Resenha " Sangue de Lobo" de Rosana Rios e Helena Gomes




Rosana Rios e Helena Gomes, duas autoras brasileiras, se juntaram para compor a obra e colocar no papel essa história incrível que me fez perder - pelo menos um pouco - meu preconceito com histórias de lobisomem.
Devido a tal preconceito, eu iniciei a leitura com um pé bem atrás. As 409 páginas e a falta de tempo me deixaram um tanto quanto receosa com a leitura. Mas posso dizer, felizmente, que o livro me surpreendeu.
Sinto que vou começar a soar repetitiva em algum momento, afinal quase todas as minhas resenhas literárias aqui pro Saleta dizem isso. Mas a verdade é que, no começo, eu estava bem duvidosa quanto à leitura. Não sabia se gostava do rumo que tudo estava tomando, e principalmente se os personagens me agradavam, mas no fim, a história se tornou tão interessante que superou meus desprazeres com alguns personagens.


Sinopse:
Em 'Sangue de Lobo', um antigo original de um livro que conta uma história de mistério e morte jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana Cristina e Cristiana, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história. Elas ficam assustadas, pois o enredo do livro retrata exatamente o jogo de RPG que elas criaram com amigos em São Paulo. E o mais curioso - a história se passa na cidade onde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série no início do século XX. E, no mesmo local, 100 anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes - oito macabras bonecas de porcelana parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia. 

Edição: 1
Editora: Farol Literário
ISBN: 8562525359
Ano: 2010
Páginas: 520



Como já disse anteriormente, os personagens não foram exatamente o ponto forte do livro para mim, em especial aqueles dos dias atuais (A história, em uma boa parte, retrata também o que o livro que as meninas encontraram conta). Mas a história e os mistérios nos quais os personagens de ambas as épocas se afundaram cada vez mais, foram me conquistando e tornando a história cada vez mais interessante. Rendendo ao livro quatro estrelas.
O mistério central do livro foi bem desenvolvido e consegue surpreender o leitor, por mais que alguns outros fatos no decorrer da história tenham sido, ao menos para mim, bem previsíveis. 
Extremamente bem escrito e inspirador, foi este livro que me tirou do meu bloqueio de criatividade, por mais que não tenha nada a ver com o que eu normalmente escrevo. De alguma forma, o modo que as autoras escrevem me fez imaginar certas cenas perfeitamente. Elas conseguem descrever os detalhes na medida certa, sabendo relatar as coisas importantes, mas deixando espaço para que o leitor imagine as coisas por si só.

Investindo em finais surpreendentes de capítulos, o livro prende o leitor, e só me levou tanto tempo para ler por conta de deveres da vida pessoal. Se não fosse isso, eu certamente devoraria as mais de 400 páginas em menos de uma semana. 
Encontrei um problema ou outro quanto ao fato de que as autoras muitas vezes deixaram-se influenciar pela definição "superdividida" dos gêneros masculino e feminino. Criando personagens que por vezes caiam demais essa generalização de mulheres são assim, e homens são assim, seguindo muito os padrões sociais e esquecendo-se de que estamos vivendo uma fase da literatura e da cultura em geral dominada por mulheres poderosas e dignas de destaque.
Como se trata de um livro escrito por não uma, mas duas mulheres, este fato me preocupou um pouco, mas não necessariamente atrapalhou minha apreciação da história.

Se indico? Com certeza. Afinal, o livro se mostrou um ótimo valorizador das paisagens e cultura brasileira, sem tentar se americanizar demais como muitos livros brasileiros vêm fazendo. É um ótimo exemplar de como o preconceito com a literatura brasileira é infundado, e ainda me fez repensar um preconceito que tinha há muito tempo contra os tão falados lobisomens.


Livro cedido pela nossa parceira Farol Literário



Vem aí OLHOS DE LOBO o segundo livro da série.
Participem do SORTEIO SANGUE DE LOBO e
concorram ao primeiro livro.



