Resenha "Olhos de Lobo" - Sangue de Lobo#2 de Rosana Rios


Edição: 1
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788582770986
Ano: 2016
Páginas: 440


Em Olhos de Lobo, a agente da polícia federal Natália está de volta em uma nova investigação. Agora, no Rio Grande do Sul, ela se defronta com uma série de crimes inexplicáveis. Fotografias macabras de pessoas em cemitérios aparecem a toda hora diante da policial, incriminando um assassino serial que usa técnicas de tortura nazistas. Enquanto tenta evitar novas mortes, Natália busca a ajuda de seu parceiro, Daniel Lucas (alter ego de Hector Wolfstein). No entanto, o que ela não desconfia é de que ele é quem precisa de ajuda. Daniel voltou a ser assombrado por lembranças de um passado regido pela lua cheia e de confrontos com um inimigo implacável.Conforme as fases da lua se sucedem, mais mortes acontecem e a agente terá sua atenção levada a fatos ocorridos antes e depois da Segunda Guerra Mundial, a pesquisas incomuns sobre o sangue humano, feitas na Hungria, e a criaturas que apresentam estranho brilho na íris – o que lhes dá uma aparência animal, lupina. Na busca por respostas, todos os personagens terão de revisitar antigos contos, recolhidos por dois famosos irmãos no século XIX. Afinal, parece que aqueles contos folclóricos não são apenas o fruto da imaginação popular.






Olhos de Lobo, livro brasileiro escrito por Rosana Rios e publicado pela Farol Literário, é uma sequencia para o já resenhado aqui no Saleta por mim "Sangue de Lobo".


Por ser uma sequência, esta presente resenha obviamente terá spoilers, portanto, se se interessar por esta história, trate de ler o livro 1 primeiro. 

Este livro tem início alguns anos depois do final do primeiro. Agora, Ana Cristina e Hector, já casados, vivem juntos em uma relação em constante crise, em especial devido à decisão da mulher de engravidar, contra a vontade do marido.
Hector teme que o fator L - ainda presente em seu sangue, mesmo depois da cura das transformações anos antes - possa ser passado para a criança. E isso causou certo conflito entre os dois.

Se nos afastarmos um pouco deste drama familiar, a história em si envolve mais uma misteriosa sequência de assassinatos, como no primeiro livro. E assim como na primeira obra, esta revesa entre relatar o presente (Onde acompanhamos o drama do casal, e as investigações dos assassinatos em série), e alguns momentos do passado (Onde acompanhamos diversas histórias envolvendo lobisomens, que se interligarão no futuro). Eu senti, no entanto, que o foco, em muitos momentos, voltou-se apenas para as histórias que se passavam no passado, o que, neste livro, foi um considerável ponto positivo.

Ao falar sobre este livro, sinto que estou praticamente repetindo o que disse na primeira resenha: Uma premissa ótima, com uma narrativa envolvente e detalhada, e uma notável pesquisa por parte da autora, o que adiciona grandemente à credibilidade do que está sendo dito no decorrer da trama. Tudo isso junto, teoricamente deveria criar o livro perfeito, no entanto, não foi isso o que aconteceu com Olhos de Lobo.

A história, mesmo bem narrada, não foi bem desenvolvida, e os "grandes mistérios" não foram assim tão difíceis de serem solucionados. A narrativa, repleta de clichês e com personagens mal desenvolvidos e que simplesmente não atraíram minha simpatia.

Resumidamente: Rosana Rios tem uma ótima história em mãos, e uma habilidade de escrita e de pesquisa muito grande, e no entanto não sabe aplicá-las em um livro de forma correta.

 A utilização do elemento do conhecido conto da menina da capa vermelha, sua vó, e o Lobo Mal, foi extremamente inteligente, e aplicado no livro de maneira obscura e criativa. O conto dos irmãos Grimm, e os próprios irmãos, foram envolvidos na história de maneira habilidosa, e que adicionou algo a mais na já interessante premissa.

A falta de personagens femininas fortes, porém, foi novamente um ponto que me fez me sentir incomodada durante a leitura. Mesmo que um foco um pouco maior tenha sido dado às mulheres da história, elas continuam recebendo um posto inferior ao dos personagens masculinos, que possuem as personalidades mais fortes, as falas mais importantes, e - na maior parte do tempo - um ponto privilegiado sob os holofotes.

Foi visível na história o esforço da autora em criar personagens femininas com certa voz, e no entanto falhando. Mesmo que pudéssemos contar com Natália, a investigadora dos casos no presente, para ter uma certa voz e uma real importância na história; a personagem, que teoricamente seria a "mulher independente" do livro, quando colocada ao lado de personagens masculinos importantes na obra, momentaneamente adquiria uma personalidade apagada e sem sal. E aí vemos, além de um exemplo da falta de representatividade, um grande exemplo do mal desenvolvimento dos personagens, que mudam de personalidade repentinamente, de acordo com as necessidades daquela cena que estão vivendo no momento.

