Editorial.



Livro cedido pela nossa parceira Geração Editorial

Irene Moreira Amante da comunicação, da arte de ensinar precisa transbordar seus sentimentos, conhecer pessoas, passear por lugares diferentes. Uma forma que a completa é ler e  escrever interagindo com esse mundo virtual. Aprecia uma boa leitura, mas é apaixonada por romances e suspenses.  e-mail  #   facebook   #  twitter  #  skoob

4 comentários

  1. Oi Irene, tudo bem?
    Fábulas são sempre interessantes. Não sei se leria no momento, mas sei que é bom sairmos um pouco de nossa zona de conforto de vez em quando.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Gosto da literatura infantil e fábulas me encanta muito. Tem momentos depois de muitas leituras que é bom para relaxar.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Irene!
    A crise não chegou só na floresta não hahahah
    Adoro a fábula de A Cigarra e A Formiga e tenho certeza que iria gostar dessa nova história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!
      É verdade a crise está geral !!!
      Beijos

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...