Ana Carolina  Tenho 14 anos, e se possível, com uma mentalidade de ainda mais jovem. Sou do tipo que ama viajar, mas ao mesmo tempo ficar em casa. Filmes, livros, seriados e jogos são apenas alguns dos meus maiores passatempos, junto com escrever meu primeiro livro, e compartilhar minhas ideias com o mundo!  
                              Blog * Facebook * Twitter  * YouTube* Skoob 

14 comentários

  1. Já tinha visto esse livro, no entanto não conhecia a trama abordada na estória, só imaginava que era sobre lobisomem, e num primeiro momento julguei o livro por isso, como você mesma citou um certo preconceito, mas após ler sua resenha não vou negar que fiquei muito curiosa pelo fato de ter elogiado tanto a leitura, e falado que pra você foi surpreendente, me interessei, e me despertou interessei, por isso já vou incluir na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que a minha resenha te ajudou a tomar essa decisão! Espero que goste tanto quanto eu. :)

      Excluir
  2. Oi Ana, oi Irene!!!
    Ana, adorei sua resenha, gostei de conhecer sua opinião sobre a diversidade (e o empoderamento) das protagonistas femininas na literatura atual. Durante a leitura de Sangue de Lobo, eu não gostei das personagens Ana Cristina e Cristiana, achei a atuação das duas fraca dentro de um enredo tão grandioso, mas em compensação o Daniel, o Hector, o suspense da história e aquelas bonecas de porcelana foram tão incríveis que compensaram - e muito - a leitura.
    Beijos... Elis Culceag.​ * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou da resenha. Me deixa muito feliz saber que se interessa pela representação feminina na literatura. Realmente as duas não fizeram grande diferença no enredo, mas a história é ótima, pra compensar!

      Excluir
  3. Oi meninas, bom não conheço o trabalho da Editora: Farol Literário e nem das autoras, as quando li essa resenha me apaixonei e estou louca para ler, fora a arte da capa que chamou bastante a atenção. Parabéns pela resenha maravilhosa e a forma como colocam suas opiniões,amei muito e já virei fã do Saleta: sim ou claro? clarooo kkkk :3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que ótimo que gostou da resenha! :)
      É ótimo te ter por aqui, e saber que se interessou pelo livro. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro. Quando vi a capa pela primeira vez, deu-me a impressão que seria uma história em que o personagem principal estaria ligado a um lobo especial através do sangue de ambos. Nem sei porque deu-me essa impressão. Agora vejo que são garotas que encontram um livro e que a história se funde em duas épocas diferentes. Gostaria muito de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito interessante e que vale a pena ser lido se for o tipo de história que te interessa. Espero que a resenha tenha te ajudado a entender melhor do que se trata, e que goste da leitura.

      Excluir
  5. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale realmente à pena, se a história te interessou. Espero que goste :)

      Excluir
  6. Adorei a resenha! Sou fã de filmes e livros de terror, então criaturas como lobisomens estão entre as coisas que me interessam. O fato de você não ter costume em ler esse tipo de livro e mesmo assim ter gostado, me deixou com ainda mais vontade de conseguir um exemplar. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se interessa por lobisomens, provavelmente vai gostar da história desse livro! :)

      Excluir
  7. Oiiie gostei da resenha e fiquei com vontade de ler o livro. Confesso que ha tempos quero ler um livro de lobisomem mas sempre tenho medo do que esperar, amo séries com lobisomens mas sempre fiquei meio critica se conseguiriam transpor tão bem em livros, mas acho que não vou me arrepender dessa leitura. E tbm gostei de como vc falou que ele refere bem a nossa cultura, pq não gosto nada quando as autoras brasileiras "americanizam" seus livros. Afinal esse é um dos pontos mais gostosos de se ler um livro nacional, sentir que ele faz parte de nós, que dividimos tudo o que acontece nele, afinal, parece que tudo acontece ao nosso redor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é definitivamente um dos pontos mais importantes desse livro: o amor pela cultura brasileira que as autoras promovem. O livro pode ser bem agradável pra quem se interessa por lobisomens mesmo, vale a pena!

      Excluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...