E, no entanto, mesmo com todas essas críticas que tenho a fazer quanto ao livro, eu não consigo me sentir mal sobre tê-lo lido. Sinto-me, na verdade, triste que uma criatividade tão grande, e uma narrativa tão habilidosa, tenham sido tão prejudicadas por uma simples fraqueza na hora de desenvolver personagens envolventes. Por isso, não consigo reduzir demais a minha classificação, que fica entre 3,5 e 4 estrelas.

A edição, feita pela Farol Literário, foi algo digno de ser comentado aqui. A identidade da edição do primeiro livro foi mantida, e no entanto, a capa de Olhos de Lobo, parece ter sido mais bem pensada. Com sua simplicidade, ela consegue passar o mistério e a identidade obscura da história com maestria. 


Livro cedido em parceria pela Farol Literário.



21 comentários

  1. Oi. Eu amei o primeiro livro Sangue de Lobo e só recentemente descobri que havia essa continuação. É muito triste o fato da autora não saber desenvolver personagens femininas. Eu achei que Natália teria um grande papel neste livro mas acho que me enganei. Mesmo assim vou tentar ler e ver o que acho!
    Beijo,Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade que o desenvolvimento da Natália não foi assim tão bom quanto eu esperava, mas ainda assim o livro é muito bom e vale a pena dar uma chance! :)

      Excluir
  2. Oi, Ana!
    Eu pulei a resenha porque ainda pretendo ler o primeiro livro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não tem problema, lê mesmo e depois me conta o que achou.

      Excluir
  3. Eu ainda não li o primeiro livro mas li resenhas e comentários sobre ele e me despertou a atenção. Quanto ao livro acima, eu li apenas a sua resenha e já estou muiiito curiosa. Quero ler os dois livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros bem interessantes. Acho que vale a pena você ler mesmo. :)

      Excluir
  4. A tempos que eu tento comprar os livros dessa serie mas sempre aparece um ou outro ai eu acabo colocando na frente. Amei historia, a capa nem se fala. Pulei a resenha pra não pegar spoilers do primeiro livro 'sangue de lobo'hahah ainda quero lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah É bom ter pulado mesmo pra ter boas experiencias com a leitura. Vai valer a pena!

      Excluir
  5. Parece ser tão bom quanto o primeiro, sério, estou empolgada para ler. Amei a resenha, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana! Tudo bem?
    Confesso que li a sua resenha por alto, pois tenho planos de ler o primeiro livro ainda este ano e fiquei com receio de pegar spoilers.
    Mesmo com as suas críticas pouco positivas, acredito que irei me surpreender com a narrativa. Adoro um bom suspense e esta edição está realmente deslumbrante.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Muita gente falando sobre esse livro e...não sei pq, ele não me chama atenção. A capa é linda...mas o enredo, em si, não me instiga a lê-lo.
    Não sei se é preconceito literário, ou a história simplesmente não me parece tão interessante.
    E sua resenha ficou ótima. 😙

    ResponderExcluir
  8. Ana, eu estou muito empolgada para ler a continuação de Sangue de Lobo. Li o primeiro livro e me surpreendi com os personagens e todo o suspense que os envolvem. Mesmo que seja óbvio para o leitor o quanto a autora se esforçou para criar as personagens femininas na trama, espero que mais uma vez a leitura me envolva.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ana!
    Achei o livro marivilhoso!
    Dramas familiares, um certo mistério e além de tudo o licantropismo que é um tema que adoro.
    O sobrenatural permeando todo enredo e a curiosidade em ver tudo resolvido.
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que histórias de terror não me chamam a atenção ,mas não é com certeza só terror ,é um terror das marcas que a vida nos impóe.

    ResponderExcluir
  11. Realmente a história acaba não sendo tão boa quanto os personagens são bem construídos, a trama parece que perde um pouco o sentindo. No entanto já tinha lido outras resenhas desse livro e sempre as pessoas elogiavam bastante a premissa da obra, principalmente a escrita da autora, e após ler sua resenha fiquei com um pouco de receio em relação a esse ponto, porque talvez acabe não me envolvendo com a leitura por esse fator.

    ResponderExcluir
  12. Achei a resenha fantástica e me interessei muito pelo livro. Todo esse mistério para solucionar crimes, um pouco de fantasia misturado com terror, me chamou muito a atenção! Vai ficar na minha lista para uma leitura bem próxima.

    ResponderExcluir
  13. Quando você gosta da autora fica difícil falar mal, mas não tem como falar mal quando a autora, o livro e tudo o mais é bom!
    Olhos de lobo é uma brilhante continuação de Sangue de Lobo. Novos personagens, boas tramas, elementos reais se misturando a ficção de forma a perdermos a certeza do que é real e do que é fantasia!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho o primeiro livro Sangue de Lobo, porém não li ele ainda, justamente por querer lê-lo em sequência com este!! A estória é muito interessante, bem elaborada, apesar de os personagens ficarem a um pouco a desejar, a autora conseguiu me conquistar!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  15. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  16. Pulando a resenha, pq ainda não li o primeiro, mas a capa já é apaixonante!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!
Seu comentário é muito bem vindo!
Volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...