Resenha Confissões de uma Garota Excluída, Mal-Amada, e (um pouco) Dramática - Thalita Rebouças



Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415797
Ano: 2016
Páginas: 272

Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.






Recentemente eu, e algumas outras blogueiras, recebemos esse kit maravilhoso que veio acompanhado do livro a ser resenhado aqui: "Confissões de uma Garota Excluída, Mal-Amada, e (um pouco) Dramática", da Thalita Rebouças, publicado pela editora Arqueiro.

Resolvi ler o livro porque seu título passa a impressão de uma coisa bem leve e rapidinha de ler, e era exatamente disso que eu estava precisando: Um tipo de leitura que eu não costumo muito fazer, e que poderia aliviar um pouco a minha mente, ainda mais em época de fim de semestre, com todas as provas e tudo o mais. E nesse quesito, o livro me agradou bastante. No entanto, houveram diversas coisas, da narrativa à história em si, que me incomodaram um pouco, e sobre isso eu pretendo falar aqui nessa resenha.

De início, eu já me assustei um pouco com o tipo de narrativa escolhido pela autora para contar essa história. Houve uma "superadolescentização" da personagem, e do seu modo de pensar e agir. Como uma garota de 15 anos (a mesma idade da personagem principal), eu senti que faltou um pouco de maturidade na retratação dada a ela. 

No entanto, mesmo que alguns elementos da narrativa (Como as letras dobradas "lindaa", ou as observações constrangedoras que a protagonista fazia no decorrer da história) tenham me incomodado bastante, eu entendi o que Rebouças pretendia ao optar por escrever como se a personagem estivesse contando uma história dentro de sua cabeça, e não nas páginas de um livro: Ela estava mostrando a considerável evolução que estava havendo dentro e fora de Teanira (Mais conhecida como Tetê), a nossa protagonista. 

A autora mostrou-se habilidosa ao tratar do bullying de maneira natural, e não como muitas vezes vemos por aí, livros que mais parecem campanhas contra o bullying do que histórias que tratam do assunto. E esse foi mais um pontinho positivo para a história. 

Outra coisa que me agradou nesse livro, foi que a personagem não se sentia bem consigo mesma, com sua aparência, mas isso, novamente, não foi forçado. Em muitos livros, filmes, ou séries, vemos personagens principais que são lindas: Magras, cabelos lisos castanhos, olhos castanhos, mas que se acham horríveis porque são "Tão normais", e aquilo, a pesar de realmente acontecer de meninas lindas terem uma baixa autoestima, mais parece uma forma que o (a) escritor (a) encontra de passar a imagem de uma menina tímida, sensível, e humilde, sem para isso ter de estragar a sua perfeição. 

E foi exatamente a falta de perfeição de Teanira umas das coisas que mais me agradou nessa história. Ela não se sentia bem consigo mesma porque ela não se cuidava, e aquilo refletia-se na sua aparência, no entanto, com a ajuda de um de seus novos amigos, ela acaba realmente se cuidando, fazendo algo para se sentir melhor, ao invés de se manter naquele clichê irritante que muitas vezes vemos da menina que se acha muito feia para o menino dos seus sonhos, mas ele de alguma forma ainda a dá atenção, e então ele a faz se sentir bonita.

Tais histórias passam uma imagem tão frágil e dependente das protagonistas que me irrita, a mudança, o "se ver bonita" depende de você, e não do menino que se atraiu por você "a pesar de tudo". 

Então, minha observação final: A pesar da história, da narrativa com as quais eu não me identifiquei tanto, e de algumas soluções para os problemas do enredo terem parecido forçadamente simples, essa leitura não foi de todo ruim.

Na verdade, ela acabou seguindo minhas expectativas, e sua simplicidade acabou contribuindo para que eu voasse na leitura. Eu terminei o livro em apenas dois dias.

Foi uma história adolescentizinha, simples, e bem rápida de ser lida. Se é isso o que está procurando, indico que dê uma chance para a história. Mas não espere grandes mistérios, ou problemáticas de tirar o fôlego. Tendo isso em mente, e tentando não considerar as minhas preferencias literárias, e sim a qualidade que vi no livro em si, eu dou à "Confissões de uma Garota Excluída, Mal-Amada, e (um pouco) Dramática", 3,75 estrelas de 5.


#EuLeioArqueiro 


 


3 comentários

  1. Oi Ana!!

    Morro de vontade de ler a Thalita porque é tão simpática que envolve a gente! Já esperava mesmo que fosse uma leitura rápida, tanto que vou tentar ler nas férias!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Eu tenho certeza que vou me identificar com a Tetê na época que eu era adolescente haahhahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  3. Também achei lindíssimo esse quite da Arqueiro. E gostei do texto da Thalita, ela conseguiu uma abordagem não pedagogizante do Bullying e isso não é fácil. Apesar da adolescentice da Tetê adorei o livro e ela também conseguiu suprir minhas expectativas com seu texto simples que também li muito rápido. Ah, gostei de ver a visão de uma leitora com a mesma idade da Tetê, eu já tenho o dobro hahaha

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...